TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Filme Coach Carter

Por:   •  12/9/2019  •  Resenha  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

O filme explora diversos aspectos da evolução da maturidade de uma determinada administração e ilustra de forma explicita a mudança de estratégias e tácticas no decurso desse processo conforme ele, o Líder, altera seu próprio perfil gerencial para estar em consonância com a maturidade gerencial em que o time está inserido.

        A partir do cenário identificado, definir os objetivos a serem atingidos e as estratégias que irão viabilizar o alcance dos objetivos de Carter.

        Carter impõe um novo regime de regras, onde além de apresentar bom desempenho em quadra, os jogadores deveriam freqüentar as aulas, serem obedientes e ter boas notas. A princípio os jogadores e a direção do colégio têm uma opinião contrária a do treinador, porém eles não sabiam o real objetivo de tudo isso. Após treinos conturbados, dificuldades e superações, o grupo conseguiu compreender o que significa o verdadeiro espírito de equipe, liderança eficaz, comprometimento, responsabilidade e disposição para estipular metas e batalhar para alcançá-las.

        Posteriormente, eles não conseguiram vencer a última partida do campeonato de basquete, porém veio às realizações pessoais, cada um conseguiu dar um rumo à vida e a carreira profissional, onde a maioria ingressou na universidade, sempre orientados e motivados pelo técnico Carter. Enfim conseguiram compreender qual era a verdadeira meta do treinador que não os treinava apenas para jogar e vencer, mas sim para treiná-los para a vida.

Por meio das características e benefícios da administração estratégica pode-se identificá-los em determinadas cenas do filme:

  • Estimula uma abordagem cooperativa, integrada e entusiástica para enfrentar problemas e oportunidades;
  • Alerta a organização para as mudanças e permite ações em resposta a mudanças;
  • Encoraja o “pensamento positivo” por parte do pessoal;

Os alunos não tinham visão de futuro, pensavam que seria como todos os outros de sua comunidade, não acreditavam em si e nem na instituição. O técnico Carter trabalhou com serenidade para superar as limitações, medos e frustrações e bastou uma pessoa que acreditasse e mostrasse que podiam fazer mais, dando lhes a esperança de uma vida melhor.

  • Ajuda a ordenar as ações individuais em uma organização dirigida para o esforço global;

No conceito de time vitorioso de Carter, todos os envolvidos devem cooperar visando o resultado comum.

  • Ajuda os administradores a relatar as principais decisões de forma mais efetiva e estabelecer objetivos;

Carter apresenta-se como o novo treinador, fazendo com que os alunos assumam sua identidade e suas aspirações e através de um contrato, apresenta um planejamento voltado às realizações esportivas e pessoas.

  • Identifica qualquer necessidade de redefinição na natureza do negócio;
  • Melhora a canalização dos esforços para a realização de objetivos predeterminados;
  • Permite que os administradores tenham uma clara visão do negócio;
  • Coordena a execução das táticas que compõem o plano;

Carter acompanhava o desenvolvimento dos atletas estimulando a alcançar seu melhor desempenho sempre.

  • Cria uma estrutura para a comunicação interna entre as  pessoas;

Em uma reunião com os alunos e seus pais, Carter apresenta o contrato, alinhando a comunicação entre os envolvidos.

A comunicação é fundamental para a conquista dos objetivos das organizações, devem alcançar todos os envolvidos, aqueles que possuem algum interesse, ou mesmo, comunidade onde atuam.

  • Permite ordenar as prioridades do cronograma do plano;

No contrato havia um modelo de avaliação acadêmico-esportivo e multidisciplinar definido procedimentos e metas para o desenvolvimento dos jovens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com