TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme bicho de sete cabeças

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]


[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]


                           

  O filme tem duas partes importantes, que são o comportamento de Neto e a realidade desumana do sistema manicomial brasileiro. Neto é um adolescente, que vive despreocupado com a vida, e tem problemas de relacionamento com a família, principalmente com o seu pai, tem um grupo de amigos com o qual sai frequentemente, e nesses encontros ele faz o uso da maconha e tem outros comportamentos considerados ‘‘rebeldes’’. É possível perceber que ele sofria uma cobrança muito grande do pai, não tinha dialogo, e tinha um ideal estabelecido, como quando o pai diz ‘’quero ver onde você vai chegar’’, fazendo assim ele sentir raiva e angustia ao ficar em casa, e sempre sair com os amigos. O sair com o pai era um comportamento que era punido no grupo de amigos, assim o fazendo ter atitudes mais grosseiras em casa.

   Após sair com os amigos para pichar muros, ele é pego pela policia, fazendo com que seus pais se preocupem com ele e ocasionando no descobrimento que ele fuma maconha, o pai não tenta ter nenhuma conversa com o filho, como entender o que o fez usar, com que frequência, se era apenas isso e etc. Com medo de perder o controle do filho, a solução encontrada pelo pai foi à internação dentro do regime manicomial, para o tratamento de sua ‘’dependência química’’. Importante ressaltar que esta decisão aconteceu sem ter dialogo com Neto. La dentro, ele sente a realidade absurda que as pessoas são submetidas, e sofre traumas e abusos, como choques, e uso excessivo de medicamentos, e lá dentro ele foi privado de seu isolamento (o que é comum na adolescência).

    Assustados com o estado de Neto, seus pais o tiram do hospital, mas a relação na família continua a mesma. Ele se envolve em uma briga e é levado a outra instituição psiquiátrica. É interessante ver como é feito o encaminhamento pelos policias, que ligam para o pai e dizem: ‘’ Ele é meio louco, agressivo, a gente ficou sabendo que ele é meio retardado, já encaminhamos para internação’’. A partir dai, ele começa a ter comportamento de liderar o grupo, não tomar medicação e ate uma tentativa de suicídio. Fazendo com que o pai o retire de lá, no final é possível ver como ele ficou marcado por tamanha injustiça.

  No filme vimos que neto foi excluído do convívio da família, dos amigos e da escola, e com métodos desumanos como o uso de medicamentos fortíssimos, fazendo os pacientes ficarem em estado vegetativo, produzir alucinações, ficarem presos e agressões físicas. Neto não tem assistência nenhuma após o período de internação, ninguém se importa em colocá-lo de volta na sociedade, já que ele precisa se readaptar ajuda que é dada pelo CAPS, residências terapêuticas etc. Esse é um sofrimento que poderia ser poupado por muitas pessoas, que foram forcadas e sem necessidades para um manicômio, que não tem respeito e nem amor, e é dado um tratamento vergonhoso e cruel. As pessoas tem o direito de uma assistência especializada, de forma digna e humana. É preciso ter profissionais capacitados para seguir o caminho do cuidado com pessoas nessa situação, com transtornos mentais e ou uso de substancias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com