TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Atps De Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  2.402 Palavras (10 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância/ Polo Manaus - AM

ADMINISTRAÇÃO – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

FERNANDO HÍTALO SERRÃO LEVY RA: 425755

GEANDERSON TAVARES DOS SANTOS RA: 424518

CARLA RODRIGUES DE FIGUEIREDO RA: 425951

ANTÔNIO FREIRE NOGUEIRA JUNIOR RA: 415870

RAFAELA LIMA

ANTÔNIO KELITOM GADELHA DA SILVA RA: 488094

ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFESSOR Me. EAD: Ma. YAEKO OZAKI

MANAUS – AM

ABRIL, 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Centro de Educação à Distância

FERNANDO HÍTALO SERRÃO LEVY RA: 425755

GEANDERSON TAVARES DOS SANTOS RA: 424518

CARLA RODRIGUES DE FIGUEIREDO RA: 425951

ANTÔNIO FREIRE NOGUEIRA JUNIOR RA: 415870

RAFAELA

ANTÔNIO KELITOM GADELHA DA SILVA RA: 488094

ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade de Manaus Anhanguera Educacional, como parte dos requisitos à obtenção do grau de Bacharel em Administração sobre a orientação da professora Mestre MA. YAEKO OZAKI.

MANAUS – AM

ABRIL, 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................4

CAPÍTULO 1..............................................................................5

CAPÍTULO 2..............................................................................6

CAPÍTULO 3..............................................................................7

CAPÍTULO 4..............................................................................8

CONCLUSÃO............................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................13

INTRODUÇÃO

O comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento organizacional dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Seguindo do entendimento de que os executivos realizam trabalhos por meios de outras pessoas. O foco será: definir comportamento organizacional, descrever o que fazem os executivos. Explicar a importância do estudo sistemático do comportamento organizacional, listar as principais oportunidades e desafios no uso dos conceitos de comportamento organizacional, identificar as contribuições das principais disciplinas das ciências do comportamento ao estudo do comportamento organizacional, explicar por que os executivos precisam de conhecimento sobre comportamento organizacional.

Na Administração, existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significados completamente distintos: eficiência e eficácia. É através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado. A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos utilizando a menor quantidade de recursos possíveis; ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo.

Capítulo 1.

• Definição de Comportamento Organizacional

O Comportamento Organizacional trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

• Comparação dos autores entre suas definições de Comportamento Organizacional

Derek Pugh, um dos conhecidos autores ingleses nesta área, define Comportamento Organizacional como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.

Arriscaríamos outra definição, a do professor Jonh Ivancevich, com algumas modificações de nossa parte e que acreditamos mais completa e elucidativa: O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.

Quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados de Comportamento Organizacional

Autores Sistemas abertos Sistemas fechados

Idalberto Chiavenato. Introdução à teoria geral da administração/ Idalberto Chiavenato. – 6. Ed. – Rio de Janeiro: Campus, 2000. Flexibilidade; Mudança; Adaptabilidade; Incerteza;

Imprevisibilidade; Ambiente Mutável; Teoria da Contingência;

Adhocracia; Relacionar a empresa com o ambiente; Extroversivo;

Eficácia.

Caracteriza-se pelo fato de visualizar somente aquilo que acontece dentro de uma organização, sem se levar em conta o meio ambiente em que ela está situada.

Rigidez; Permanência; Definitivo; Certeza; Previsibilidade; Ambiente Estável; Teorias Tradicionais; Burocracia; Cumprir as metas e programas cotidianos; Introversivo; Eficiência.

Caravantes, Geraldo Ronchetti

Comunicação e comportamento organizacional/ Geraldo R. Caravantes, Cláudia B. Caravantes e Mônica Caravantes Kloeckner. – Porto Alegre, RS: ICDEP, 2009. 4. Sistema Aberto Auto – Regulável: Célula.

5. Vida vegetal.

6. Reino Animal.

7. Ser Humano.

8. Organização Social. 1. Sistemas Estáticos Simples: Estruturas.

2. Sistemas Dinâmicos Simples: Mecanismos de Relógio.

3. Sistema Cibernético Simples: Termostato.

Capítulo 2.

Conceito de Inovação

O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. De forma sucinta, há quem considere que inovação é a exploração bem sucedida de novas ideias. Segundo Drucker: “A inovação é o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente”.

Dentre as varias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais ou até mesmo novas fontes de suprimentos.

Inovação em seu sentido mais genérico pode ser definida como algo para a organização. A palavra inovar, do latim, significa tornar novo, renovar, enquanto inovação traduz-se pelo ato de inovar. Desta forma, a amplitude do termo nos remete a tentar uma definição mais específica. A palavra inovação é frequentemente usada para descrever um objeto, que pode ser um microcomputador, ou um novo modelo de carro. Embora se referindo a algo “concreto”, teóricos do assunto concordam que inovação pode assumir outras formas de definição.

Como por exemplo, podemos utilizar Rogers e Shoemaker (1971) que argumentam que uma inovação pode ser uma nova ideia, uma nova prática ou também um novo material a ser utilizado em um determinado processo. Desta forma, podemos visualizar a inovação em diferentes naturezas, que podem ser refletidas em esquemas classificatórios, diferenciando-se entre inovações administrativas e técnicas (Kimberly e Evanisko, 1981), inovação no trabalho organizacional, inovações em produtos e inovações em processos (Wihhp e Clark, 1986).

Pesquisa sobre Inovação aplicada a vinte pessoas em diferentes faixas etárias:

Nome Idade Definição de Inovação

Paulo Henrique 22 Definir inovação não é uma tarefa fácil, pois seus aspectos fenomenais tanto na ciência quanto na tecnologia, ou seja, através desta inovação podemos facilitar nossos conhecimentos sem precisar de esforços por existir vários métodos.

Thiago Mendes 28 Foi uma coisa boa para o ser humano.

João Pedro 32 Beneficia alguns e prejudica outros, como o meio ambiente.

Tiago 24 Um melhoramento muito importante para o planeta, à inovação ajuda você ver em tempo real tudo que acontece no país.

Marcos Amaral 30 Prejudica, pois a cada novidade que é lançada prejudica a nossa saúde (bateria, sinais sonoros).

France 42 É um meio das empresas alcançarem uma nova abordagem para resolução de um problema de forma a atender melhor o seu cliente.

Nayara 28 Inovação é o ato que a empresa utiliza para criar algo novo.

Josiele 20 Significa mudanças e transformação na empresa

Rita de Cássia 17 Inovação é o meio de melhorar o ambiente de trabalho.

Josué Ramos 30 A inovação depende muitos dos nossos políticos.

George Morais 41 É a utilização dos recursos avançados, que possibilita o desenvolvimento relacionado a produtos e processos que ganham dinamismo e qualidade.

Tavares 45 Inovação se corresponde com o avanço da era das tecnologias aplicada em funções governamentais e empresas privadas.

Gomes de Assis 56 Inovação é muito importante para as empresas, pois melhora a qualidade do atendimento nas empresas.

Santos Batista 38 Inovação seria a melhoria continua de segurança no trabalho para fins de evitar afastamentos precoces.

Tânia Mara 35 Inovação é tudo aquilo que traz melhoria para o colaborador.

Helder Nonato 41 Inovação é o ato de transformar algo em novo.

Suelem Figueiredo 18 Inovação é tudo aquilo que consiste em trazer avanço tecnológico para a empresa como todo.

Samara Gama 29 É quando as empresas pegam um objeto e modificam para melhor.

Raimundo Nonato 40 Inovação é o método mais eficaz de fazer atualizações em todos os setores que precisam de melhoria.

Faltam condições para inovação tecnológica nas empresas brasileiras

O Brasil tem talento empreendedor de sobra e pesquisa científica de excelência. Mas sem um ambiente encorajador para a inovação, o país não conseguirá transformar conhecimento em desenvolvimento econômico.

Inovação no Brasil

Para o diretor do Ciec, Michael, o Brasil tem alguns pontos fortes para a inovação: alto investimento em pesquisa básica nas universidades, recursos humanos de qualidade e publicações de artigos científicos de impacto internacional. Mas a pesquisa não chega ao mercado porque o ambiente é pouco te motivam para a inovação.

Pessoas Inovadoras

Para Isaias Raw, o Brasil precisa de uma cultura de empreendedores, pois os casos de sucesso nacionais estão quase sempre ligados à iniciativa individual. “O gargalo da inovação é o inovador. Você não inventa o inovador. Ele aparece por geração espontânea”, disse Raw a Agência FAFESP.

Qualidade

Para Guilherme Ary Plonski, coordenador do Núcleo de política e Gestão Tecnológica da USP, que também participou da organização do evento, não há uma ação que possa resolver sozinha os desafios da inovação do país. Mas o problema teria solução, como mostra a experiência com outro desafio semelhante ocorrido há 15 anos: a questão da qualidade.

Capítulo 3.

Trabalho em equipe: Uma vantagem Competitiva

A ideia de se trabalhar em equipe surgiu no momento que o homem percebeu que a soma dos conhecimentos e habilidades individuais facilitariam o atingir dos objetivos.

A verdade é que nem todas as empresas conseguem isso: transformar grupos de trabalho em equipes vencedoras, pois, quando falamos em equipes de trabalho, estamos nos referindo aos somatórios de força que vem do conhecimento e experiência, contudo, ao falarmos na formação dessa equipe, começamos a mencionar pessoas.

Essa então é a grande sacada, porque pessoas são dotadas de sentimentos individuais, expectativas únicas, sem falar nas crenças, valores e identidade que cada um vai formando no decorrer da vida.

É fato que toda equipe necessita de um líder que seja capaz de orientar, mostrar caminhos e gerar grandes resultados. Ele deverá ser dotado de características, não somente técnicas, mas também comportamentais, como, por exemplo, ter carisma, humildade, sinceridade, ser preocupado e compreensivo. É dele a missão de inspirar, em seus colaboradores, a motivação para a conquista. O líder, portanto é um modelo. Dessa forma consegue envolver e comprometer as pessoas, transmitindo-lhes sinergia, amizade, companheirismo e satisfação. É dessa forma que nasce um time de vencedores, mantido, certamente, pela parceria de todos.

Capítulo 4.

Percepção

Segundo a Lei de Percepção, para interpretá-la a informação dos estímulos captados pela visão, o homem serve-se de algumas estratégias, como a:

• Tendência à estrutura: de acordo com esta estratégia, o individuo é levado, de uma forma natural, a organizar ou a estruturar os diferentes elementos que aparecem no seu campo de estimulações. Essa estrutura pode ser feitas de 2 maneiras:

 Pelas semelhanças, ou seja, quando os elementos visuais têm cor, forma ou textura semelhantes, são vistos como pertencentes de uma mesma categoria, de uma mesma estrutura.

 Pelas proximidades, ou seja, quando mais próximo, maior a possibilidade de agruparmos os objetos.

• Segregação Figura – Fundo (Também conhecido por lei da continuidade) – traduz como a qualidade que determina a facilidade com que percepcionamos as formas como as figuras inscritas no fundo.

• Constância perceptiva – esta estratégia é particularmente importante, porque graças a ela o mundo apresenta-se com uma relativa estabilidade. Desta forma, pode-se descrever como a capacidade de percepcionar um objeto com os seus atributos básicos, independentes da variedade sensorial com que ele se apresenta. Em relação à visão, convém salientar, a constância de tamanho, de forma e de cor.

Comunicação

1. Conceito, Capacidade, processo e técnicas de transmitir e receber ideias, mensagens, com vistas à troca de informações, instruções etc.: A comunicação é um pré-requisito para a formação e consolidação de uma sociedade.

2. Ação ou resultado de comunicar (-se), de transmitir e receber mensagens. Esta empresa precisa melhorar a comunicação com as filiais

Relacionando os conceitos à arte de administrar

Para se superar os limites da comunicação empresarial tradicional e dos enfoques instrumentais da comunicação organizacional, é necessário que se entenda a comunicação como um processo estratégico para ação em uma realidade plural, dinâmica e complexa, que visa à provocação de comportamentos inovadores, criativos e dinâmicos do ponto de vista estratégico e que funciona, de maneira democrática, como disseminadora dos objetivos e dos valores culturais da empresa para públicos internos e externos.

O artigo apresenta uma introdução aos aspectos da teoria da comunicação e uma organização dos seus elementos a fim da sistematização das formas de planejamento do processo comunicacional, visando não apenas a clareza na transmissão das informações, mas também o convencimento. Para tanto, procede-se ao trabalho com as definições da língua e linguagem e suas respectivas funções, dando-se especial enfoque à função argumentativa e à retórica como fonte primeira das principais estratégias de comunicação que buscam gerar convencimento.

Conclusão

Das qualidades que o líder deve desenvolver, pouco têm se considerado sobre as emoções no comportamento humano. A liderança situacional nos indica que o líder desenvolve o seu estilo de acordo com as variáveis externas do seu relacionamento com os colaboradores. Mas, o que dizer sobre a base emocional do líder na tomada de decisões? Os problemas não estão na realidade, mas na sua interpretação. As pessoas reagem às percepções da realidade e não à realidade em si. Muitas vezes as situações de mudança são enxergadas como ameaçadoras em detrimento às oportunidades de criar alternativas para a solução de problemas. Neste sentido, um erro comum é perceber a mudança como uma situação importuna e reagir à base da conduta racional, desconhecendo as vantagens de retratar a realidade em múltiplas alternativas de soluções.

A falta de liderança focada nas necessidades das pessoas é outro dos erros, frequentemente, acometidos. Não devemos esquecer que a base das relações interpessoais encontra-se na capacidade de atingir os objetivos traçados, preservando os interesses dos outros.

Outro motivo do fracasso das mudanças refere-se à falta de capacidade do líder em antecipar situações ameaçadoras. A gestão de liderança implica em planejar a implementação da mudança e tentar trazer à tona as possíveis situações que possam surgir. Um erro, frequentemente, acometido é a não exploração da situação atual da organização, não questionando, por exemplo, sobre o que aconteceria no caso de se aplicar uma determinada política ou de deixar de fazer ou não inovar uma prática empresarial mantida ao longo dos anos.

A pró-atividade é um recurso muito usado no planejamento de mudança em organizações com visão de futuro. Entretanto, aquelas que eximem de praticar a pró-atividade, além de perder uma boa lição de aprendizado, limitam as suas possibilidades de serem eficientes e competitivas.

Os erros apontados neste texto são alguns dos indicativos, frequentemente, observados em organizações nas quais a falta de conhecimento do processo de liderança e a incipiente comunicação são pontos fracos que têm minimizado as suas possibilidades de sucesso na implementação da mudança. Uma ideia, uma ação e uma boa orientação faz a diferença entre o êxito na implementação da mudança ou fracasso da busca da eficiência organizacional.

Referências

Bibliográficas

Caravantes, Geraldo Ronchetti, Comunicação e comportamento organizacional / Geraldo R. Caravantes, Cláudia B. Caravantes e Mônica Caravantes Kloeckner. – Porto Alegre, RS: ICDEP, 2009.

Chiavenato, Idalberto, Introdução à teoria geral da administração / Idalberto Chiavenato. – 6. Ed. – Rio de Janeiro: Campus, 2000.

Eletrônicas

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/comportamento-organizacionalprincipios/13911/.

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/eficiencia-e-eficaciaconceitos-distintos-porem-interligados/11978/.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010175070518.

http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/leipercepcao.html.

http://www.pr2.ufrj.br/inovaçãosocial/texto/14-01.pdf.

http://www.rh.com.br/Portal/Liderança/Artigo/4430/a-lideranca-no-ambiente-de-trabalhopor-que-fracassam-os-planos-de-mudanca.html.

http://supertextos.com/texto/Trabalho_Em_Equipe_Uma_Vantagem_Competitiva/4484.

http://www.scielo.br/pdf/rap/v40n6/10.pdf.

http://sare.anhanguera.edu.br/index.php/anudo/article/view/1594/754.

http://www.webartigos.com/articles/44374/1/Comportamento-Organizacional/pagina1.html.

...

Baixar como  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »