TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Comportamento Organizacional

Casos: Atps Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

UNIDERP ANHANGUERA INTERATIVA

Curso: Administração

Disciplina: Comportamento organizacional

Comportamento Organizacional

Profª. Ma. Cristiane Vinholi de Brito.

2012

Introdução

O Comportamento organizacional consiste no estudo passo a passo do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, e grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional

Entendemos que se tratar de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa.

Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo.

CAPÍTULO 1

1 - CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Consistem no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

2 - DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

É uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. Considera o indivíduo como parte daquela organização daí a necessidade do mesmo adequar-se nesse ambiente onde irá interagir com outros.

3 - QUADROS COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

SISTEMAS ABERTOS

É aquele que interage com o seu ambiente, ou seja, sofre influência do seu ambiente

e influencia o mesmo. Possuem como característica básica não apresentarem intercâmbio com o meio ambiente.

Apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e de saídas.

SISTEMAS FECHADOS

É aquele que não sofre nenhuma influência do seu ambiente e também não o influencia. Pois são herméticos a qualquer influência ambiental.

São adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente às condições do meio. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.

Mantêm um jogo recíproco com o ambiente e sua estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos do sistema se organiza, através de uma operação adaptativa. Sistemas cujo comportamento é determinístico e programado e que operam com pequeno intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente.

A adaptabilidade é um contínuo processo de aprendizagem e de auto-organização. Não tem essa capacidade.

Tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto-reprodução sob certas condições ambientais.

O termo é utilizado para os sistemas estruturados, onde os elementos e relações combinam-se de maneira peculiar e rígida, produzindo uma saída invariável.

É perfeitamente aplicável à organização empresarial. São os chamados sistemas mecânicos, como as máquinas e equipamentos.

CAPÍTULO 2

O efeito das inovações sobre as organizações:

O acesso às informações é cada vez maior. As organizações precisam mais e mais competitivas. Como diferenciar-se perante tal contexto? Não basta mais termos várias informações, por melhor analisadas que sejam, para que sirvam de referenciais numa tomada lógica de decisões. Além disso, não existem informações completas, perfeitas e fechadas por um tempo longo. A conjuntura empresarial muda em um rápido período de tempo. O diferencial está justamente no tratamento ao qual submetemos essas informações, buscando extrair todos os sentidos destas informações. Mudanças radicais estão revolucionando o papel do ser humano na sociedade moderna, em resposta à necessidade de que todos contribuam com sua inteligência, sua criatividade e sua responsabilidade para com a sociedade. Devemos considerar o todo, sendo inovadores e tendo compreensão técnica e humana para a resolução criativa de problemas e a habilidade na colaboração global.

Boa parte dos tomadores de decisões acredita que uma correta análise das informações propiciará o surgimento de novas alternativas, mas na verdade a mente humana está num primeiro momento receptiva para captar aquilo que se encaixa em seus padrões já estabelecidos. O novo causa medo. Para termos novas idéias é essencial que tenhamos a mente aberta e disposta a romper com paradigmas pré-existentes, e isso não ocorrerá aplicando as mesmas análises em informações diferentes. Percebemos que há muito boa vontade e desejo de inovar em boa parte dos empresários o que muitas vezes não há são os recursos necessários para se investir nessa área.

CAPÍTULO 3

A idéia de se trabalhar em equipe surgiu no momento em que o homem percebeu que a soma dos conhecimentos e habilidades individuais facilitariam o atingir dos objetivos. A mudança constante das informações e a necessidade de um maior conhecimento motivaram cada vez mais essa forma de trabalho, ou seja, fazer com que um grupo, formado por pessoas diferentes, tenha objetivos comuns.

A verdade é que nem todas as empresas conseguem isso: transformar grupos de trabalho em equipes vencedoras, pois, quando falamos em equipes de trabalho, estamos nos referindo ao somatório de forças que vem do conhecimento e experiência, contudo, ao falarmos na formação dessa equipe, começamos a mencionar pessoas. Vemos na imagem que se não houver uma comunicação eficaz o resultado do trabalho é tempo e esforço desperdiçado. É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com