TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Comportamento

Artigo: Atps Comportamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Comportamento Organizacional

Profª. EaD Yaeko Ozaki

Tutora a distância Profª. Esp. Michele Braz Simões

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

SANTO ANDRÉ/SP

2013

Introdução

Este Relatório tem por finalidade trabalhar o conceito de Comportamento Organizacional, ressaltando os aspectos que influenciam nas relações das organizações.

Será considerada a importância do desenvolvimento e prática da percepção e comunicação, do trabalho em equipe e de uma liderança assertiva, considerando as habilidades, atitudes e conhecimentos dos membros da organização, por meio dos recursos, resultados e efeitos envolvidos.

Capitulo 01

O que é Comportamento Organizacional?

Entende-se por Comportamento Organizacional as atitudes coletivas do grupo, dependente da forma de gerenciamento e visão individuais que podem ser influenciadas pelo meio em que está localizada.

Douglas McGregor, em The Profissional Manager, afirma que “Muito do comportamento que hoje nós vemos em uma típica organização industrial não é uma consequência da natureza humana, é uma consequência da forma como nós organizamos, da forma como nós gerenciamos as pessoas”.

Já Abraham Maslow, em Maslow on Management diz que “Em geral, nós podemos dizer que a teoria administrativa pode basicamente salientar dois produtos, duas consequências: uma é a produtividade econômica, a qualidade dos produtos, o lucro, etc; a outra é o produto humano, isto é, a saúde psicológica dos trabalhadores, seu movimento em direção à auto-atualização, seu crescimento em segurança, pertencimento, lealdade, habilidade para amar, autorrespeito, etc".

O primeiro considera o produto humano como fator principal da organização, enquanto o segundo tem uma visão mais abrangente da organização, considerando o fator humano e os processos da mesma.

Quadro Comparativo:

Sistema Aberto Sistema Fechado

- Recebe e Influencia - Não há troca de energia de matéria

o meio externo (interdependência) com o exterior.

- Sinérgico.

Capitulo 02

Efeito da Inovação para as organizações

Repensar um método ou ideia pode garantir a uma organização, por meio da prática destas “novas ideias”, sua permanência no mercado, visto que este apresenta mudanças constantes. Isso faz com que as organizações, além de redefinirem seus objetivos e práticas, explorem com sucesso suas ideias, enxergando em tudo e em todos a possibilidade de se fortalecer e se manter no mercado.

Considerando o mundo competitivo, inovar vem a ser também a necessidade de se criar novos produtos, métodos e serviços, para atender a demanda comercial e conquistar ou garantir a sua “fatia” no mercado, que exige cada vez mais para suprir suas necessidades e desejos.

“O Brasil tem talento empreendedor de sobra, mas não há um ambiente encorajador para inovação. O país não conseguirá transformar conhecimento em desenvolvimento econômico”. Para o Diretor do Ciec, Michael Ryan, o Brasil tem pontos favoráveis para inovação, como alto investimento nas universidades e RH de qualidade.

“A falta de ambiente propício deixou o Brasil para traz quando se fala em capacidade de transformar o conhecimento em valor”, diz o professor norte americano que esteve em diversos países para conhecer o progresso de inovação.

Seria interessante para o Brasil formar mais recursos em outros países, buscar uma cultura de empreendedores, facilitando a aceitação à inovação, desuniformizar o ensino, etc. Como exemplo de êxitos brasileiros cita-se a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com