TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apsen

Artigos Científicos: Apsen. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2013  •  1.996 Palavras (8 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 8

O modelo de Gestão de Pessoas da APSEN tem foco na qualidade de vida e no desenvolvimento das pessoas, valorizando o profissional em suas competências humanas, em suas habilidades, talentos e a dedicação de seus profissionais.

Além disso, a empresa tem preocupação com o que acontece no exterior da empresa, como por exemplo, o caso de Tatu, ele recolhia papelões pela região onde está localizada a APSEN e da própria empresa, então a empresa resolveu implantar o PAR (Programa APSEN Recicla) para a reciclagem de papelões, mas a empresa se preocupou de que forma essa mudança refletiria na vida de Tatu. Dessa forma, percebendo que Tatu já fazia parte da história da APSEN, contrataram-no como funcionário.

Isso mostra que a APSEN se preocupa com os impactos que suas mudanças podem causar exteriormente. Outro bom exemplo é a história de Neco que é portador de Síndrome de Down, desde que começou a trabalhar na empresa, Neco se desenvolveu e, além disso, sempre pôde contar com a ajuda de colegas de trabalho. Isso mostra que na, APSEN, não há preconceitos aderindo, assim, a inclusão social.

Outro grande diferencial é que, a APSEN, contrata pessoas em faixas etárias que são, geralmente, rejeitadas no mercado e até possui um programa para isso - “Programa Terceira Idade” - e oferece benefícios adicionais que serão citados adiante e, mostrando que não há sentido ter preconceito com a faixa etária e, mostrando, ainda, que estas pessoas ainda têm capacidade e competência para desempenharem suas funções.

Na APSEN, existe um canal de comunicação aberto, gerando o desenvolvimento da equipe e desenvolvendo um espírito de comunidade. Para reforçar a liberdade de expressão, a empresa possui uma Ouvidoria, que visa o atendimento a colaboradores orientando e encaminhando soluções para problemas pessoais, profissionais, etc. Outra função da Ouvidoria é acolher queixas em relação ao não cumprimento de práticas e políticas expressas no Estatuto e na Constituição da APSEN e, queixas relacionadas ao gestor, aos colegas de equipe. Dessa forma, todas as opiniões são ouvidas e respeitadas, isso faz com que a criatividade seja incentivada, e também proporciona um ambiente de trabalho aprazível, produtivo e se torna ideal para a troca de conhecimento de seus colaboradores.

A APSEN é uma empresa que oferece muitos benefícios a seus colaboradores, além de todos os benefícios estabelecidos pela Lei e pela Convenção da Categoria, ela também oferece uma série de programas especiais. Abaixo a descrição de alguns que merecem destaque:

• Programa “Sexta-Feira Gorda”: este programa concede aos colaboradores a dispensa após o almoço, sempre que os resultados de vendas são alcançados. A dispensa acontece na primeira sexta-feira do mês seguinte.

• Programa “Semana Gorda”: este programa é direcionado aos colaboradores com mais de 60 anos, é concedido uma vez por ano, onde o colaborador escolhe um período do ano que deseja para uma semana de “férias” extra, sem necessidade de compensação pelos dias que não foram trabalhados.

• Programa a APSEN está presente nos dias mais felizes da sua família: este benefício consiste na premiação de eventos familiares como: casamento, nascimento de filhos, festa de 15 anos de filha. É um reconhecimento dos colaboradores e de seus familiares.

• Dispensa do trabalho no dia do aniversário: no dia de seu aniversário o colaborador não precisa comparecer ao trabalho, ou caso prefira pode escolher outro dia para utilizar o este benefício, e o colaborador é presenteado com 50% do salário mínimo.

• Programas de treinamento e desenvolvimento: neste programa a empresa realiza treinamentos internos ou inscreve seus colaboradores em treinamentos externos, para proporcionar a seus colaboradores capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional.

• PAI (Programa APSEN de Ideias): este projeto valoriza as ideias de seus colaboradores que tragam benefícios a empresa como: redução de custo ou tempo, aumento de segurança, otimização do trabalho, melhoria e harmonia ambiental.

Consiste em tudo que possa trazer beneficio a empresa e a seus colaboradores. Este programa visa o estímulo do potencial criativo de seus colaboradores, isso os motivam a apresentarem ideias e se sentirem mais participativos. As ideias aprovadas são premiadas, o valor varia conforme o número de pontos conquistas pela ideia, seguindo os critérios do programa.

A maioria desses programas não são comuns no mercado de trabalho, e há outros benefícios oferecidos pela empresa como: convênio médico, assistência odontológica e tratamento psicoterapia e fonoaudiologia para colaboradores e familiares, seguro de vida em grupo, reconhecimento por tempo de casa (Jubileu) com premiação a cada 5 anos, programa de participação nos lucros e resultados (PPLR), entre outros.

A APSEN também busca divulgar suas políticas que estão inseridas no modelo de Gestão de Pessoas através do “Estatuto APSEN”, “Código APSEN de Ética”, o “Guia APSEN de Conduta”, a “Declaração APSEN dos Direitos dos Funcionários” e o “Perfil do Profissional APSEN”, outros objetivos desses documentos são: criar e manter um clima de satisfação, desenvolvimento, respeito e alta produtividade.

A APSEN possui um diferencial de outras farmacêuticas, a empresa busca parceiros que desenvolvam novos produtos que se baseiem em pesquisas serias, e o pessoal técnico da APSEN procuram novos produtos analisando-o em vários termos como: termos médicos, termos de mercado e em termos regulatórios. E, além disso, a APSEN possui um modelo de Gestão de Negócios que se preocupa com a qualidade e a valorização de políticas de melhoria contínua e satisfação do cliente.

A empresa tem participação na Responsabilidade Social e Ambiental, além de toda sua preocupação com seus colaboradores, a APSEN reverte parte de seu lucro em benefício para a sociedade, um exemplo que pode ser citado é a parceria da empresa com o Teleton, com o objetivo de construir/reparar centros de reabilitação para deficientes físicos, buscando um melhor atendimento.

Por todos esses motivos a APSEN é uma empresa que se destaca, e a prova disso é que a APSEN está entre as melhores empresas do Brasil para se trabalhar, e receberam muitos prêmios por isso, ela foi eleita por três anos consecutivos como “Uma das 150 melhores empresas do Brasil para se trabalhar”, “Uma das 50 melhores empresas do Brasil para a mulher trabalhar” e “Uma das 50 melhores empresas do Brasil para o executivo trabalhar”.

2.2 IDEIAS QUE DEVEM SER REFUTADAS

Depois de estudar este caso, no meu ponto de vista não há ideias que devem ser refutadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com