TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme Freud além da alma

Por:   •  4/5/2018  •  Resenha  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

O  filme Freud alem da alma, retrata os obstáculos  que  Sigmund Freud enfrentou no inicio de sua carreira de médico e é mostrado junto de suas teorias, como ele criou a psicanálise.

No primeiro ato

 [viena- 1885] desrespeitando a norma do hospial no qual residia, Sigmund Freud interna uma mulher com sintomas de histeria, logo após a ineternaçao da histérica, o professor Meynert contraria a ideia de Freud dizendo que aquilo é apenas um teatro interpretado pela tal mulher.

Irritado com o ocorrido, Freud opta por recomeçar e decide, com o apoio de sua mae fazer uma viagem  atrás das ideias de Charcot.

No segundo ato

Freud ganhou uma bolsa para estudar com Charcot em Paris.  Ao ver Charcot fazer um teste com dois histéricos, onde através da hipnose ele faz com que os histéricos eliminem seus problemas causados por traumas e depois faz eles terem outros problemas de histeria, apenas dando ordens enquanto os mesmos estavam hipnotizados. Assim Freud chega a conclusão que a hipnose, tanto cura como cria sintomas de forma temporaria e que a histeria pode se dar tanto em homens quanto em mulheres.

Terceiro ato

Após seu casamento, Freud apresenta uma palestra, inspirada na teoria de Charcot sobre a hipnose,  na qual ele expoe a existencia do incosciente. Apenas o doutor Breuer apoiou Freud , ele relata o caso da jovem Cecily que foi curada completamente através do transe hipnótico. Freud e Breuer conversam com a jovem hipnotizada, que conta relatos ao tempo que teve o trauma, em que seu cãozinho bebia água em sua xícara que seu pai havia lhe dado. Depois de exteriorizar a sua irritação reprimida de nojo através de hipnose e de ter recuperado a lembrança da causa do trauma, ela volta ao normal bebendo água, e podia ter um cão ao seu lado, o qual também tinha trauma por achá-lo temível. Professor Meynert despede Freud do hospital pela prática da hipnose.

Quarto ato

 Breuer convida Freud para trabalhar ao seu lado, para assim treinar a hipinose com os histéricos. Freud se assusta com um jovem paciente que diz em hipnose que matara o pai porque amava a própria mãe – “O Complexo de Édipo”. Neste caso Freud pede ao jovem para que não se lembre de nada que tinha relatado durante a hipnose, Freud percebe que tem o mesmo trauma do jovem  ao começar a ter sonhos estranhos, aqui começa a pensar no significado dos sonhos para mais tarde criar a Teoria dos Sonhos.

Freud se encontra destruido nesse momento devido ao seu trauma,  diz  até que vai largar a terapia com hipnose, deixar de lado os Estudos da Histeria. Mayers, admite que viveu uma vida inteira com problemas psicologicos e pede para que Freud recomece com seu estudo da histeria. Devido à conversa com Mayers, Freud volta a ativa e tenta procurar o jovem que amava a mãe e descobre que ele morreu em um hospício.

Quinto ato

Após ter um ano sem envolvimento com a psicologia, com duas semanas que freud volta a atuar ele cria uma teoria sobre neurose, fundada 6em todos os casos já tratados, esta teoria se baseia que todos os traumas são ligados a sexualidade, Freud pede para que Brauer o leve a Cecily que segundo Brauer não tinha nenhum problema causado pela sexualidade, Brauer vê que Freud tinha razão e passa a acreditar na “Teoria da sexualidade” como causa da histeria.

Doutor Breuer se ve obrigado a abandonar cecily e viajar  para Veneza junto de sua mulher a fim de salvar seu casamento. A jovem cria uma gravidez psicológica, Brauer chega da a ordem com ela em transe e sai rápido, Freud não entende e Brauer diz que a jovem transfere para ele a relação que tinha com o pai e que não vai continuar o tratamento por ela esta apaixonada por ele por conta da transferência, e passa todos os seus paciente para Freud.

Sexto ato

Após a morte do pai de Freud, Freud nao consegue entrar no cemitério e entao ele começa a ter sonhos pertubadores  apartir daí ele inicia a desenvolver a teoria dos sonhos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com