TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Atps De Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  2.767 Palavras (12 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 12

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ADMINISTRAÇÃO

Profª. Yaeko Osaki

Edson conceição Junior

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP 23 de abril de 2013

INTRODUÇÃO

Definir o comportamento organizacional consiste no estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afetam o seu desempenho em forma geral. Na realidade retrata a continua interação entre pessoas e organizações que influenciam na evolução continua, já que suas variáveis fundamentais também sofrem mudanças constantes.

A mudança está presente dentro das organizações, no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional se baseia nas considerações dos seres humanos, com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional, o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores, o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos e o efeito causado sobre a empresa no que envolve a sua eficiência, eficácia e efetividade no trabalho.

Para compreender melhor o CO é necessário estudar atentamente as chamadas Ciências Comportamentais, o uso do método científico por certo deverá ser um dos instrumentos privilegiados para tal.

Entende que as organizações conforme Drucker “são ficções legais” e, portanto, são os indivíduos que atuam em tais organizações os que efetivamente fazem com que elas sejam eficientes, eficazes e efetivas.

Mostra que a organização formal, ainda que importante, é apenas uma de suas preocupações. Incluem entre seus objetos de estudo os indivíduos, os grupos e o ambiente onde opera a organização. A partir de uma visão sistêmica, procura estudar as inter-relações e interdependências entre os elementos citados.

O comportamento organizacional se baseia que os indivíduos têm uma característica única e específica, o que diferencia uma pessoa da outra. Em uma organização temos conceitos, pensamentos, percepções e avaliações contraditórias, portanto o comportamento organizacional consiste nas atitudes tomadas por meio de diversas proporções do nosso dia-a-dia.

Devem-se fortalecer as pessoas, e dar poder para realizar, influenciar e melhorar não só na vida pessoal, mas principalmente na organização.

O fortalecimento do grupo dentro de uma organização através de comunicação, motivando os indivíduos e fortalecendo as estruturas nos setores, mantendo vínculos e gerando flexibilidade para um planejamento mais eficaz e alcançado uma base sólida.

Inicialmente as organizações tem como base o incentivo dos colaboradores, buscando competividade no mercado, através de um bom desempenho, sempre destacando á ética, respeitando as diferentes culturas encontradas em uma organização.

Hoje em dia o funcionário tem mais liberdade para expor os seus conhecimentos além da sua área de trabalho, por isso é importante compartilhar o conhecimento e sempre estar atento nas atualidades, buscando formas de explorar atividades, leituras, assistir jornais, em busca de conhecimento, investir em si mesmo é algo precioso, assim poderá desenvolver um bom trabalho.

É muito importante focar em inovação, discutir em grupo as ideias criadas, tornando as pessoas capacitadas para desenvolver os seus objetivos, buscando resultados, através da junção, tendo metas para serem atingidas, através de diálogo e discussão, para terem alternativas, explorando elementos de identificação.

Para Andrew J. Dubrin – o CO é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento.

Segundo Idalberto Chiavenato, o Comportamento Organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.

QUADRO COMPARATIVO SISTEMA ABERTO E FECHADO

Comportamento Organizacional

John A. Wagner III

John R. Hollenbeck

Ludwig Von Bertalanffy

Sistemas

Abertos É facilmente caracterizado por apresentar interação e intercâmbio continuo com o meio, ou seja, recebe e descarrega algo aos outros sistemas, geralmente aqueles lhe são contíguos. Em decorrer das influências que recebe, o sistema reage a seu ambiente ajustando-se e adaptando-se a ele para sobreviver, e muda sua estrutura sem perder o foco, identidade e coerência. Em virtude desta incessante troca, é que o sistema mantém-se vivo e operante, pois se assim não fosse perderia sua fonte de energia.

. É aquele que realiza intercâmbio com o meio externo, necessitam da influencia do meio externo para definir seu planejamento e metas, viabilizando a sua viabilidade. Através da abordagem sistêmica e a troca de informação com o meio externo, possibilita influenciar o funcionamento da organização de forma estruturada, integrado e sistêmico, afim de que atinja os objetivos propostos pela organização com integridade, planejamentos, procedimentos e regras, envolvimento dos colaboradores.

Sistemas

Fechados É aquele que geralmente não mantém intercâmbio com o ambiente que o circunda. Desta maneira, não sofre influência, assim como não influência os demais. Geralmente são caracterizados pelo comportamento totalmente determinado ou programado e que operam com pouquíssimo intercâmbio de matéria e energia com o meio. Em um sistema fechado, embora como o próprio nome já diga é permitido a troca de energia, mas não de matéria entre o sistema e sua vizinhança. Em contraste com o sistema isolado que é determinantemente independente.

É aquele que não realiza intercâmbio com o ambiente externo, a tendência desse tipo de sistema é seguir um progressivo processo de caos interno, desintegração e até mesmo sua morte. Antigamente as teorias de administração consideravam a organização independente na analise de seus problemas em torno de estrutura, tarefas e relações internas formais, já que todo o foco era todo concentrado ao ambiente interno das organizações sem levar em consideração o ambiente externo que a cerca.

Este tipo de sistema é isolado, Hermético e sem abordagem sistêmica. Não permite a influenciar o meio ambiente externo.

INOVAÇÃO

São bastante variados os conceitos, mas podemos afirmar que inovação é a exploração com sucesso de novas ideias.

Alguns autores definem inovação da seguinte forma:

Autor Definições

Drucker É a tarefa de dotar os recursos humanos e materiais de nova e maior capacidade de produzir riqueza.

Hamel É o conceito de negocio que pode ser definido como a capacidade de imaginar conceito de negocio drasticamente diferente ou maneiras completamente novas de diferenciar conceito de negocio já existente.

Pesquisa elaborada com pessoas de diferentes idades, onde responderam:

Qual inovação que foi realizada na sua área de trabalho que surtiu efeito?

O resultado apurado foi:

50% dos entrevistados disseram que: o que fez a diferença foi a implantação de um programa P3E (Programa de Excelência) uma verdadeira inovação na forma de trabalhar e produzir sem sobrecarregar ninguém.

30% dos entrevistados disseram que: a regra “sem cobrança” adotada pelo supervisor é que surtiu efeito.

20% dos entrevistados disseram que: foi inovador a maneira em que foi distribuída a tarefa do dia-a-dia.

Com essa pesquisa concluímos que houve uma mudança bastante considerável nessa área de trabalho. Essa inovação colaborou positivamente tanto na forma como é executado o trabalho quanto nos processos, com isso obteve-se uma agilidade na finalização do projeto.

Podemos avaliar também que com essas inovações o ambiente de trabalho ficou mais satisfatório, pois agora cada um dos operadores sabe o local, como deverá realizar o processo e o que será produzido durante o dia traçando metas de horas que deverão ser cumpridas.

Assim não sobrecarregam a nenhum dos operadores e a qualidade do produto confeccionado seja o melhor possível.

Inovação organizacional é um novo método para a organização de rotinas e procedimentos de condução do trabalho que abrangem o seu desenvolvimento de novos métodos, redistribuição de responsabilidade, poder de decisão entre os colaboradores, onde isso promoverá a competitividade, ou seja, é a melhora dos produtos, serviços e processos no desempenho.

Inovação tecnológica é toda novidade implantada. Pode ser de produto ou de processo. Nas empresas são necessárias essas inovações, pois aumenta a eficiência do processo produtivo isso implica em um novo ou aprimorado produto, isso implica em um novo ou aprimorado produto.

Analisando esta imagem, podemos afirmar a importância do trabalho em equipe.

O trabalho em equipe consiste em pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa, com conhecimentos e habilidades individuais somando esforços para alcançar um objetivo.

Ficando bem visível isso imagem, a linha férrea é o objetivo desses trabalhadores que possuem habilidades e competências diferentes, nota-se que cada um tem uma ferramenta especifica para o desenvolvimento da tarefa, porém não alcançaram o objetivo devido a um problema com a liderança.

No trabalho em equipe, cada um sabe o que os outros estão fazendo, o que não acontece na linha férrea. Nota-se que a liderança por imaturidade está desmotivando e dividindo a equipe, o líder tem o dever de motivar e unir uma equipe, é uma verdade, se eles tivessem se unido com certeza teriam alcançado o objetivo.

Figura 2. Trabalho em equipe

Com exemplo na figura dois, o Blue Man Group, eles planejam os shows, dão opiniões e chegam a consenso, sabem o que cada um tem que fazer para que o resultado final seja excelente, os espetáculos saiam perfeitos, ou seja, o público fique satisfeito.

Percepção

As percepções são imagens, as descrições interiores, a nossa maneira de visualizar e interpretar o mundo que nos cerca.

Existem estudos voltados ao comportamento humano, onde cientistas estão cada vez mais convictos de que qualquer coisa é dependente de como se olha para o que se olha.

Como nossas percepções vem de nos mesmos e da nossa experiência, cada indivíduo terá uma visão ampla pelo que a de viver. Não temos um mundo comum e a comunicação só é possível na medida em que os dois receptores têm finalidades, pressupostos e experiências semelhantes. O processo de mudança num ser social depende de entendermos o ponto de vista dos outros.

A percepção é o que nos leva a atuar. Se chover, algumas pessoas buscam abrigo, outras sentirão prazer em caminhar na chuva, as suas percepções de que está acontecendo são diferentes, embora os grupos concordem com a frase “Está chovendo”, não significa que as percepções sejam as mesmas. Assim transpondo a situação organizacional um mesmo fato poderá gerar outros comportamentos segundo a forma de interpretação (percepção). Diferentes administradores poderão ter reações positivas ou negativas diante do comentário de um subordinado: um terá interpretá-lo como uma critica negativa e outro talvez aproveitando mais o comentário do colaborador. Em ambos os casos os comportamentos resultantes de parte do administrador possivelmente serão diferentes: demissão ou punição do subordinado no primeiro caso, ou agradecimento e recompensa no segundo caso.

Na organização dos estímulos que o sujeito proporciona, pode chegar a trazer significados inadequados da realidade tal diferença entre o real e a percepção da realidade, pode ser mais ou menos, permitindo que em certos casos falemos de falsas percepções ou de distúrbios perceptivos não percebemos elementos isolados, mas sim integrados mesma estrutura.

Comunicação

De modo geral, costuma-se dizer, que comunicar-se é algo fácil. Afinal, todos podem se expressar diante de diversos meios de comunicação. Assim podemos definir comunicação como o processo de transferência de significado e compreensão de um emissor para um receptor.

A informação e os processos de comunicação sempre estiveram presentes na evolução das estratégias empresariais e na própria evolução das organizações. Por isso, hoje muito mais do que em épocas passadas torna-se necessário entender a complexidade que envolve a informação e os processos de comunicação na gestão estratégica das organizações.

Afinal vivemos numa era de ritmo acelerado de transformações e contextos, cada vez mais complexos onde as organizações precisam buscar novas lógicas de gestão para enfrentar a competitividade.

O conceito de comunicação empresarial é totalmente voltado para o contexto da empresa, torna-se tão vazio que o melhor caminho é pensar que a comunicação uma gestão que cria e desenvolve uma cultura organizacional, na qual todos se sintam envolvidos e de alguma forma participantes. (Genelot 2001)

No ambiente empresarial, á atenção que era dada á produção mudou a visão do consumidor. Sendo assim a empresa precisa, de uma boa estratégia de comunicação para se comunicar com a comunidade, com o cliente, com os agentes governamentais, com os fornecedores, enfim com as organizações e os agentes que também atuam nesse universo ou rede. A comunicação assume assim um papel fundamental na absorção e divulgação dos novos paradigmas empresariais, podendo agir como poderosa ferramenta estratégica de gestão.

A comunicação pode ser entendida, então como um alicerce que dá forma á organização, fazendo-a ser aquilo que ela é. Porém isso não significa que a comunicação seja algo autônomo, porque ela será sempre correspondente á forma que ela foi gerada, neste caso a empresa ou instituição.

EFICIENCIA E EFICÁCIA

É necessário para ser um bom profissional exercer suas atividades com eficiência e eficácia alcançando assim os objetivos almejados sem cometer erros demasiados atingindo assim um bom resultado. A eficiência está ligada ao resultado, em fazer mais com o mínimo de recurso possível, isto é, objetivo final. E a eficácia vai, além disso, pois está relacionada à forma de como foi feito e não apenas se foi feito.

Na administração a eficiência está relacionada ao nível operacional, ela capacita o administrador obter boa produtividade e desempenho utilizando o menor tempo de mão-de-obra. A eficácia está relacionada ao nível tático, é a capacidade de fazer aquilo que é preciso alcançando determinado objetivo escolhendo melhores meio e produzindo um produto adequado ao mercado.

CONCLUSÃO

Concluímos que houve uma mudança bastante considerável nessa área de trabalho. Essa inovação colaborou positivamente tanto na forma como é executado o trabalho quanto nos processos, com isso obteve-se uma agilidade na finalização do projeto.

Podemos avaliar também que com essas inovações o ambiente de trabalho ficou mais satisfatório, pois agora cada um dos operadores sabe o local, como deverá realizar o processo e o que será produzido durante o dia traçando metas de horas que deverão ser cumpridas.

O ser humano em fundamental para funcionamento da organização e este só será satisfatório quando corrigidos possíveis problemas que surgiram e que serão resolvidos através do diálogo.

REFERÊNCIAS

http://www.administradores.com.br/informese/artigos/comportamentoorganizacionalprincipios/13911/

Comportamento organizacional e comunicação / Geraldo R.Caravantes, Claudia B. Caravantes e Mônica Caravantes Kloeckner. – Porto Alegre, RS: AGE 2008

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/inovacaoorganizacional/24882

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010175070518

http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/4430/a-lideranca-no-ambiente-detrabalhopor-que-fracassam-os-planos-de-mudanca.html

(PLT – Comunicação e comportamento organizacional – Geraldo R. Caravantes e Monica C.kloeckner pag.82,83)

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/eficiencia-e-eficaciaconceitosdistintos-porem-interligados/11978/

http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/leispercepcao.

http://www.scielo.br/pdf/rap/v40n6/10.pdf

http://www.bocc.uff.br/pag/pessoa-sonia-comunicacao-empresarial-estrategica.pdf

http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/anudo/article/view/1594/754

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/eficiencia-e-eficaciaconceitosdistintos-porem-interligados/11978

http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/cap_humano/1.pdf

...

Baixar como  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »