TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Comportamento Organizacional

Artigo: Atps Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2014  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO EDUCACIONAL ANHANGUERA

Milena de Castro Soares – RA: 5309957697

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

TAUBATÉ, 24 de Outubro

2012

INSTITUTO EDUCACIONAL ANHANGUERA

Milena de Castro Soares RA: 5309957697

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

BANCA EXAMINADORA

Prof. Tutora EAD Josiane Sartore

Anhanguera Educacional Ltda

RESUMO

O comportamento organizacional é o estudo sistemático e a aplicação cuidadosa do conhecimento sobre como as pessoas, indivíduos e grupos agem nas organizações. Suas metas são tornar os gerentes mais efetivos com relação a descrição, compreensão, previsão e ao controle do comportamento humano. Os elementos fundamentais a serem considerados são as pessoas, a estrutura, a tecnologia e o ambiente externo. O comportamento organizacional surgiu como um valioso campo interdisciplinar para os administradores. Ele se baseia em resultados de pesquisas cada vez mais sólidos e emprega idéias e modelos conceituais úteis retirados de muitas das ciências comportamentais para tornar os gerentes mais eficazes.

Os conceitos fundamentais do comportamento organizacional relacionam-se com a natureza das pessoas (suas diferenças individuais, a percepção, a pessoa como um todo, o comportamento motivado, o desejo de envolvimento e o valor da pessoa) e com a natureza das organizações (sistemas sociais, interesse mútuo e ética). As ações gerenciais deveriam ser orientadas de forma globalizada para alcançar metas superiores de interesse dos funcionários, da organização e da sociedade. Uma gestão eficaz pode ser alcançada de uma maneira mais bem-sucedida com a compreensão e a utilização das abordagens de recursos humanos, contingencial, orientada para resultados e sistêmica.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ............................................................................................7

2 Capítulo 1 ....................................................................................................8

3 Capítulo 2 ...................................................................................................10

4 Capítulo 3 ...................................................................................................13

5 Capítulo 4 ...................................................................................................14

6 CONCLUSÃO .............................................................................................16

7 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS ..............................................................17

1 INTRODUÇÃO

O comportamento organizacional é de extrema importância nas organizações afim de estar preparado para todo e qualquer tipo de comportamente de seus individuos e grupos afim de evitar impactos negativos para uma organização, através desses estudos e de um conhecimento amplo, pode se fazer alterações em seus métodos, inovando sua estruturas psicológicas e tecnicas, aperfeiçoando sua comunicação, desenvolvendo um lugar mais agradável e satisfatório para que todos individuos e grupos possam desenvolver melhor suas atividades, focando seus objetivos e alcançando suas metas para que a organização possa estar em desenvolvimento constante, para poder oferecer serviços de qualidade.

Comportamento Organizacional

O Comportamento Organizacional estuda os tipos de comportamentos de individuos e grupos no ambiente das organizações, afim de atingir metas e objetivos. Exemplos: Para se atingir produtividade com eficiência e eficácia, baixando custos e obtendo mais resultados, diminuindo o absenteismo que pode influenciar na eficiencia da produção e a rotatividade que gera custos toda vez que há necessidade de se fazer novas seleções, treinamentos e tempo que se gasta para finalizar todo o processo.

Indivuduos entram nas organizações com caracteristicas próprias que podem influenciar seu comportamento no trabalho, a idade, estado civil, personalidade e sua capacitação profissional, são algumas delas, mas poucas dessas caracteriisticas podem ser alteradas

Em grupo a forma de comportamento pode variar devido a ter mais de um individuo compartilhando ou trocando idéias, contribuindo para que se tenha um clima estrutural e organizacional mais atuante nas organizações para que todos seu colaboradores possam ter maiores satisfações.

Tipos de sistemas

Fechados: não sofrem nenhum tipo de interferência externa, seguem sempre os mesmos métodos, não sofrem nenhum tipo de inovação sendo assim não havendo desenvolvimento..

Abertos: constantemente em inovação, buscando informações para estar sempre em desenvolvimento e se adaptando as alterações necessárias para o meio ambiente.

Capitulo 2

Inovação organizacional

Segue abaixo pesquisa realizada na Empresa onde trabalho referente ao assunto Conceito de Inovação:

Desenvolvimento de Pesquisas medido em porcentagens.

1- Pessoas que nunca apresentaram novas ideias

Resultado = 10% = 02 pessoas

2- Pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com