TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual De Aprendizagem (AVA) Disciplina: Responsabilidade Social E Meio Ambiente Aula-tema 03: O Caminho Da Sustentabilidade

Ensaios: Ambiente Virtual De Aprendizagem (AVA) Disciplina: Responsabilidade Social E Meio Ambiente Aula-tema 03: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  1.333 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

NOME

Atividade de Auto desenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula - tema 03: O caminho da sustentabilidade

Atividade de Auto desenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Auto desenvolvimento, sob orientação do professor - tutor ...

Anhanguera Educacional

ANO 2013

Análise do que o autor defende

No texto o autor disserta sobre a sustentabilidade - questão decorrente da intervenção e interação do ser humano com o meio ambiente - terminologia esta que desde sua concepção vem se tornando cada vez mais multifacetada por matizes conceituais e ideológicos.

Elimar Pinheiro, expressa de forma sucinta à ideia de contexto e origem como resultado dos embates; reuniões, como a de Estocolmo (1972), entre os países desenvolvidos e não desenvolvidos (denominados Terceiro Mundo à terminologia da época). Exemplifica a polissemia do desenvolvimento sustentável como uma ambiguidade da ordem de justiça e democracia. Analisa as três dimensões atuais (ambiental, econômica e social), questionando suas limitações e pressupõe a inclusão das dimensões, política e cultural dada às possíveis limitações ao tripé que serve atualmente de alicerce ao desenvolvimento sustentável. Alerta ainda para as razões do tema estes que são de importante relevância, pois se o modelo de produção e consumo continuar persistindo e crescendo de forma exponencial como o de hoje degradará não só a natureza, mas também as condições da vida humana.

Evidencia duas resposta e uma não resposta à crise ambiental, tendo como primeira a tecnologia dada à capacidade humana de desenvolver inovações, inventividades que superem os limites dos recursos naturais, a segunda é o Decrescimento um movimento intelectual, social e político, crítico ferrenho do desenvolvimento sustentável, inspirado na segunda lei da termodinâmica entropia (transformação de matéria e energia disponíveis em não disponíveis como, por exemplo, o petróleo), ou seja, a humanidade deve mudar o rumo do seu desenvolvimento caso não queira perecer. A terceira é na verdade uma não resposta, pois as tentativas anteriores podem não darem certo, ocorrendo assim possíveis efeitos catastróficos à vida humana.

Ao concluir, resume as possíveis dificuldades e a esperança das mudanças adotadas em nossa trajetória à sustentabilidade.

Estrutura sugerida para o trabalho

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com