TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual De Aprendizagem (AVA) Disciplina: Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Trabalho Escolar: Ambiente Virtual De Aprendizagem (AVA) Disciplina: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade de Autodesenvolvimento

Agenda 21 Pessoal

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Introdução

A Agenda 21 é um instrumento utilizado para o planejamento de políticas socioambientais que envolve não só o governo, mas também o individuo. Tem como desafio um planejamento compartilhado na produção de propostas, visando o futuro entre os diferentes atores envolvidos, sendo de um processo contínuo e sustentável.

Cada individuo tem papel fundamental nesse planejamento, podendo também elaborar sua Agenda 21 Pessoal, colocando objetivos como: vontade de transformar, utilizar de melhor maneira o que consumimos, reciclar, diminuir resíduos e poluentes, participar de ONGs, reduzir o desmatamento, plantar arvores, manter-se informado e compartilhar de seus conhecimentos com a família e com o próximo.

Não ficando somente no papel, como um planejamento e objetivos, a Agenda 21 Pessoal precisa ser colocada em prática contínua. Cada ação socioambiental individual, por mais simples que possa parecer, tem como reflexo a esperança de um mundo que já tivemos e um melhor futuro para aqueles que ainda estão por vir.

Desenvolvimento

O crescimento da humanidade

A humanidade é movida através de sua vontade de mudar, vontade de criar, vontade de evoluir, porém essa mudança não tem sido feita sob um planejamento socioambiental.

A população do Planeta Terra atingiu cerca de 7,2 bilhões de pessoas, informa a Organização das Nações Unidas (ONU) no estudo “Perspectivas de População Mundial” divulgado em 13 de Junho de 2013. De acordo com as projeções de crescimento divulgadas pela entidade, a população mundial deve chegar a 8,1 bilhões de pessoas em 2025 e 9,6 bilhões em 2050.

Houve uma queda nas taxas de fertilidade, porém não o suficiente para diminuir o crescimento da população nas próximas décadas. É nesse numero de pessoas e nesse crescimento que temos que pensar quando buscamos e realizamos as mudanças que afetam ao meio ambiente.

A socioambientação, palavra grande e de significado maior ainda, quer dizer um equilíbrio entre o que precisamos da natureza e o que podemos oferecer em troca, porém estamos cumprindo com apenas a primeira etapa, retirando tudo e mais um pouco do que a natureza pode nos oferecer e estamos deixando de concluir esse equilíbrio.

Porém, chegou a um ponto que é notável essa transformação, sendo nós mesmos e a nossa geração os mais prejudicados. Antigamente nossos ancestrais tinham a nítida consciência e informação em relação às mudanças climáticas, o ar era mais puro, as doenças causadas pela falta de saneamento eram menores, pessoas não sofriam com enchentes causadas por ruas e bueiros entupidos por lixos, em meses de calor fazia calor e em meses de frio fazia frio, tudo no seu devido tempo. Pessoas que hoje sofrem com a falta d’água não sofriam com um longo período sem água, com a seca. Lugares onde jamais haviam visto um furacão, um tsunami, hoje é motivo de mortes e desabrigo pelo mundo todo.

Agenda 21 Pessoal

Vontade de transformar, sim, o ser humano é movido à essa vontade, porém essa transformação tem que ser realizada de forma consciente.

A Agenda 21 é um instrumento utilizado para planejar os objetivos para as melhorias socioambientais, podendo ser feita pelo governo, empresa, família ou individual. Se cada ser humano fizer sua Agenda 21 Pessoal e colocá-la em prática contínua, por mais que seja um simples gesto, será o motivo da grande mudança ambiental. Para isso, vários objetivos podem ser adotados para a realização pessoal:

Vontade de transformar: Sim, o início para a mudança é a vontade que cada um tem de mudar, de criar, de melhorar. Mudando os costumes e objetivos, mudamos a resposta, mudamos a reação, mudamos o impacto que o mundo tem sobre nossa transformação. Temos que querer!

Utilizar de melhor maneira aquilo que consumimos: Muitas vezes, principalmente quando não passamos por dificuldades, não pensamos em como utilizar aquilo que consumimos, como a água e a energia. Tomar um banho rápido, não deixar a torneira aberta enquanto escovamos o dente, utilizar a água que lavamos a roupa para lavar o quintal e comprar eletrodomésticos que economizam energia. Esses são alguns objetivos que com certeza ajudam ao meio ambiente e a nós mesmo, inclusive

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com