TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades aplicadas em sala- Planos de aula

Por:   •  27/11/2015  •  Resenha  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

MUDANDO HÁBITOS

Tainan Araujo - 8º Semestre de Letras

Os temas abordados nos planos de aula apresentados em sala são fundamentais para o crescimento consciente e formação do aluno, pois além de ensinar a desenvolver a escrita, a colher dados, a elaborar relatórios, a desenvolver  o senso crítico e pesquisador, também o ensina a ser um cidadão consciente de suas ações  e de que maneira elas poderão afetar tudo ao seu redor. Os professores que aqui apresentaram suas aulas mostraram através de assuntos, como: urbanização, desmatamento, aquecimento global, oficio e importância dos insetos, sacolas plásticas, tipos de lixo, desperdício na alimentação diária e reuso de água, que as situações mais preocupantes na sociedade geram problemáticas que fazem os alunos pensar em alternativas benéficas e em soluções que eles possam colocar em prática no ambiente em que vivem para a diminuição da catástrofe ambiental iminente.

De certa forma, os temas estão interligados, por isso, todos os assuntos poderiam se tornar um plano de ensino para ser aplicado durante o ano, tornando o ensino ambiental mais forte e a prática da conservação, constante. Com a urbanização das cidades, os alunos podem ver o quanto tudo mudou e o que ainda permanece e o quanto de natureza se perdeu durante esse processo de crescimento da cidade onde vive. Depois disso, falar de desmatamento é inevitável, claro que além do desmatamento “autorizado        “, os alunos, através de fotos, notícias e vídeos, verão o desmatamento clandestino e conhecerão também as queimadas. Os estudantes, através dessas aulas, aprenderão o quanto isso é prejudicial para nossa saúde e para a natureza, porque com o crescimento das cidades, aumentam as indústrias e a emissão de gases poluentes, com a diminuição das árvores que captam o CO2, os gases se espalham pela atmosfera ser misturando com o calor emitido pela superfície terrestre, Como consequência o calor é irradiado de volta para a superfície, não sendo liberado para o espaço, por isso o calor aumenta cada vez mais. O efeito estufa, quando não misturado aos gases,serve para manter o planeta aquecido e, assim, garantir a manutenção da vida.

Após falar sobre o efeito estufa que garante a manutenção da vida, podemos iniciar outro tema com os alunos, a importância dos insetos, como: as abelhas de mel e outros insumos, a mariposa Bombyx mori pela produção de seda, besouros e moscas necrófagas que se alimentam de fezes e animais mortos, as formigas e os cupins que reciclam a matéria orgânica no solo atuando sobre plantas mortas e, nesse sentido até as baratas, na natureza, são importantes, pois devido ao seu hábito alimentar de aproveitar quase todos os detritos orgânicos, realizam a reciclagem dos nutrientes.

Ao final podemos falar sobre os tipos de lixo, pois mesmo com os cestos coloridos, a maioria da população não sabe dos diferentes tipos e que eles devem ser separados e descartados nos lugares corretos para não contaminar o solo e os lençóis freáticos. É necessário colocar em pauta a questão do uso das sacolinhas plásticas e como ela é prejudicial para os animais e para a natureza, pois a maioria das que circulam no mercado não são de materiais totalmente biodegradáveis. Feito isso, os alunos precisam colocar a mão na massa para entender que tudo o que se utiliza em casa, legumes, verduras, podem ser utilizados completamente, diminuindo o acumulo de lixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com