TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Literatura

Ensaios: Atps De Literatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade de falar de gêneros literários. Períodos estilísticos e os grandes clássicos da humanidade

O Período Medieval é marcado por modalidades literárias como poesia cortês: uma forma convencional, o amor como tema das poesias e o surgimento do cavalheirismo; o cancioneiro: com cantigas d’amor com feição erudita, cantigas d’amigo com origem rural, cantigas de escárnio com o gênero satírico e a prosa com um romance de cavalaria, escritos místicos e doutrinários e com a historiografia Aos poucos a sociedade liberta-se do domínio da Igreja e a arte volta-se mais para a realidade, valorizando o homem e colocando-o como o centro ao redor do mundo que pode ser chamado de antropocentrismo opondo-se ao teocentrismo da Igreja, no qual a Igreja era o centro e o poder. Então surge o Renascimento, identificado pela valorização da razão, pelo culto aos valores da Antiguidade Clássica e pelo humanismo. O Renascimento valoriza o conhecimento e o raciocínio, capaz de conduzir o homem a grandes proezas como as que cantam Camões em Os Lusíadas, um poema épico das grandes navegações portuguesas. Camões foi um poeta lírico, dramático e épico, em suas obras predominam os sentimentos e emoções.

O Barroco inicia-se com uma série de eventos marcados pela história do Brasil, como a presença de comerciantes estrangeiros, as transformações sociais, econômicas e culturais devido às invasões francesas e holandesas, o declínio da cana de açúcar; a ação dos bandeirantes e a descoberta do ouro em Minas Gerais. É possível distinguir ecos da poesia barroca na vida colonial e um estilo colonial-barroco nas artes plásticas e na música. O Arcadismo “como a busca do natural e do simples e a adoção de esquemas rítmicos mais graciosos, entendendo-se por graça uma forma específica e menor de beleza”. Marcado pela arte do equilíbrio e harmonia, a busca do racional, do verdadeiro e da natureza, retoma as concepções de beleza do Renascimento.

O Romantismo era tudo que se opunha ao classicismo, por modelos da antiguidade clássica uma arte que valoriza a arte em um caráter popular.

Mudanças entre os diversos períodos

O Humanismo se estendeu do final do século XV ao início do século XVI uma época de grandes inovações no campo das artes, ciência e filosofia. Como sabemos cada movimento literário que se instaura na história da Literatura traz consigo inúmeras mudanças, que refletem em todas as esferas da sociedade vigente. Desta feita, a propagação do Cristianismo em decorrência das Cruzadas, fez com que se alargasse o intercâmbio comercial entre as regiões do Mar Mediterrâneo. Neste as forças antes consagradas apenas pelo poder do criador, revelam um instinto voltado para o racional. Surgia daí uma nova concepção - o antropocentrismo, cuja visão se voltava para as forças humanas. Então o Renascimento, identificado pela valorização da razão e pelo culto aos valores da Antiguidade Clássica e pelo humanismo, valoriza o conhecimento e o raciocínio, capaz de conduzir o homem a grandes proezas como as que cantam Camões em Os Lusíadas.

Na literatura o Maneirismo se caracteriza como nas artes visuais, principalmente pela perda da unidade clássica, que reflete a consciência dramática de que todo um ciclo cultural e civilizatório, que deixara uma impressão de grandeza e estabilidade, Tornam-se comuns na produção dos autores da época sentimentos de dúvida, fracasso, ambiguidade, duplicidade e ironia, e o fantasioso surge como uma fuga dos tumultos da realidade concreta, elementos que denunciam um desejo intenso de ordem e paz ou atestam que sua conquista é improvável. A crise espiritual ocasionada pela ruptura da unidade religiosa na Europa do século XVI repercute na literatura também através da profusão de traduções da Bíblia do latim para os vernáculos, estabelecendo novos padrões para a escrita em prosa. Ilustração de Gustave Doré para o Dom Quixote, na cena em que o Cavaleiro da Triste Figura embate contra moinhos de vento imaginando que é gigante Reconstrução moderna do teatro The Globe, onde atuou Shakespeare, com a representação da peça A Comédia dos Erros.

O Barroco é marcado predominantemente pela religião católica, pelas construções em igrejas e também em outras construções, marcado pelas esculturas e arquitetura com Antônio Francisco Lisboa conhecido como Aleijadinho. Este período é marcado pela publicação do poema épico de Bento Teixeira, 1601 Prosopopeia. É possível distinguir ecos da poesia barroca na vida colonial e um estilo colonial-barroco nas artes plásticas e na música.

Enquanto o Classicismo foi à expressão literária do Renascimento, o Maneirismo foi uma reformulação do pensamento clássico e naturalista, dado o choque ideológico das grandes transformações diante da fragilidade humana. Assim como o originalismo, há uma síntese dos estilos contemporâneos com o estilo próprio do autor. O romantismo foi uma das correntes de pensamento decisiva para um sentimentalismo mais concreto e ativo, seguindo em sua linhagem mais radical com o Realismo e Naturalismo, finalizando no Neorrealismo da literatura moderna.

Texto I

Cantiga de Inês Pereira que finge estar lavrando somente em sua casa:

Renego deste lavrar

E do primeiro que o usou;

Ó diabo que o eu dou,

Que tão mau é d´aturar.

Oh Jesu! Que enfadamento,

E que raiva, e que tormento,

Que cegueira, e que canseira!

Eu hei-de buscar maneira

D´algum outro aviamento.

Coitada, assi hei-de estar.

Encerrada nesta casa

Como panela sem asa,

Que sempre está num lugar?

E assi hão-de ser logrados

Dous dias amargurados,

Que eu possa durar viva?

E assim hei-de estar cativa

Em poder de desfiados?

Antes o darei ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com