TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DO FILME FREUD ALÉM DA ALMA

Por:   •  26/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

– RA:

IGOR APARECIDO DA SILVA– RA: D65DAF3

LARISSA FORTES MARIM – RA: N249HH4

MONIQUE ELLEN SERAFIMFRANCO – RA: D659FJ7

– RA:

ANÁLISE DO FILME FREUD ALÉM DA ALMA

SÃO PAULO

2019

– RA:

IGOR APARECIDO DA SILVA– RA: D65DAF3

LARISSA FORTES MARIM – RA: N249HH4

MONIQUE ELLEN SERAFIM FRANCO – RA: D659FJ7

– RA:

ANÁLISE DO FILME FREUD ALÉM DA ALMA

Trabalho apresentado à disciplina de Teoria Psicanalítica, orientado pela Professora Anna Silva.

SÃO PAULO

2019

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        QUESTÕES        5

3.        CONCLUSÃO        8

  1. INTRODUÇÃO
  1. QUESTÕES
  1. Selecionar (e explicar) uma cena do filme que retrata a “descoberta” da histeria (1,0) e discorrer sobre dois fatores que contribuíram para os estudos de Freud sobre esse tema (2,0 pontos);

R: A cena do filme em que retrata a descoberta da histeria é quando Freud vai até Paris para conhecer Charcot e as aulas em que ele ministrava referente aos pacientes que apresentavam sintomas histéricos, Charcot usava o método da hipnose e durante a hipnose os sintomas em que a histeria causava nos pacientes sumiam, o paciente não se lembra de nada (ex da paciente Jeanne que sofreu um acidente e não teve ferimentos, porém a sua doença é devido aos traumas psicológicos após o acidente, Jeanne tem as pernas dormentes mas em estado hipnótico ela volta a andar, o outro paciente era Sorvais um cortador de madeira que sofre de “paralisia agitans” (tremedeira) após se esconder em uma cabana de uma tempestade, o local em que estava foi atingido por um raio, entrou em um estado típico de vítima de traumas, o paciente dorme um sono profundo sendo hipnotizado por uma vela e através de alguns comandos ele parar de tremer). Charcot usava este método para provar que a histeria não era uma doença exclusivamente feminina, mas sim uma patologia de origem psíquica.

Um dos fatores que contribuíram para os estudos de Freud sobre esse tema foi a sexualidade

  1. Apontar a cena que em a transferência é identificada por Freud (0,5) e a partir disso definir transferência (1,0 ponto) e sua importância para a evolução do tratamento psicanalítico (1,5 pontos);

R: Identificamos a transferência através da cena em que a paciente que parecia estar curada volta a ter recaída e cria uma gravidez psicológica, Breuer chega dá a ordem com ela em transe e sai rápido, Freud não entende e Brauer diz que ela está apaixonada por ele e que não vai continuar o tratamento, pois isso poderá acabar com seu casamento. Nesta parte do filme podemos ver como acontece a transferência, que na teoria psicanalítica é a projeção de sentimentos, conteúdos, em relação a alguma pessoa, no caso o terapeuta, onde o paciente cria fantasias, neste caso específico, a jovem transfere para Brauer a relação que tinha com o pai.

Freud se assusta com um jovem que diz em hipnose que matara o pai porque amava a própria mãe. Neste caso Freud pede ao jovem para que não se lembre de nada que tinha relatado durante a hipnose por esse caso mexer com ele por ele próprio não saber lidar com isso por ter o mesmo trauma – “O Complexo de Édipo”. Se a psicoterapia, como afirmava Freud (1916-1917a, p.503), é em última instância o que fundamenta a possibilidade de se exercer a psicanálise, precisamos sondar em que bases se assenta "o método com que opera o tratamento psicanalítico e, em linhas gerais, o que este realiza". 

Após deter-se nos fatores determinantes do adoecer e na reorganização defensiva que entra em jogo depois de o paciente haver adoecido, Freud se interroga sobre a possibilidade de eles darem lugar a alguma influência terapêutica que possa encorajar o neurótico a superar o conflito entre os impulsos libidinais e, assim, recuperar sua saúde psíquica (entendida, aqui, como tornar-se livre da ação inconsciente dos impulsos reprimidos).

De acordo com os estudos psicanalíticos da transferência, Freud criou e sistematizou uma teoria da técnica analítica. Assim permitindo a compreensão e a articulação de fenômenos clínicos suscitados pelo tratamento.

  1. Discorra sobre a passagem do uso da hipnose para a associação livre citando cenas em que essas vivencias ocorrem (1,5 pontos) e a importância dos sonhos para a psicanálise (2,5 pontos).

R: A hipnose era um modelo utilizado na época dos anos de 1800 a 1900, na intervenção terapêutica para casos de histeria. Não conformado com seus conhecimentos em Viena o jovem Freud viajou para Paris onde ele ganhou uma bolsa para estudar com o renomado Jean Charcot, um dos maiores neurologistas da época. O hipnotismo praticado por Charcot eram em pacientes que sofriam de sintomas histéricos onde os mesmos eram colocados em estado hipnótico pelo médico e durante esse estado de sono hipnótico o médico ordenava que ao acordar o sintoma realmente desapareceria sem que os pacientes soubessem conscientemente o porquê. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com