TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação de técnicas de previsão de demanda em uma fábrica de ração

Por:   •  6/10/2015  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO: Aplicação de técnicas de previsão de demanda em uma fábrica de ração animal no estado do Mato Grosso.

As organizações, de uma maneira geral, buscam direcionar atenção de suas atividades para o rumo em que acreditam que seu negócio irá progredir. E este progresso normalmente está sendo direcionado com base nas previsões, e esta previsão de demanda é de responsabilidade dos setores de marketing e/ou vendas. Porém as informações necessárias são de responsabilidade da gerência de produção.

As previsões de demanda exercem um papel fundamental em diversas áreas de gestão. Previsão de demanda é um processo metodológico para determinação de futuro, baseado em modelos estatísticos, matemáticos ou econométricos, ou até em modelos subjetivos apoiados em uma metodologia de trabalho clara e previamente definida. As técnicas de previsão de demanda são definidas em dois grandes grupos: as qualitativas, que se baseiam em opiniões, julgamentos e até em intuições, pesquisas ou técnicas comparativas, a fim de produzir estimativas quantitativas sobre o futuro; e quantitativas, que se vale de modelos matemáticos e incluem a analise de serie temporal e método causal.

Porem, o método a ser adotado para a previsão de demanda depende da natureza do produto e de vários outros fatores. Um papel de muita importância dentro do planejamento desta atividade são as etapas do processo de previsão de demanda. As cinco etapas são: Definição do problema; Coleta de informações; Análise preliminar; Escolhendo o modelo ideal; e Usar e avaliar o modelo escolhido.

Na realização do estudo descrito nesta síntese, foi utilizado o método quantitativo, fazendo uso da media móvel, media móvel ponderada, suavização exponencial simples, e suavização exponencial linear de holt.

Previsões são mais precisas para períodos próximos do que para um futuro distante e para dados agregados. Nas previsões é necessário avaliar os erros, pois são tão importantes quantos a previsão em si, com base nesses erros pode-se utilizar o método que minimiza os erros, ou seja, o que mais se adéqua a previsão. Na literatura existem varias formas de mensurar os erros de previsão, que são: o Erro absoluto médio; Erro percentual absoluto médio; Erro quadrático médio; e Erro percentual médio.

Com base em todas as informações acima descritas, recomenda-se que o modelo a ser utilizado passe por constantes revisões para minimizar o máximo possível os erros, e consequentemente decisões equivocadas por parte dos responsáveis por esse procedimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com