TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Comportamento Organizacional

Artigo: Atps De Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  3.697 Palavras (15 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 15

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS) – DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho do 1º semestre do Curso de Ciências Contábeis, apresentado para avaliação parcial da disciplina de Comportamento Organizacional, ministrada pela Prof.ª Ma. Yaeko Osaki.

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4

3. CONCEITO DE INOVAÇÃO 5

4. TRABALHO EM EQUIPE – Uma Vantagem Competitiva 9

5. DEFINIÇÃO DE PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO E A ARTE DE ADMINISTRAR 11

6. CONCLUSÃO 12

7. BIBLIOGRAFIA 13

1. INTRODUÇÃO

Muito tem se observado sobre o conceito de eficiência e eficácia, mas não estudados a finco, apesar dos conceitos dos mesmos serem considerados idênticos, seus significados ainda são distintos, apesar desta distinção para as organizações faz-se necessário saber que o significado de ambos estão relacionados ao sucesso do empreendimento, se uma organização é eficiente em seus serviço, será eficaz na entrega dos produtos.

A eficiência é a forma de como o administrador poderá obter bons produtos e ótimos resultados, a partir da utilização de recursos calculados, um bom gestor realiza em conjunto com sua equipe todo e qualquer serviço ou trabalho da melhor forma possível. A eficácia venha a ser a capacidade de fazer o que for preciso, mas respeitando em tempo hábil a realização se trabalhos ou serviços, afim de alcançar metas e objetivos. Tais conceitos vêm a ser focados com formar de melhor atender o mercado e os consumidores finais. Relacionado ao mesmo tempo com comportamento das pessoas, a eficiência e eficácia em geral poderá determinar o sucesso ou fracasso de uma equipe.

É sabido dizer que a compreensão de Comportamento Organizacional é um desafio constante, pois esbarram no efeito cultura das empresas, neste caso o Comportamento Organizacional vem analisar o modo de agir dos indivíduos, bem como a capacidade de agir de um determinado grupo e seus gestores diante de situações imprevisíveis. Foi posto neste trabalho opiniões sobre a aplicabilidade do estudo sobre Comportamento Organizacional e como interagem os grupos para atingir metas e terem seus trabalho executados com eficiência e eficácia.

2. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional possui conceito aceito por diversas vertentes de estudos sobre como as pessoas se relacionam, como se organizam em grupos e como a união de conhecimento adquiridos vem a impactar na organização com a finalidade de melhorar a eficácia do trabalho exercido pelos funcionários dentro de uma organização. Sendo assim conceituamos Comportamento Organizacional com área de estudo do comportamento dos indivíduos e dos grupos na organização, bem como a influência da organização sobre os grupos e pessoas.

De outra forma, o Comportamento Organizacional possui desafios visíveis, por mais que sejam parciais tais desafios denotam sobre as estratégias adotadas pela organização e objetivos a serem alcançados, as politicas e os procedimentos adotados pelas empresas e sua estrutura organizacional. Assim como existem desafios visíveis, temos os aspectos invisíveis do estudo do Comportamento Organizacional, tais como as percepções e atitudes individuais, normas grupais, interações informais e conflitos interpessoais, mas que dinamizam e influenciam o comportamento do grupo e das pessoas.

Assim como sua definição, o comportamento organizacional se caracteriza por ser uma disciplina científica aplicada, ligada a questões práticas no sentido de ajudar pessoas e organizações a alcançar máximo desempenho outrora nunca alcançado. Com abordagens contingenciais, procura identificar diferentes situações organizacionais para que se possa extrair o máximo proveito dela.

Com o desenvolvimento intelectual do homem e a revolução tecnológica, faz-se necessário a interação entre o homem e a organização, sendo necessários a ação de planejamento, organização, direção e controle, tais normativas do processo administrativo. Em conformidade com a Teoria Geral da Administração, tal interação se destaca por estudos aprofundados em dois âmbitos, o do Sistema Aberto e Fechado, ao qual definimos um quadro comparativo.

Pela Teoria Geral dos Sistemas, a utilização dos sistemas tem uma importância significativa tendo em vista a necessidade de avaliar a organização como um todo e não somente em departamento e setores. Pela teoria sistêmica, os Sistemas Abertos, que apresentam relações de intercâmbio com o meio ambiente, por meio de entradas e saídas. Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente e são eminentemente adaptativos, podendo sobreviver se ajustando constantemente as condições do meio em que se encontra.

No que tange o Sistema Fechados, estes não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não se influenciam, com isso não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.

3. CONCEITO DE INOVAÇÃO

O conceito de inovação é bastante variado, haja vista que todo conceito é determinado por sua aplicação, no que tange a palavra inovação, tal termo vem ser a exploração de novas ideais, pois, este é o instrumento específico do empreendedor, ao qual aderem à visão de que a criação ou manutenção de um produto, sempre terá como auxílio motor o melhoramento do mesmo.

A ideia que se que tem de inovação deriva das expressões criar algo, inovar algo ou simplesmente melhorar algo, que venha beneficiar a sociedade. Um empreendedor de visão sempre busca na inovação, algo diferente para definir algo que facilite a vida de uma pessoa ou várias pessoas. Das possibilidades de inovar, àqueles que se referem à inovação em produtos ou processos, também conhecidos como inovações tecnológicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com