TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Classes Sociais

Por:   •  4/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

a. Discorra sobre o conceito de classe social em Karl Marx e Max Weber e, em seguida, discorra sobre as diferenças entre as abordagens do conceito entre os dois autores.

Segundo Anthony Giddens, a maior parte dos trabalhos de Marx relacionam-se com a estratificação e com as classes sociais. Para Marx a estratificação social é baseada principalmente nas questões econômicas. Ou seja, a classe social está relacionada com os meios de produção, os meios pelos quais os indivíduos extraem sustento.

Marx aponta que antes da revolução industrial as duas principais classes eram constituídas por aqueles que possuíam terras e aqueles que estavam envolvidos diretamente na produção dessas terras, e após a revolução essas duas classes passaram a ser formadas por quem possuía os novos meios de produção que são chamados industrialistas ou capitalistas, e aqueles que ganham a vida vendendo a sua força de trabalho aos primeiros a classe trabalhadora, ou o “proletariado” segundo Marx.

Marx acreditava que existia entre essas duas classes uma relação de exploração, após um dia de trabalho os operários produziam mais do que os proprietários necessitavam, isso criava uma desigualdade enorme entre as duas classes.

Max Weber compartilhava das ideias de Marx de que as questões financeiras e econômicas influenciavam a estratificação social, contudo para Weber a estratificação social não era uma questão apenas de classe, estas não se originariam pelo controle ou a falta de controle dos meios de produção, existiam outros fatores que influenciavam essa estratificação com igual importância como o  status (“diferenças existentes entre os grupos sociais como honra e ou prestígios”) e o partido (“define um conjunto de indivíduos que trabalham juntos por terem objetivos e interesses comuns”).

Para Weber as ações desenvolvidas por um indivíduo estavam ligadas diretamente as suas motivações, sua posição de mercado exercia forte influência nas oportunidades de vida desse indivíduo.

É possível percebermos que apesar de se complementarem as duas teorias se estruturam de formas diferentes enquanto Marx analisava as estratificações pelo modo de produção capitalista Weber analisava as ações sociais.

b. Discorra sobre a teoria de Erik Olin Wright sobre a classe e como ela se relaciona com as abordagens de Karl Marx e Max Weber sobre a classe.

Erik Olin Wright desenvolveu sua teoria combinando aspectos das abordagens de Marx e Weber, para ele existiam três dimensões de controle sobre os recursos econômicos de produção que permitem identificar as principais classes existentes: os detentores do capital, os detentores dos meios de produção, e os trabalhadores.

Para Wright, os indivíduos pertencentes à classe capitalista detinham o controle sobre as outras duas camadas, os trabalhadores não possuíam controle a nada e os detentores de meios de produção seria uma classe intermediaria chamada por ele de trabalhadores de colarinho branco, para ele eram uma classe contraditória pois não se encaixavam entre os capitalista e nem entre os trabalhadores manuais, mesmo que compartilhassem aspectos idênticos com as duas classes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com