TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Comportamento Organizacional

Monografias: Atps De Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Atividade prática supervisionada

Disciplina: Comportamento Organizacional

Relatório

Prof.ª Ma. Yaeko Ozaki

Tutora à distancia: Bruna Cristina de Sá

Tutora presencial: Elaine Carvalho Alva

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Alexssandro Marques dos Santos – 6750337665– Tecnologia em Recursos Humanos

Caroline Rodrigues Ferreira Stoffel – 699449883– Tecnologia em Recursos Humanos

Luciana Melo Martins– 6790401311 – Tecnologia em Recursos Humanos

Márcia Jaqueline Correa Teixeira de Almeida – 6976485454 – Tecnologia em Recursos Humanos

Sandra Mara Segóvia Cardoso – 6942011813 – Tecnologia em Recursos Humanos

Dourados - MS

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo definir o conceito de Comportamento Organizacional sendo um campo que busca estudar os impactos que os comportamentos individuais e dos grupos tem sobre as organizações e sua fundamental importância para que elas se tornem eficiente e eficaz em todos os aspectos. Ser eficiente é realizar uma tarefa da melhor maneira possível e a eficácia é escolher os melhores meios para que ela aconteça e alcance os melhores resultados possíveis e a qualidade de tarefas, produtos ou serviços.

Capítulo 1.

1.1 Definição

Comportamento Organizacional é o estudo sistemático dos comportamentos, atitudes e ações dos indivíduos ou grupos no ambiente das organizações com o propósito de incentivar o desenvolvimento, aumentar a produtividade, diminuir a rotatividade de funcionários nessas organizações promovendo e melhorando a motivação de todos os envolvidos proporcionando a eficácia e a dinâmica organizacional.

1.2 Comparação entre Definições de CO

De acordo com Chiavenato (2011), o comportamento organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando nas organizações. Há influencia das pessoas e grupos sobre as organizações e vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.

Assim, Chiavenato explica que todos os fatores emocionais, culturais e sociais de um ser humano influenciam diretamente sobre o comportamento dentro das organizações, mas estas também podem influenciar os indivíduos para um bom relacionamento organizacional.

Segundo Robbins (1990), trata-se de uma área de investigação sobre a influência que indivíduos, grupos e estrutura organizacional exercem sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização.

A relação entre indivíduos e organização deve ser desenvolvida para que todos trabalhem mais eficazmente e para que o estudo do comportamento organizacional seja aplicado em prol do desenvolvimento nas organizações.

1.2 Sistemas Abertos e Fechados

Sistema aberto: nos sistemas empresariais abertos existem trocas das empresas com o meio ambiente externo que esta ao seu redor, as mesmas são dependentes e adaptativas e necessitam da influência ambiental externa e são para sobreviverem.

Sistema fechado: não existem trocas da empresa com o meio ambiente externo que esta ao seu redor e só visualizam o que acontece dentro delas, as mesmas são insensíveis e indiferentes a qualquer influência ambiental que os circunda, não interagindo a qualquer influencia ambiental e também não influenciam o meio externo.

1.3 QUADRO COMPARATIVO

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

Entradas e saídas em constanste intercâmbio com o ambiente externo Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda

Apresentam interdependência entre suas partes Não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam.

Homeostasia eAdaptabilidade.

Não recebem nenhum recurso externo

Possuem fronteiras ou limites Nada produzem que seja enviado para fora

Holístico Mecanicista

Capítulo 2.

2.1 Pesquisa sobre Inovação aplicada a pessoas de diferentes faixas etárias.

Relatório da pesquisa.

As inovações tecnológicas trazem benefícios para todos nós, como acesso mais rápido a informações, a facilidade em comprar certos produtos, aquisição de novos conhecimentos, além da rapidez e agilidade que algumas inovações trazem para nosso dia a dia, mas muitas inovações tecnológicas trazem consigo algum tipo de medo e receio, um exemplo bem claro disso citado pelos entrevistados é a compra de produtos pela internet, pois isso pode expor seus dados pessoais na rede e ser usado de modo errado por pessoas de má índole prejudicando os consumidores.

No mundo atual a busca por novos consumidores levam as empresas a necessidade de inovar para sobreviverem no mercado, muitas organizações já tradicionais precisam realizar mudanças para conquistarem novos consumidores. O marketing que ela produziu durante anos acaba atraindo novos clientes, mas ela sempre terá que inovar para oferecer mais informações e facilidade da compra de seus produtos, nos serviços prestados, para poder atender de um modo mais eficiente todos os clientes.

A tecnologia existente facilita para que as organizações venham a inovam e assim cumprir suas metas se torna mais fácil, pois o acesso a informações de novas técnicas e de produtos aperfeiçoam a produção e a prestação de serviços dessas organizações, deste modo facilitam suas inovações para que consigam cumprir seus objetivos.

Podemos dizer que as organizações estão preocupadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com