TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentacao Pre-escolar

Artigos Científicos: Alimentacao Pre-escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  2.223 Palavras (9 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 9

Índice

INTRODUÇÃO 2

Estado nutricional 3

Conceito de estado nutricional segundo a dimensão social 3

Avaliação nutricional 4

Avaliação nutricional e outros parâmetros 4

Classificação do estado nutricional segundo Gómez 5

Como realizar a avaliação nutricional 5

Os diferentes métodos de avaliação do estado nutricional 7

Exames antropométricos 8

Meios de avaliação antropométrica e suas técnicas 8

Importância da avaliação nutricional 10

Conclusão 11

Referencias Bibliográficas 12

INTRODUÇÃO

Desde a séculos que na mente do Homem se associa a alimentação com a saúde. Em certas ceitas religiosas e em algumas literaturas, encontram-se, por vezes, proibições alimentares: alimentos impuros ou nocivos que poderiam causar determinadas doenças eram condenados em nome da religião ou da ciência. Poucas são, no entanto as recomendações positivas, isto é, prescrições alimentares que tenham a finalidade de promover uma melhoria do estado de saúde.

Há que reconhecer que alguns hábitos alimentares embora baseados no empirismo eram notáveis pelos resultados obtidos.

Desde o período gestacional, o estado nutricional de uma criança tem um papel relevante para permitir um crescimento progressivo e desenvolvimento das suas aptidões psicomotoras e sociais (SANTOS, 2008).

Neste âmbito, o presente trabalho irá fazer alusão sobre a Avaliação do Estado Nutricional na Idade Pré-Escolar e suas Transições, em conformidade com o plano temático desta disciplina. Sendo que é a primeira infância, dos 0 a 5 anos de vida, a idade caracterizada pela vulnerabilidade do estado de saúde, que a alimentação desempenha um papel decisivo, em especial na formação de bons hábitos alimentares, neste contexto, a avaliação do estado nutricional tem-se tornado um aspecto importante, no estabelecimento de situações de risco, no diagnóstico nutricional, no planeamento das áreas de promoção de saúde e na prevenção de doenças. A identificação do risco nutricional e a garantia da monitoração contínua do crescimento fazem da avaliação nutricional um instrumento essencial para que os profissionais da área conheçam as condições de saúde dos pacientes pediátricos.

Estado nutricional

O estado nutricional é conceituado como condição de saúde de um individuo, influenciado pelo consumo e utilização de nutrientes, identificada pela correlação de informações obtidas de estudos físicos, bioquímicos, clínicos e dietéticos (Christakis,1973).

Segundo McLaren ( 1976), estado nutricional é o estado resultante do equilíbrio entre o suprimento de nutrientes de um lado e do gasto do organismo do outro.

Conceito de estado nutricional segundo a dimensão social

O estado nutricional é a parte integrante da totalidade do processo social de produção, sendo por tanto efeito muito nítido e até típico do posicionamento do individuo e de seu agrupamento, na estrutura social (Baldijão,1979).

O estado nutricional é o produto, ou manifestação biológica do conjunto de processos que se operam sobre o corpo social, é a síntese orgânica das relações entre homem-natureza -alimento que se estabelecem no interior de uma determinada sociedade.

Em uma estrutura social como a nossa de capitalismo periférico ou dependente, o estado nutricional apresenta-se de formas diferenciadas entre as diferentes classes sociais que compõem.

Nesta perspectiva o estado nutricional deve ser buscada a partir da identificação e analise de suas determinações gerais ou estruturais que correspondem aos processos específicos de organização da produção e consumo de cada grupo socioeconómico ou classe social, e de suas determinações individuais que corresponde aos processos de organização da produção e consumo familiar e individual (Granda e Breilh, 1989).

O estado nutricional teoricamente pode ser expresso dentro de três modalidades de manifestações orgânicas

1. Normalidade nutricional manifestações produzidas pelo equilíbrio entre o consumo e a necessidade nutricional.

2. Carência nutricional manifestações produzidas pela insuficiência qualitativa e ou qualitativa de consumo de nutrientes em relação as necessidades nutricionais.

3. Distúrbios nutricionais que são manifestações produzidas pelo excesso ou desequilíbrio de consumo de nutrientes em relação as necessidades nutricionais, (Chritakis, 1973).

Avaliação nutricional

É a interpretação conjunta de todos parâmetros, obtenção de um diagnóstico nutricional preciso avaliação dos resultados da terapia nutricional.

A avaliação nutricional é parte fundamental do estudo integral e da atenção de boa qualidade dispensada ao paciente hospitalizado.

Avaliação nutricional e outros parâmetros

• Ingestão alimentar prévia e actual;

• Comportamento alimentar;

• Classe socioeconómica;

• Intolerâncias e alergias alimentares;

• Avaliação do crescimento e desenvolvimento;

• Medicações;

• Preferências e tabus alimentares.

Nota: A interpretação de todos os parâmetros nos permite obter um diagnóstico nutricional preciso.

Classificação do estado nutricional segundo Gómez 1956

Peso/idade Grau de desnutrição

91­ 100 Normal

76­ 90 Leve ou grau І

61­75 Moderado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com