TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Comportamento Organizacional

Dissertações: Atps Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  2.430 Palavras (10 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

TUTOR A DISTÂNCIA - ADRIANA SOTOLANI

TUTOR PRESENCIAL – YAEKO OSAKI

PARTICIPANTES

Osasco/SP

23/04/2013

APRESENTAÇÃO

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerencia, como planejar, organizar e controlar.

As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no quadro socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.

De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Pode-se dizer, então, que Comportamento Organizacional e um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

CAPITULO 1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5

1.1 Comparação entre Sistema Aberto e Fechado 5

CAPITULO 2. PESQUISA: CONCEITO DE INOVAÇÃO 6

2.1 Aplicação do Questionário 6

2.2 Coleta de Dados e Tabulação 6

2.3 Análise e Conclusão dos Resultados Obtidos e o efeito da inovação para as organizações 8

CAPITULO 3. TRABALHO EM EQUIPE UMA VANTAGEM COMPETITIVA 9

3.1- A Liderança no Ambiente de Trabalho 9

CAPITULO 4. PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO 10

4.1 Definição de Comportamento Organizacional, eficiência e eficácia 10

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

INTRODUÇÃO

O Comportamento Organizacional é um desafio nos dias atuais, devido à personalidade do ser humano em relação ao ambiente de trabalho. O comportamento consiste no estudo de ações e atitudes do ser humano, buscando alcançar produtividade, qualidade, reduzir absenteísmo e promover a cidadania organizacional, busca uma estabilidade em seu ambiente de trabalho.

É essencial que as empresas incentivem os seus colaboradores a apresentar seu ponto de vista e buscar sintonia através de diálogo e valores pessoais, esta forma de lidar com as diferenças, é a base para a evolução empresarial.

Os profissionais envolvidos que definem os comportamentos organizacionais através de objetivos dependem de informações adequadas, buscar alternativas, e tomar as decisões com eficiência e eficácia. É através desses dois conceitos que podemos concluir se uma organização está alcançando seu papel com sucesso ou se algo deverá ser mudado. A eficiência é a capacidade de obter bons resultados, com menos recursos ou com o necessário, e realizar da melhor forma possível. Já a eficácia, é fazer o que é preciso, o que é certo para alcançar os objetivos, é saber a melhor forma de produzir um produto adequado ao mercado. Ou seja, a eficiência envolve a atividade feita e, a eficácia seus resultados.

CAPITULO 1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Segundo Derek Pugh, 2012, p. 27 um dos conhecidos autores ingleses nesta área, define Comportamento Organizacional como “O estudo da estrutura do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.

E já Peter Druker 2012, p. 28 define Comportamento Organizacional como “são ficções legais e, portanto, são os indivíduos que atuam em tais organizações que efetivamente fazem com que elas sejam eficientes, eficazes e efetivas”.

Sendo assim, define-se que Comportamento Organizacional é a maneira que um ambiente administrativo estabelece para identificar o comportamento de um indivíduo numa empresa. O Comportamento Organizacional baseia-se no estudo sobre o comportamento humano, com um grande foco na dinâmica que deve ser exercido por um grupo de pessoas, todos com objetivo comum, de alcançar fatores positivos. Há três propósitos no Comportamento Organizacional, a primeira é a explicação, que está direcionado para as causas e razões que deve ser formado para um determinado fato. O segundo propósito é a previsão que consiste em estabelecer resultados alcançados de eventos futuros sob uma ação determinada. O terceiro propósito é o controle que implica no domínio de uma organização sob o comportamento humano.

Hoje no mundo moderno são de extrema importância as organizações a um ser humano. Pois possuem influências em diferentes grupos numa organização, na questão da necessidade e motivos de um indivíduo. Trazendo incentivos na produção e no raciocínio maior para encarar desafios num local administrativo.

1.1 Comparação entre Sistema Aberto e Fechado

Dentro o Comportamento Organizacional define-se que o sistema aberto com a troca de informações com o meio ambiente, são adaptativos, ajustam-se as condições do meio ambiente, entradas e saídas. Diferente do sistema fechado, que não recebem nenhuma influência do ambiente e não influenciam. Não recebem recursos e não produzem o que vem de fora.

CAPITULO 2. PESQUISA: CONCEITO DE INOVAÇÃO

Para analisar a velocidade e os efeitos das mudanças nas organizações, foi elaborado uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa descritiva através de um questionário sobre o conceito de Inovação.

2.1 Aplicação do Questionário

Publico Alvo: Colaboradores de diversos cargos e faixa etária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com