TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Comportamento Organizacional

Monografias: Atps De Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 7

ABSTRACT

This scholarly work in the discipline of Organizational Behavior aims to conceptualize organizational behavior and emphasize the dimensions that interfere wilt relationships within organizations.

Sumário

INTRODUÇÃO..................................................................................................6

CAPITULO 1 – Definição de Comportamento Organizacional...................... 6

CAPITULO 2 - Conceito de Inovação................................................................8

CAPITULO 3 – Tópicos sobre Liderança ........................................................10

CAPITULO 4 - Relação entre percepção e comunicação ...............................10

CONCLUSÃO ...............................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................12

INTRODUÇÃO

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

O presente trabalho acadêmico da disciplina de Comportamento Organizacional tem o objetivo de conceituar comportamento organizacional e enfatizar as dimensões que interferem nas relações dentro das organizações.

CAPÍTULO 1

Definição de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional é o estudo do que as pessoas fazem no ambiente de trabalho, e de como seu comportamento afeta o desempenho das empresas. A finalidade deste estudo é tentar alinhar os objetivos pessoais, como satisfação no trabalho e auto-realização; com os objetivos das organizações, como lucratividade e produtividade.

Definição 1 - John A. Wagner & John R. Hollenbeck (2006): Comportamento Organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Segundo os autores, subjacentes a esta definição, encontram-se três considerações importantes:

- O Comportamento Organizacional enfoca comportamentos observáveis, como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham ações externas;

- O Comportamento Organizacional estuda o comportamento das pessoas como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores;

- O Comportamento Organizacional também analisa o “comportamento” dessas unidades sociais maiores – grupos e organizações.

Definição 2 - Robbins, Stephen P. (2005): Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, desempenho humano e administração.

Comparando as definições dos autores, ambas enfatizam que o comportamento humano em grupos pode ser estudado e modificado. Em uma rápida análise, no entanto, concluímos que a definição 2 é mais direta quanto ao objetivo desse estudo: melhorar a eficácia organizacional.

A seguir é apresentado um quadro comparativo entre sistemas fechados e abertos de Comportamento Organizacional:

SISTEMAS FECHADOS SISTEMAS ABERTOS

Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente. Trocam energia e materiais.

São herméticos a qualquer influência ambiental. Influenciam e são influenciados pelo meio ambiente.

São também chamados assim os sistemas determinísticos, que operam com muito pequeno intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente. Empresas proativas e reativas, que antecipam ou reagem a mudanças no meio ambiente.

Empresas totalmente estruturada, onde os elementos e relações combinam-se de uma e rígida produzindo uma saída invariável maneira peculiar. Empresas flexíveis, que atuam em campos turbulentos e em múltiplos mercados. Essas empresas têm que se adaptar a novas tecnologias e fusões empresariais.

www.ensaios/Atps-De-Comportamento-Organizacional-Completo-l/157100.html

Referências Bibliográficas

Caravantes, Geraldo. Comportamento Organizacional. São Paulo, Editora Anhanguera (PLT) 2008.

Chiavenatto, Idalberto, Teoria Geral da Administração. S. Paulo: McGraw- Hill.1987

CAPÍTULO 2

Inovação é mais do que criatividade. É a implementação de novos produtos, serviços, processos ou arranjos de organização.

Preparamos uma pesquisa sobre inovação, com respostas abertas.

A empresa que foi escolhida para realizar a pesquisa foi o Armazém Paraíba uma loja de departamento aqui de nossa cidade.

Pergunta:O que você entende por inovação?

1-Supervisor. Augusto: Algo novo que chega para inovar seja pioneiro. Chega ate o relacionamento com os funcionários.

2-Supervisor. Cristiano:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com