TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme: Freud Além da Alma de 1962

Por:   •  19/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Católica de Uberlândia

Natállia Maria Alves Gomes

PSICOLOGIA JURÍDICA

Uberlândia - MG

2017

Natállia Maria Alves Gomes

PSICOLOGIA JURÍDICA

Trabalho, apresentado a Faculdade Católica de Uberlândia, como parte das exigências para a obtenção de aprovação na disciplina de Psicologia jurídica.

                                                              Prof. Antonio José F. de S Pêcego

 Uberlândia-MG, 07 de Outubro de 2017.

Análise do filme: Freud Além da Alma de 1962

No filme Freud além da alma, tudo se inicia com as dificuldades do Dr. Freud no inicio de sua carreira. Neste mundo da medicina as criticas são muitos duras e dificilmente era aceito inovações e teorias que se diferem daquilo que era monótono.

Após a internação de uma paciente que não sentia dores nem tinha visão, é conhecido como histeria estes sintomas que são conflitos emocionais que prejudicam as pessoas que sofrem deste de forma mental ou física, fazendo com que elas passes a não sentir o movimento de suas formas, passem a acreditar que não enxergam ou ate mesmo a tremer compulsivamente.

Freud, com ajuda de outro médico começa a perceber que esses atos são causados por lembranças, acontecimentos que ficaram reprimidos. Há um médico DR. Brauer que demonstra que através da hipnose os sintomas da histeria podem sumir ou pode ser criados outros, como no exemplo dado no filme onde se transmite os sintomas de um paciente para o outro.

Brauer um médico que estuda estes sintomas através da hipnose levou Freud para ver uma de suas pacientes, onde fazia este tratamento. E foi convidado para trabalhar com Bauer em pesquisas com pessoas histéricas. Logo se depara com um caso meio confuso onde um rapaz matou o pai por amar a mãe, Freud pensa até em largar as pesquisas, porem o direito da Universidade que dizia não acreditar nas teorias pede para Freud continuar, pois ele somente não queria aceitar, pois era vitima também destes acontecimentos.

Uma paciente Cecily de Braunner sofre de histeria, pois têm memórias retraídas em seu inconsciente, o Dr. Braunner tenta ajuda-la porem perceber a paciente se apaixonou por ele e então Freud começa a tentar desvendar o que acontece com esta paciente, e começa a acreditar que ela tinha sido molestada por seu pai na infância como acreditava que seu pai havia feito o mesmo com sua Irma.

Com o passar das sessões Freud chega a conclusão que na verdade é tudo o inverso, ‘’ o falso é ás vezes a verdade de cabeça pra baixo        ‘’. A Cecily paciente do Dr Freud queria ter o pai só pra ela, por isso as vezes queria matar a mãe sentia raiva da mãe, pois sentia desejo pelo pai e ciúme da mãe, pois acreditava que a mãe queria o pai só pra ela sendo que o seu pai devia ser somente dela.

Freud descobre que todos estes pensamentos e desejos reprimidos advém de conflitos de caráter sexual, desde os primeiros anos de vida que ele chama de a sexualidade infantil, onde a criança é inocente em seus desejos sexuais, ela não tem consciência pois é pura,. Freud fala no caso de Édipo um filho que matou o pai e casou-se com a mãe.

O complexo de Édipo chamado assim por Freud,possui quatro fases de desenvolvimento sexual na vida de uma pessoas desde seu nascimento que são: A fase oral, anal, fálica e genital. Onde em cada uma há uma zona de erotização diferente que vai se diferenciando com o desenvolvimento da criança. Onde ocorre a estruturação da personalidade de uma pessoa.

No filme Freud tenta achar um tratamento efetivo para pacientes com sintomas histéricos e neuróticos, se loca ate mesmo dentro deste universo com um acontecimento que acreditava ter existido não passou de uma invenção fantasiosa de sua mente para tentar negar ou ate mesmo esconder em seu inconsciente a aceitação da ideia de que tinha ciúmes da mãe com o pai.

Percebesse que a mente oculta traumas da consciência e as lembranças inconscientes destes traumas e suas emoções eram transmitidas para o corpo físico, como por exemplo, mostrado no filme trauma de beber água, não conseguir movimentar as pernas, perder a visão, dentre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com