TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Atps Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  3.329 Palavras (14 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Conceito de Comportamento Organizacional IBC Coaching

Conhecer a cultura e estrutura da organização, algumas se destacam pelo modo de gerir pessoas, com o estudo do comportamento de pessoas e seu impacto no ambiente da empresa, possibilitando prever e evitar problemas entre os colaboradores. Possibilita também verificar profissional que necessitam de aprimoramento e os que se destacam em suas funções, garantindo o melhor aproveitamento de ambos.

ETAPA 1

PASSO 1

O Comportamento Organizacional trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. Através dele, podemos destacar diversas características, como:

Importância das organizações no mundo moderno.

As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.

Conceito de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo, a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Propósitos

As finalidades do comportamento organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.

Características Identificadas

Elemento de importância crescente na formação do administrador (Visão da administração como processo: Estudo de pessoas, grupos e interações nas estruturas organizacionais e interorganizacionais).

Uma ciência aplicada.

Englobam conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas. Representa a convergência gradual das diversas escolas de pensamento.Abordagem integrativa: Combinar o desenvolvimento técnico/conceitual (cognitivo) com um aprendizado natural (habilidades interpessoais).

Voltada para quatro tipos de comportamento: Produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional.

Variáveis

As principais variáveis são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.

Principais oportunidades e desafios no uso do Comportamento organizacional

Aumentar a produtividade e a qualidades dos produtos de uma empresa.

Melhoria das habilidades humanas: Motivação, liderança, treinamento, satisfação com trabalho, avaliação de desempenho, comunicação eficiente, etc.

Administrando a diversidade da força de trabalho: Um dos desafios mais importantes e abrangentes.

Respondendo à globalização: Aprender a trabalhar com pessoas em diferentes culturas.

Fortalecendo as pessoas: Emporwement - Fortalecimento dos funcionários, equipes autogerenciadas.

Estimulando a inovação e a mudança: Organizações bem sucedidas precisam encorajar a inovação e dominar a arte da mudança para expressar sua competitividade.

Lidando com a “temporariedade”: Os executivos e os funcionários de hoje precisam aprender a lidar com a temporariedade, bem como a conviver com a flexibilidade, a espontaneidade e a imprevisibilidade.

Ajudando os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional: Atenuar a confusão entre a vida profissional e a pessoal. Teletrabalho, maior flexibilidade para que possam compatibilizar os assuntos profissionais e pessoais.

Desafio importante no comportamento organizacional: motivar trabalhadores e manter a competitividade global das organizações.

Melhorar o comportamento ético: Criar um clima eticamente saudável para seus funcionários no qual eles possam realizar seu trabalho com produtividade e confrontando o mínimo de ambigüidade em relação ao que se constitui em comportamentos certos ou errados.

PASSO 2

Nildes R. Pitombo Leite, Fabio Pitombo Leite e Lindolfo Galvão de Albuquerque.

Os Autores relatam através de uma pesquisa sobre a análise do comportamento de um grupo de nível estratégico de uma organização multinacional no setor petroquímico. Os autores citam que por meios de pesquisas diz se que o comportamento organizacional tem suas bases cientifica respaldado pelas ciências sociais da psicologia e antropologia, segundo as pesquisas relatam para o comportamento organizacional como um campo considerado relativamente novo, em todo o mundo a expressão comportamento organizacional tem sido utilizada para denominar habilidades humanas, incluindo motivações, comportamentos, comunicações intra e interpessoal, desenvolvimento de atitudes, poder de liderança, estruturas e processos grupais, percepção, aprendizado, conflitos, mudança, planejamento e organização humana do trabalho. Os autores citam que a base do comportamento organizacional e constituída por um conjunto diversificado de disciplinas que incluem psicologia, administração, sociologia, teoria das organizações, psicologia social. Enfim os autores reforçam que através das pesquisas com os grupos, a retratar uma analise de comportamento e de que forma a gestão organizacional pode contribuir, os pressupostos teóricos aqui adotados, tendem a mudar quando aos membros da organização podem ser percebidos como organismos dignos de confiança, onde suas necessidades e desejos podem ser atendidos dentro das quais, desejo de serem produtivos e a necessidade de serem reconhecidos.

Kleber Gonçalves de Sousa

O comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com