TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Comportamento Organizacional

Artigo: Atps Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

CAPÍTULO 1.

Definição de comportamento organizacional.

É o estudo sistemático do comportamento do indivíduo para aprimorar as relações em equipe, objetivando o aumento da produtividade. Auxilia o líder a entender melhor os colaboradores, bem como atribuir funções de acordo com a personalidade de cada um. Ex: colaborador introvertido, colocado em uma função em que realize atividades administrativas.

Existem basicamente dois tipos de organização do trabalho: sistema aberto e fechado. O sistema fechado, como o próprio nome sugere, não promove interação com o meio. Segundo CHIAVENATO (1987), sistemas fechados são os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influência ambiental. Sendo assim, os sistemas fechados não recebem nenhuma influência.

Esse tipo de sistema é extremamente rígido, onde a participação dos colaboradores é quase nula e existe controle quase absoluto das máquinas operantes do sistema. Assim sendo, pode-se dizer que uma organização baseada neste sistema tende a ficar estagnada no mercado e corre o risco de não evoluir com o passar do tempo.

Já o sistema aberto, ainda segundo CHIAVENATO (2004) é um sistema de interação. Interação dos indivíduos entre si e da organização com o meio em que está inserida. É o sistema que interage intensamente com o ambiente através de múltiplas entradas e saídas, afetando-o ou sendo afetado por ele.

Baseado nos conceitos citados pode-se imaginar que o sistema aberto é mais atual e progressista, isto porque o mesmo abre possibilidades de interação intra e extra-organização, o que pode resultar em maior desenvolvimento da mesma.

O sistema aberto abre mais possibilidades para a organização, permitindo que a mesma se adapte ao meio em que é inserida. Nestes casos, a empresa pode trazer novos elementos para sua estruturação, realizar modificações para adaptar-se melhor ao mercado em que está inserida, como por exemplo: apresentar um novo produto, abertura de negociação diferenciada com fornecedores e clientes, entre outros.

Ambos os sistemas mencionados é complexo e envolve um estudo aprofundado das teorias organizacionais e cabe ao responsável pela organização, determinar qual tipo de sistema será incorporado em sua empresa e, desta forma, delinear o modelo de trabalho que se fará a partir do sistema determinado.

Capítulo 2.

Inovação.

O conceito de Inovação é bastante abrangente e pode ser definido de maneiras diversas entre várias pessoas. Pode significar algo novo. Atrair algo que tenha valor significativo, representando a implementação da criatividade, que é simplesmente produzir o novo, sendo o primeiro passo para a inovação.

Diferentemente de vários lugares do mundo, com a China e Estados Unidos, por exemplo, o Brasil parece não ter ainda boas oportunidades de empreendedorismo. Uma das principais causas deste quadro que se vê hoje, é que não há incentivo à inovação aos candidatos a novos empreendedores.

Para o diretor do Ciec, Michael Ryan, o Brasil tem alguns pontos fortes para a inovação: alto investimento em pesquisa básica nas universidades, recursos humanos de qualidade e publicações de artigos científicos de impacto internacional. Mas a pesquisa não chega ao mercado porque o ambiente é pouco motivante para a inovação .

Ainda que apresente alguns pontos positivos, o país não é o que se diria um formador de empreendedores. Isto porque não é cultural do país que as crianças sejam incentivadas a criar algo ou mesmo resolver situações por si mesmas. Com isso, temos adultos acomodados em modificar inovações já existentes e aprimorá-las. Contudo, em virtude a necessidade de mudança, o país já parece dar os primeiros passos em direção ao processo de inovação.

Diz-se que o inovador não se faz, nasce pronto. Mas o incentivo a essa pratica pode fazer com que muitos inovadores até então escondidos, tenham consciência de duas habilidades. A inovação exige coragem para assumir riscos e observar novas possibilidades. E mais do que isso, colocar suas idéias em prática.

As organizações de alto desempenho definem a inovação em relação à criatividade e a geração de novas oportunidades e coisas. Algo como a criação de novos e diferentes produtos, serviços e processos geradores de valor. Além dos benefícios financeiros e competitivos, a inovação melhora a posição estratégica da organização permitindo vantagens como melhor desempenho organizacional, facilita a retenção de talentos na organização, estimula o aprendizado e a transferência de conhecimento, proporciona pessoas com vontade de crescer e desenvolver-se profissionalmente porque a organização incentiva e recompensa a colaboração, alto grau de colaboração dentro e fora da empresa por atrair pessoas e parceiros que tem paixão pelo seu trabalho e criatividade.

Uma das grandes preocupações das empresas é a inovação organizacional. O problema fundamental é como a organização pode se tornar cada vez mais inovadora. As organizações estão tentando buscar todos os meios possíveis para isso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com