TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme Froid Além da Alma

Por:   •  29/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DO FILME FREUD ALÉM DA ALMA

Filme dirigido por John Huston, em 1962, trata da vida de Sigmund Freud no período compreendido entre sua graduação em Medicina na Universidade de Viena e a formulação da Teoria da Sexualidade Infantil.

Esta obra nos mostra os momentos difíceis vividos pelo psicanalista no início de sua carreira, onde ele precisa provar para outros médicos e até para ele mesmo o valor/importância de suas ideias e teorias, tendo como ponto inicial o ano de 1885.

O início deste filme nos mostra Freud travando uma batalha contra sua resistência em tratar uma paciente com histeria, pois não só ele como também outros médicos acreditavam que essa doença era uma mentira do paciente e que só se manifestava como uma forma de se fugir das responsabilidades. Freud muda de ideia e passar a tratar da paciente contrariando outros médicos, ao estudar em Paris com Charcot e aprender com ele que a histeria não era uma mentira, mas sim uma doença de origem psíquica.

Nesses estudos, Freud passa a defender que o nosso inconsciente é capaz de controlar a mente humana e que por esse motivo a hipnose ajudaria na cura de traumas e outras doenças / alterações mentais.

Em Freud além da alma, vemos como o Método Catártico, que consiste em induzir um paciente à hipnose para tratamento de eventos traumáticos do paciente. Porém, com o decorrer de seu uso , Freud irá perceber que mesmo após esse tratamento os sintomas não desapareciam, mas não desiste do Método Catártico, e o uso numa tentativa de manter as lembranças após o transe.

Freud começou a trabalhar com histéricos a convite do Dr. Brauer e se mostrou surpreso e assustado com o que encontrou no caminho. E um dos casos a que se dedica, irá o ajudar a na criação e um de seus principais conceitos o Complexo de Édipo, que depois ele irá perceber-se “vítima” também, por isso tantos problemas em entrar no cemitério para visitar o túmulo de seu pai.

É também fruto desses tratamentos e de suas próprias experiências que Freud desenvolve sua Teoria dos Sonhos. As sessões analíticas baseadas na livre associação de ideias e pensamentos dos pacientes foi fundamental para a interpretação dos sonhos e serviu de ponto inicial para o desenvolvimento de um dos princípios centrais da psicanálise. A descoberta do inconsciente e da importância psíquica deste são os pontos fundamentais da psicanálise.

Durante seu trabalho de análise de pacientes junto com o Dr. Brauer percebem um equívoco nos estudos e trabalhos de Charcot, pois este acreditava que a mente humana poderia se dividir, mas isto não acontece, o que o tratamento deste médico fazia era retirar o trauma da consciência do paciente, deixando no inconsciente as lembranças.

Freud vai perceber e concluir em seus estudos sobre Neuroses – Teoria das Neuroses - que a causa de nossos traumas encontra-se ligada a questões relativas à sexualidade. E partir disto tanto Freud quanto Dr. Brauer vão dizer que a estes traumas é que causam a Histeria, criando a Teoria da Sexualidade.

Ao longo do filme vemos também uma mudança no modo de Freud tratar a antiga paciente do Dr. Brauer, ele passa a usar um método no qual as palavras saíam dos pacientes quase que inconscientemente, esse é o Método da Associação livre, onde se procura saber o momento em que os traumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com