TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apsen Farmacêutica

Trabalho Universitário: Apsen Farmacêutica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  2.463 Palavras (10 Páginas)  •  1.845 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1 INTRODUÇÃO

Em tempos de concorrência, destacar-se no mercado e manter a organização em constante evolução implica em oferecer produtos e serviços diferenciados pautado em um modelo de gestão de negócios que priorize a qualidade e a satisfação de clientes.

Além disso, é fundamental para o fortalecimento de uma empresa a valorização e o desenvolvimento do seu principal patrimônio: o colaborador, onde o talento e as aptidões individuais ou em grupo favorecem o crescimento organizacional.

O estudo de caso “Apsen Farmacêutica: preocupação com a qualidade de vida e o desenvolvimento das pessoas”, proposto para discussão do trabalho, apresenta uma empresa consciente da necessidade de rever os seus modelos de gestão de negócios e de pessoas, nos quais o fator humano deve ser valorizado e desenvolvido.

A Apsen Farmacêutica atua na fabricação de medicamentos há mais de 40 anos e oferece produtos para as mais diversas indicações e especialidades médicas. A empresa vem se destacando no mercado com um crescimento considerável, além de possuir um portfólio com diversos produtos.

2 DESENVOLVIMENTO

A discussão das questões a seguir ocorre embasada nas características da cultura da empresa Apsen Farmacêutica, bem como de seus valores. A percepção deste cenário define a cultura organizacional.

“... cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhado pelos membros que diferencia uma organização das demais. Esse sistema é, em última análise, um conjunto de características-chave que a organização valoriza.” (RICIERI, 2009, p. 130).

Questão 1 – Qual o estilo de liderança a empresa Apsen estimula?

O tipo de liderança observado na empresa Aspen é a visionária, onde se avalia a situação atual da empresa a fim de buscar melhorias e, para que se torne possível, os recursos são envolvidos e as habilidades e os talentos são estimulados. Como explica Ricieri (2009, p. 96), é “uma visão de futuro realista, atrativa e digna de crédito para a organização”.

Na Apsen há uma preocupação com as relações interpessoais e o exemplo vem do seu presidente, Renato Spallicci, que com gestos de solidariedade ajuda a disseminar esses valores e envolvem outras pessoas.

Renato Spallicci sempre imaginou uma empresa que contasse com a participação das pessoas em que seus colaboradores se sentissem donos dela. Sendo coerente, o presidente da Apsen sente a necessidade da empresa crescer e ter lucro, porém age com o coração e reconhece que o lucro é conseqüência e que o preço que se paga para manter uma empresa diferenciada em gestão de pessoas é o respeito aos seus colaboradores.

Além disso, o presidente da Apsen acredita que é possível e necessário ser feliz no trabalho, por isso privilegia as competências humanas e não apenas as competências técnicas.

Questão 2 – O modelo de Gestão de Pessoas da Apsen é baseado na crença pessoal de seu presidente que é possível e necessário ser feliz no trabalho. As políticas de gestão de pessoas refletem essa crença? Se sim, retire do Case exemplos que comprovem essa crença. Você concorda com esta forma de pensar?

Considerando as práticas de gestão de pessoas, percebe-se que, de fato, é possível e necessário ser feliz no trabalho. Concordo com esta forma de pensar e observo o quanto é válido privilegiar as competências humanas, bem como, proporcionar um ambiente de trabalho agradável, produtivo e enriquecedor. Este cenário possibilita a troca de experiências e conhecimento, aumentando ainda mais o envolvimento dos empregados.

Um exemplo retirado do estudo de caso e que comprova esta crença é o canal de comunicação disponível aos colaboradores que acolhe as opiniões, além de incentivar a criatividade e de recompensar a dedicação, que permite ainda que o empregado converse com o presidente. Dessa forma, todos os membros da equipe se desenvolvem e mantém um espírito de coletividade.

Outro exemplo é que a Apsen possui uma série de programas especiais oferecidos aos seus colaboradores, além dos benefícios estabelecidos por Lei ou pela convenção da categoria.

Por último e, talvez, o exemplo mais relevante em minha opinião, são os documentos internos da organização, como a Declaração Apsen dos Direitos do Funcionário, que destacam os direitos do colaborador a fim de exercer um bom trabalho e ser feliz, a prática da alegria e da afetividade no trabalho, no sentido de criar e manter um clima interno de satisfação, desenvolvimento, motivação, respeito e alta produtividade.

Questão 3 – Comente as possibilidades de crescimento e aprendizado oferecidos pela Apsen, visando o desenvolvimento profissional e organizacional.

As possibilidades de crescimento e aprendizado estão diretamente ligadas ao papel que a empresa acredita ter em ajudar seus colaboradores a realizarem seus sonhos, pois as pessoas encontram na Apsen o apoio e parceria para seu desenvolvimento profissional e pessoal que, posteriormente, resulta no desenvolvimento da empresa como um todo.

Como parte desta política, a empresa oferece subsídio para formação acadêmica, contribuindo com as mensalidades escolares. Além, é claro, dos treinamentos internos de capacitação. Por esta razão, a empresa se encontra com um grande contingente de profissionais com capacidade, boa vontade e motivação e que podem ocupar novas funções, apesar de precisarem ser lapidados, como citado no estudo de caso.

Em geral, a Apsen toma o cuidado de não assegurar que dentro de um determinado período o funcionário será promovido caso cumpra uma meta, pois assim cria-se uma expectativa que talvez não se possa atender, levando em conta a instabilidade do mercado. Por outro lado, assegura que o colaborador será avaliado pela sua dedicação, desempenho e interação com os demais colegas de trabalho.

Questão 4 – Quais são os tipos de competências valorizadas pela Apsen no momento da seleção de pessoas? Você concorda com esses critérios?

Como descrito no estudo de caso, a Apsen prioriza o indivíduo mais que o técnico, ou seja, as competências humanas estão acima das competências técnicas. Nesse sentido, para a empresa é tão importante a inteligência racional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com