TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação do Gráfico de Pareto na Identificação de Causas Potenciais

Por:   •  17/10/2015  •  Artigo  •  1.816 Palavras (8 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 8

Aplicação do Gráfico de Pareto na Identificação de Causas Potenciais

Joaquim Ferreira Neves Junior1

Samara Leite Pereira

Suellén Cristina Ribeiro

Amauri Américo de Godoy Filho2

Resumo

Em meio às rotinas diárias de uma empresa, com tantas perdas, custos e prejuízos, se faz necessário à utilização de uma das ferramentas da qualidade, como o gráfico de Pareto, que ajuda na análise de qualidade e na visualização de causas ou problemas mais importantes, mostrando para a empresa qual o defeito de maior importância a ser solucionado primeiro. Com essa ferramenta é possível identificar as causas de maior importância, podendo eliminar quase todas as perdas concentrando-se sobre estas causas. O objetivo desta ferramenta é a visualização das causas vitais e triviais de uma empresa, e assim consecutivamente visualizar qual o defeito de maior importância que deverá ser resolvido primeiro, eliminando as outras, proporcionando assim resoluções mais rápidas, redução de custos, melhoria da qualidade, do processo e produto. Desta forma este artigo pretende expor a aplicação e manutenção do gráfico de Pareto, dentro de uma empresa de pequeno porte, do ramo metalúrgico especializada em petróleo e gás.

Palavras chave: Gráfico de Pareto, Causas vitais e triviais, Problemas

Abstract

Amid the daily routines of a company with so many losses, costs and losses, it is necessary to use one of quality tools such as Pareto chart, which helps in quality analysis and visualization most important causes or problems showing for the company which the defect utmost importance to be solved first. With this tool you can identify the causes of greatest importance, and can eliminate nearly all losses by focusing on these causes. The purpose of this tool is the visualization of vital and trivial causes of a company, and so on display which fault utmost importance that must be resolved first by eliminating the other, thus providing quicker resolutions, cost reduction, quality improvement, the process and product. Thus this article aims to expose the operation and maintenance of the Pareto chart, within a small business, metallurgical branch specializing in oil and gas.

Keyword: Pareto chart, vital and trivial Causes, Problems

1. Introdução

O gráfico de Pareto é uma ferramenta utilizada pra análise de qualidade e de outros processos, é de fácil identificação e visualização das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços para sana-los, neste trabalho se relacionara com a identificação das causas potencias de falhas de uma empresa do setor metalúrgico.

O objeto de estudo do trabalho será aplicado à empresa especializada em petróleo e gás, localizada no município de Valinhos, no estado de São Paulo.

Justifica-se a elaboração deste trabalho a importância da aplicação do gráfico de Pareto, na análise de causas potencias que afetam o processo da empresa.

O problema a ser abordado trata-se de um estudo de caso de uma empresa que está passando uma série de dificuldades nos seus processos, e será utilizada a ferramenta como auxílio na resolução de problemas.

Pretende-se com esse trabalho fazer todas às análises das causas potenciais do processo utilizando o gráfico de Pareto como ferramenta, que a empresa poderá obter sucesso na utilização dessa ferramenta.

Constitui-se como objeto de pesquisa desse trabalho conceituar:

 Processo evolutivo da Gestão da Qualidade

 Controle de qualidade

 Causas potenciais

 Plano de ação

 Gráfico de Pareto

A metodologia é baseada em uma revisão bibliográfica, pesquisa qualitativa e quantitativa, internet e estudo de caso.

2. Desenvolvimento

2.1 Processo evolutivo da Gestão da Qualidade

Segundo CARPINETTI (2012), os principais eventos históricos a contribuir para a qualidade tiveram início nos anos 50, com grande influência dos EUA e Japão, que levaram ao surgimento de uma nova abordagem de gestão da qualidade, a qualidade total, e nos anos 80 e 90 teve grande repercussão nos meios acadêmicos e empresariais.

Como relata VIEIRA FILHO (2012, p.8,9):

Muito mudou desde a chamada era dos artesões, onde um único individuo era o responsável pela produção por adquirir a matéria prima fabricar o produto em questão e entregar ao cliente. Podemos afirmar que o artesão tinha o controle total do processo. Porém, a população foi aumentando e, junto, veio o crescimento da demanda, inviabilizando o trabalho solitário do artesão que não conseguia mais atender os pedidos. Este artesão produzia, muitas vezes, com altíssima qualidade, mais sempre com baixa produtividade e um dos exemplos clássicos é o do fabricante de violinos chamado Stradivarius que, em toda sua vida fabricou somente sete violinos que hoje são reconhecidos por sua alta qualidade.

Para atender a população crescente teve início a era industrial, da fabricação em série, em que os proprietários perderam contato com todo o processo e cada empregado fazia uma pequena parte do produto. Aí começaram os problemas com a qualidade e a preocupação com o controle e foi criada a figura do controlador da qualidade que ficava no final da linha de produção aceitando ou recusando produtos, o que não era o suficiente, pois ainda havia muito prejuízo.

Com o advento da segunda guerra mundial e algumas décadas depois o Japão destruído, teve interesse em reerguer o país de forma diferente, com ênfase em qualidade.

2.2 Controle de Qualidade

Segundo D. PARANTHAMAN (1990, p.5):

O Conceito de Controle implica o estudo de características da qualidade por meio das quais um processo é julgado em termos de conformidade ou aceitabilidade. O processo controlado é dito ser previsível. Podemos fixar limites

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com