TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise textual

Por:   •  8/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

Vídeo Aula Especial

  • As palavras de nosso cotidiano se originaram na sua maioria do Latim, mas também do grego, depois receberam afluência do italiano, do alemão e do inglês. Outras dos povos indígenas e até dos escravos.
  • A língua portuguesa se tornou independente no século XII quando o condado portucalense tornou-se reino, segundo uma teoria.
  • O primeiro soberano foi Dom Afonso Henriques, filho de cavaleiro francês Henrique de Borgonha e de dona Tereza, filha ilegítima do rei Leão de Castela, Dom Afonso VI. (o reino português começa com um francês e uma filha bastarda).
  • Canção da Ribeirinha1098 por Paio Soares de Taveirós - Ribeirinha porque ela morava na beira de um rio, o nome dela é Maria Paes Ribeira, onde o autor era apaixonado por ela, mas ela era casada.

A norma culta, mais próxima daquela hoje utilizamos, tem pouco mais de quinhentos anos, coincidindo com o Descobrimento do Brasil.

Seu prestígio consolida-se no século XVI, quando Luís Vaz de Camões, em Os Lusíadas, grande poema narrado em versos, conta como o Estado português e as empresas se uniram para aquelas viagens que demandavam grande investimento: de recursos, navios, marinheiros experientes, astrônomos, linguistas etc.

Afinal, iriam encontrar povos que falavam línguas desconhecidas. Foram viagens cheias de perigos, naufrágios e tragédias, mas tiveram um final feliz, assim expresso: "Na quarta parte nova os campos ara/ E, se mais mundo houvera, lá chegara".

Língua, linguagem e variação linguística – Aula 1

A língua é um produto social e cultural constituído por signos linguísticos, caracterizado por um código, e a linguagem é o veículo de expressão.

Linguagem - É uma faculdade (capacidade) que permite exercitar a comunicação, latente ou em ação. Capacidade humana

Língua - Refere-se a um conjunto de palavras e expressões usado por um povo, por uma nação, munido de regras próprias (sua gramática). Uma espécie de “contrato” entre as pessoas da sociedade.

A língua é como roupa, temos uma para cada ocasião.

  • Linguagem – Capacidade humana
  • Língua – Uniformidade / Diversidade
  • Fala: características da fala e da escrita
  • Variação linguística

Linguagem é a nossa capacidade de comunicação (linguagem verbal e não verbal), enquanto a língua são os códigos para se comunicar (língua portuguesa, libras). Os animais não possui linguagem, só se comunicam, emitem sons, no entanto não variam isso, por tanto, a linguagem só compete à capacidade humana.

Utilizamos a linguagem para:

  • Falarmos sobre algo
  • Conversamos
  • Convencemos
  • Modificamos a forma de falar sobre certas coisas (Metáforas)
  • Veículo de comunicação (Metalinguagem, usar a língua pra falar da língua).

A língua é uma instituição social, comum a todos os membros de uma comunidade, que permite a comunicação. É o idioma, que se materializa através da fala, e não a parte do corpo chamada língua.

Linguagem -> Língua -> Fala

Uniformidade na Diversidade

Pessoas que nascem num mesmo país, têm o mesmo idioma (língua) e sua maneira de falar são diferentes, às vezes nem se entendem ou entende precariamente (Variações geográficas e variações socais).

Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto – Aula 2

Texto não é uma questão de quantidade de palavras, mas, sim, de comunicação, da capacidade de passar uma mensagem que possa ser entendida pelo interlocutor ou pelo leitor.

Coesão (junção) de palavras que estabelecem conexões colocadas estrategicamente ao lado de outras para produzirem a sequência da mensagem com sentido.

[pic 1]

Hipertexto conexão que as informações fazem, associações que fazemos para entender o que aparentemente não sabemos. Como por exemplo placas de trânsito, podemos não saber todas, mas sabemos quais são placas de trânsito pelas associações que fazemos com as placas que já conhecemos. Exige participação do leitor.

Coesão: Palavras conectadas

Coerência: Sentido que a mensagem produz. Ideia de continuidade.

Aula 3

Textualidade – Constrói conexões e coerência do texto.

Interpretar Texto – Identificar função, objetivo do texto, reconhecer a estrutura, recursos linguísticos e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (166.2 Kb)   docx (254.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com