TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assessoria E Consultoria

Monografias: Assessoria E Consultoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  3.077 Palavras (13 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 13

ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL

Serviço Social, 8º período.

Prof. EAD: Ma. Ana Lúcia A. Antônio

Professora Presencial: Flávia Felipe

Alunas:

 Ângela Faleiro da Silva Ra: 223325

 Juliana Pires RA: 265521

 Meire T. da Cruz Reis RA: 267350

 Viviane de Jesus Xavier RA: 222818.

Goiânia - 2013

PORTFÓLIO REFLEXIVO

Atividade Prática Supervisionada apresentada pelas acadêmicas do 8º semestre do Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera Uniderp- Centro de Educação à Distância, como requisito obrigatório da Disciplina de Assessoria e Consultoria em Serviço Social.

Goiânia, 2013.

INTRODUÇÃO

Este trabalho destina-se a desenvolver os conceitos de assessoria e consultoria dentro do campo de Serviço Social, mostrando algumas áreas de atuação, como assessoria e consultoria a outros profissionais da área, organização política dos indivíduos e na gestão de políticas sociais.

Veremos que a prática da assessoria para o Assistente Social emergiu há algumas décadas e é uma ampliação do seu campo de trabalho, pois se iniciou nos anos 80 juntamente com os movimentos sociais e o processo de renovação da profissão. Assim, ainda não há muitos estudos sobre o tema, porém, tentaremos esclarecer ao máximo as questões mais importantes dessa prática.

Ao final, elaboramos uma carta-proposta destinada ao campo de gestão de políticas sociais, a qual mostra através de citações a relevância do Assistente Social como profissional melhor habilitado a exercer essa função.

Assessoria:

Assessoria e o ato ou efeito de assessorar um órgão seja ele publico ou particular, em que cada um que tem como função profissional auxilia um cargo superior as suas funções possibilitando a articulação e a preparação de uma equipe para a construção do seu projeto de praticar identificar, organizar e priorizar as demandas dirigidas ao serviço para que cada profissional do Serviço Social intervindo na sua prática cotidiana e institucional, tendo como referências os princípios éticos políticos da profissão que se faz necessário à identificação e desvela a realidade na questão social e suas múltiplas manifestações.

Assessoria e Serviço Social

Assessoria é mais uma possibilidade de trabalho para os assistentes sociais, com o objetivo de efetivar o atual projeto de profissão, que precisa fortalecer, visando à efetivação através da prática concreta.

Assessoria propõe caminhos estratégicos ao profissional ou à equipe, onde podem acatar ou não as suas ideias.

O serviço social necessita estar sempre atualizado, não só técnica, mas também teórica, é uma profissão que produz conhecimentos e detém respeitável domínio no campo das políticas sociais. A assessoria no serviço social se dá na identificação de trabalho que se apresentam sobre assessoria, onde são registros de supervisão profissional ou na realização de cursos, podem ser identificados no trabalho realizado pelo serviços social com os movimentos sociais. Observamos que nos anos 80, vimos experiências de assessoria misturadas com ação política dos assistentes sociais e dos movimentos sociais.

Através da lei 8.662/93, onde regulamenta a profissão de serviço social no Brasil, identificamos o papel da assessoria e consultoria como função privativa do profissional, também como uma competência que dispõe. Esta assessoria é toda aquela que se referencia à profissão e que só pode ser prestada por um profissional graduado na área, os assistentes sociais vem sendo solicitados a dar assessoria à gestão, formação de políticas sociais públicas, privados e aos movimentos sociais, aonde o serviço social vem sendo identificado diante de outras profissões como sujeito produtos e propositor. Nestes assuntos a assessoria desenvolvida por assessores assistentes sociais, visa qualificar profissionais ou equipes de serviço social no trabalho profissional. Esta profissão exige um profissional que seja capaz de uma permanente e arejada análise das condições atual, sendo crítico, criativo, onde tem estratégias das dificuldades comprometidas com os princípios democráticos. É um desafio no cotidiano do trabalho que deve ser efetivado por articulação permanente entre academia e meio profissional.

Os assistentes sociais podem desenvolver assessoria buscando viabilizar os direitos dos usuários e intermediar seu acesso aos serviços e políticas sociais, com uma ação profissional que estimule entre os usuários a sua organização política, que deve estabelecer a crítica como forma de troca de ideias.

Como é possível contribuir, por meio da assessoria, consultoria ou supervisão profissional, para a atuação de outros Assistentes Sociais.

A assessoria pode ser desenvolvida pelos assistentes sociais no conjunto das atribuições que desenvolvem nos seus locais de trabalho.

Os assistentes sociais devem garantir a sua capacitação profissional como uma necessidade para atuação competente em qualquer área de trabalho, pois, a formação profissional e a experiência possibilitam, um domínio sobre as políticas sociais e de práticas educativas com a população.

É de suma importância reforçar e ampliar as atividades de assessoria dos assistentes sociais aos profissionais da mesma profissão, já que essa frente de assessoria visa qualificar a intervenção profissional e traz o compromisso, com a formação profissional continuada dos assistentes sociais, pois, é no trabalho de supervisão que os envolvidos entram em contato com a realidade institucional podendo pensá-la e problematizá-la, tornando possível ao assistente social tomar contato e interagir com as pessoas.

Atualmente, são várias as experiências de assessoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com