TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As técnicas De Recrutamento E Seleção

Artigos Científicos: As técnicas De Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  320 Visualizações

É essencial que como recrutadores e selecionadores, conhecermos as principais funções de recursos humanos e administração de pessoal, para que o quadro de pessoal da organização seja produtivo, e contribua para o crescimento e atinja os objetivos em que pretende ser alcançado. E para encontrar esse pessoal, podemos desenvolver métodos e técnicas que ajudem na seleção desses profissionais capazes.

Quanto ao recrutamento, pode ser ele interno ou externo. Segundo CHIAVENATO (1999 p. 103) As técnicas de recrutamento mais utilizadas são: anúncios em jornais e revistas, agências de recrutamento, contatos em escolas e universidades, cartazes, por indicação de funcionários, consulta ao arquivo de candidatos e banco de dados de candidatos.

Através do currículo, temos a análise sobre a vida profissional do candidato, que é indispensável no momento do recrutamento.

“A contratação de pessoas certas para a tarefa é a primeira oportunidade para selecionar funcionários com as características apropriadas para a satisfação do cliente” destacam os autores de Great Perfomances (7:29), (FIORELLI 2001.p.214).

Com as técnicas de seleção podemos saber através do comportamento dos candidatos suas características pessoais. A técnica mais utilizada é a entrevista de seleção, que nada mais é que a comunicação entre duas ou mais pessoas, onde o selecionador pode saber sua reação em relação a algumas situações que podem ocorrer dentro da empresa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com