TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincando Com O Ludico

Artigo: Brincando Com O Ludico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A elaboração deste trabalho visa entender melhor a estrutura e funcionamento da educação no ensino fundamental de nove anos. A atuação do magistério e da sociedade civil na aprendizagem do aluno. A confecção de um mapa conceitual e as atribuições do MEC em todo território brasileiro. Neste sentido, mais especificamente o sistema organizacional do MEC, observando se há vantagens e desvantagens no Ensino fundamental de nove anos.

AS ATRIBUIÇOES DO MEC

De um lado a luta da sociedade por melhorias na educação brasileira, com mais qualidade e condições de aprendizagem, de outro lado o Mec que é o órgão responsável em comandar, organizar e descentralizar e centralizar toda a educação escolar brasileira seja do infantil ao superior.

O ministério da educação também incube em definir e executar políticas nacionais de inclusão como, por exemplo, a educação indígena e a educação do campo.

Diante de tantas atribuições o MEC se organiza-se dividindo em vários órgãos subordinados como o conselho nacional de educação o fundo nacional de desenvolvimento da educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anésio Junqueira INEP.

Com uma estrutura organizacional bem definida que deveria articular-se bem com os órgãos e entidades federais, oferecendo apoio técnico ao Fundef junto a estados, DF e municípios o Ministério deixa a desejar, já que nem todas as suas políticas educacionais fora da escola, por exemplo, caiu em relação aos últimos anos, mais ainda é preocupante.

Professores a cada dia se mostra mais descontentes com as condições de trabalho atual. E necessário que para sermos o país modelo da copa do mundo com investimentos bilionários onde todos procuram patrocinadores do dinheiro. O façam o mesmo quando o assunto é educação pois a mesma e considerada a base de tudo, sendo um país onde a educação de qualidade o orgulho da nação.

A Secretaria de Educação Básica zela pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. São dois os principais documentos norteadores da educação básica: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 10.172/2001, regidos, naturalmente, pela Constituição da República Federativa do Brasil.

ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS.

Segundo o MEC, a intenção é ampliar o período de escolaridade obrigatória, que assegura o acesso da criança de seis anos de idade ao ensino fundamental para possibilitar, a essas crianças, um tempo maior de convívio escolar, ampliando e qualificando suas oportunidades de aprendizagem.

Quais as vantagens da transformação do Ensino Fundamental em nove anos para o aluno, pais e para a sociedade em geral?

Aos seis anos, a criança ainda aprende por meio de brincadeiras, de forma lúdica, e não deve entrar para o sistema do ensino fundamental sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com