TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mudanças organizacionais

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

        As mudanças organizacionais vêm afetando as empresas e seus empregados. É fato que com a globalização e informatização dos processos pessoas têm perdido seus empregos, ao mesmo tempo em que empresas diminuem custos aumentando suas margens de lucro. Essa realidade é preocupante, então com fazer para que as organizações cresçam ao mesmo tempo em que seus empregados também possam crescer, com um impacto mínimo no número de empregados?

        A Gestão de Pessoas e Competências é uma ferramenta para resolver essa problemática, com esse modelo, como consequências surgiram conceitos como o de que a empresa competitiva seria aquela que, além da reengenharia e da simples reestruturação operacional, tivesse condições de criar um novo espaço competitivo, em vez de esforçar-se por se posicionar melhor no espaço competitivo atual. 

A competitividade empresarial está condicionada à possibilidade de a empresa transformar não só a si própria, mas também seu setor, estabelecendo, com isso, uma referência nova para todos os que nele atuam. Trata-se agora de adequar competências a lugares, desenvolvendo potenciais para que se manifestem as competências necessárias a cada setor. Essa posição reitera o caráter sistêmico dos diferentes níveis de manifestação da competitividade, demonstrando que os vínculos de dependência entre os diferentes níveis e estruturas se estreitam no mundo moderno.

        Vendo essa modernização organizacional, os empregados encontram um cenário competitivo e dinâmico, tendo responsabilidade em buscar essas qualificações necessárias para suprir as necessidades das empresas e de se destacarem no mundo organizacional. Para suprir suas necessidades aproveitando seu pessoal, muitas empresas oferecem programas de capacitação aos empregados, diminuindo demissões, simultaneamente, valorizando seus empregados.

        Segundo o Portal Brasil, 78% das empresas oferecem programas de capacitação, 99% acreditam que há necessidade de investir em qualificação de seus funcionários, porém essas mesmas empresas têm dificuldades para realizarem tal feito. Para Renato da Fonseca, gerente-executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a má qualidade da educação básica atrapalha na capacitação do trabalhador por parte da empresa em atividades específicas.

A Responsabilidade Social e Empresarial pode ser entendida como a operação de uma empresa de forma a que essa atenda às perspectivas da sociedade em termos de respeito à lei, aos valores éticos, às pessoas, à comunidade e ao meio ambiente. Muitas empresas levam a Responsabilidade Social não só como uma estratégia associada ao Marketing Social, mas também com o conjunto de valores, metas, objetivos e políticas da empresa. No Brasil tem crescido muito o número de organizações preocupadas com o social e ambiental a qual ela está relacionada, empregados, fornecedores, vizinhos, investidores, e outros grupos, ajudam aumentar o número de empresas de todos os níveis e ramos as quais estão ligadas a Responsabilidade Social, se tornando um fator estratégico no cenário contemporâneo.

A empresa socialmente responsável não se limita a respeitar os direitos dos trabalhadores, consolidados na legislação trabalhista e nos padrões da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ainda que esse seja um pressuposto indispensável. A empresa deve ir além e investir no desenvolvimento pessoal e profissional de seus empregados, bem como na melhoria das condições de trabalho e no estreitamento de suas relações com os empregados. Também deve estar atenta para o respeito às culturas locais, revelado por um relacionamento ético e responsável com as minorias e instituições que representam seus interesses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com