TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do currículo da educação pré-escolar

Artigo: Características do currículo da educação pré-escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Artigo  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 Apresentação

Trabalhar com um currículo focado na alfabetização e no letramento não é um processo fácil, mas quando se tem um grande objetivo vale a pena.

É preciso ultrapassar o trabalho centrado apenas em conteúdos específicos, ampliando e incorporando formas lúdicas e prazerosas de ensinar.

Assim, a criança estará se apropriando de formas de pensar, de conhecer e de agir sobre o mundo.

2– Desenvolvimento

Desenvolver um trabalho com crianças em idade pré-escolar vem se tornando um grande avanço no Brasil.

Hoje crianças de 0 a 6 anos, desde que entram nos centros de educação infantil têm tido garantido um desenvolvimento pleno e integral.

Os espaços de Educação Infantil vêm garantindo ás crianças tanto as suas necessidades básicas físicas e emocionais quanto as de participação social, de trocas e interações, de constituição de identidades e subjetividades, de ampliação progressiva de experiências e conhecimentos sobre mundo, sobre si mesmas e sobre as pessoas.

O currículo de Educação Infantil deverá integrar a brincadeira, a música, a dança, as artes plásticas e a literatura, entre outras produções culturais, para que essas crianças passem a ser vistas como sujeitos de cultura.

No Centro de Educação Infantil do Colégio Losango de Piumhi ( Anglinho), vimos que desde pequenas as crianças têm a oportunidade de desenvolverem-se de acordo com os parâmetros exigidos hoje no Referencial Curricular de Educação Infantil.

As crianças têm um contato constante com um ambiente alfabetizador, vivenciando e desenvolvendo de acordo com a sua faixa etária.

Nas turmas pesquisadas, uma de Maternal III ( 3 anos), Nível I ( 4 anos) e Nível II ( 5 anos), o processo de aprendizagem é bastante focado na ludicidade.

A linguagem oral e escrita é trabalhada na forma de roda de conversa, aula de música, através de parlendas, trava-linguas, jogos para a escrita do nome, com a utilização de rótulos em receitas culinárias.

São proporcionados também momentos em que as crianças são estimuladas a transmitirem recados para outros professores e funcionários, desenvolvendo assim sua linguagem oral e a socialização com toda a comunidade escolar.

A interdiciplinaridade é constante e todos os temas abordados na pesquisa são trabalhados de forma conjunta.

A rotina diária é uma grande aliada, pois através dela as crianças já começam a desenvolver a alfabetização. Nas turmas menores, a rotina é feita através de desenhos em um canto do quadro e no início e durante a aula as crianças são constantemente estimuladas a fazer a leitura do que será feito em sala naquele dia.

A ludicidade está presente em todos os momentos. Na alfabetização são usados bingos de letras, de nomes, memória do alfabeto. Já os maiores de 4 a 5 anos, utilizam bingos de palavras que são constantes na apostila, brincam de trilha, jogos da memória, forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com