TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Atps Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Prof.ª. EaD Ma. Mariciane Mores Nunes

Tutora a distância Prof.ª. Esp. Michele Braz Simões

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Camila da Silva Carvalho – RA 6500260879 – Tecnologia em Recursos Humanos

Fernanda Macedo Rodrigues – RA 6238207491 – Tecnologia em Recursos Humanos

Isabel Lais Andriewiski – RA 6506263605 – Tecnologia em Recursos Humanos

Selma Aparecida Alves –RA 6579308539 – Tecnologia em Recursos Humanos

Sorocaba/ SP

INTRODUÇÃO

Da Ética Aristotélica para a Ética na sociedade brasileira atual diz respeito a um estudo reflexivo das transformações na conduta humana. Justifica-se a criação de códigos éticos para a conduta social, convivência mais harmônica, justa e livre. Faz se necessário que os valores éticos e morais sejam impregnados na essência humana ao cidadão brasileiro, que as decisões, em qualquer instância sejam de bom censo sem ferir o outro ou a coletividade.

Ética vem do grego “modo de ser". Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, faz se o bem e o justo.

Segundo Aristóteles, a ética serve como condução do ser humano a felicidade, no sentido mais amplo da palavra. Interação na dinâmica do convívio social que possibilita transparecer os valores éticos e morais.

Comportamento ético é o ato de agir, de decidir, de fazer o bem de fato, por uma conduta virtuosa na comunidade em que estamos inseridos.

Não se aplica ética a uma pessoa, a ética faz parte do caráter de cada ser humano. Devemos ser éticos tanto em nossa vida pessoal quanto na nossa vida profissional. Hoje infelizmente dentro das organizações o caráter ético acaba ficando apenas no papel, ficando a critério de cada colaborador agir com ética ou não em suas atitudes perante a sociedade.

Ética é definida como explicitação teórica do fundamento do ser humano na busca do bem comum e da realização.

Exercer sempre sua profissão com transparência, honestidade, dignidade, sempre atuando com clareza e respeito para se alcançar bons resultados.

A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

1.1 Sinopse do filme.

O filme retrata a vida de um executivo que tem como tarefa demitir pessoas pelo país, e ele o faz com muito gosto e dedicação levando em conta a crise econômica nos EUA, a sua reputação diante do seu desempenho o coloca dentro da empresa como uma pessoa de grande prestigio sendo assim um dos melhores funcionários.ele é totalmente indiferente a realidade dos que demite,frio e calculista,realiza com destreza sua missão.o personagem demonstra extrema competência interpessoal e inteligência emocional,os aspectos negativos do processo não o afetam,sabendo agir de acordo com cada individuo,tendo raciocínio rápido e uma percepção incrível para conduzir a situação amenizando o conflito e algumas vezes consegue dar novas perspectivas as pessoas que demite.é um executivo frio,sem compromissos com relação as pessoas,tanto profissional quanto na sua vida pessoal, totalmente egoísta e individualista. Ryan Binghan (George Clooney) tem como objetivo atingir 1 milhão de milhas e suas viagens o motivam a alcançar essa meta,ele ministra palestras motivacionais,onde mostra como é difícil carregar tudo na vida usando como exemplo uma mochila leve simbolizando uma vida sem compromissos.Demitir pessoas não é o melhor emprego do mundo mas para Ryan essa rotina de hotéis e aeroportos o fazem feliz,o que pra ele é perfeito.com a chegada de Natalie keener na empresa esse seu estilo de vida fica ameaçado,ela tem um planejamento de cortar viagem aonde eles fariam a demissão por vídeo conferencia,cortando custos com passagens e hospedagens.Ryan se opõe pelo tratamento que as pessoas vão receber,mas seu chefe não esta preocupado com isso apenas em maximizar os lucros e pede que ele leve Natalie em suas viagens.A aceitação de uma ideia nova dentro da organização sempre demora um pouco pois os indivíduos tendem a rejeitar as mudanças.

Em uma dessas viagens Ryan conhece Alex, executiva com o mesmo estilo de vida,e ao lado dessas mulheres ele começa a perceber o outro lado da moeda.

Esses relacionamentos sem profundidade que ele leva deixa uma pergunta no ar: o ser humano é um ser sociável? Então porque insistir na individualização?A vida não é mais fácil quando se esta acompanhada?A principal desculpa que se ouve de pessoas individualistas “se quer algo bem feito, faça você mesmo”. Porem o “você mesmo” pode não ser a solução dos problemas, ninguém tem a chave para resolver tudo,mas podem ser resolvidos se cada um colaborar com o seu próprio conhecimento.Ryan só começa a perceber a falta das pessoas na sua vida quando é obrigado a carregar sua assistente Natalie Keener junto com ele.Natalie é uma pessoa que incita a discussão e coloca os problemas em pauta e apresenta as soluções e querendo ou não ele é obrigado a pensar.

A humildade acaba sendo o trunfo fundamental na postura adotada pelo executivo e a lição principal que o filme traz diz respeito à valorização da troca de experiências e respeito a bagagem alheia.

.

2.2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração

Todo administrador enfrenta o desafio deter que tomar decisões que muitas vezes escapam ao seu controle total, mas que não deixam de ser problemáticas. Por isso, suas escolhas podem afetar direta ou indiretamente membros internos, ou a sociedade. Suas decisões devem estar alinhadas a mudanças e exigências ocorridas na sociedade. Por diversas razões, que vão desde o problema que envolve a eterna sede pela busca do lucro e a ganância, até os códigos corporativos de empresas que só sustentam suas próprias necessidades de se manter no mercado a qualquer custo, pensamos que a administração e a moralidade, a ética e os negócios, têm tomado o aspecto de contradição e de distâncias em relação aos problemas éticos.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com