TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Psicologia

Monografias: Atps De Psicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

Pedagogia

Fundamentos Filosóficos da Educação

Goiânia 24 de setembro de 2013.

INTRODUÇÃO

A Filosofia é importante para a sociedade histórica e culturalmente, portanto, tal contexto é esboçado e analisado por diferentes correntes filosóficas e sociológicas. Este relatório apresenta elementos filosóficos e suas reflexões, sobre os fundamentos filosóficos que permeiam a Educação Brasileira.

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE E DO MUNDO EM QUE SE VIVE E AS DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO DESTA DISCIPLINA NO CURRÍCULO ESCOLAR

A Filosofia visa o desenvolvimento do pensamento humano, e com ela, aprendemos a pensar e nos tornarmos seres pensantes e questionadores por isso a sua importância na Sociedade e na sala de aula uma vez que busca o questionamento e o desenvolvimento humano.

Como a filosofia não apresenta resultados consensuais, passa a ser de difícil aceitação em sala de aula, pelos alunos e professores porque as instituições estão preparadas apenas para ensinar os resultados substanciais das ciências da natureza ou da matemática. As instituições de ensino apresentam resultados de modo que os estudantes possam compreender e saber aplicar na atuação de uma profissão.

Como essa é uma matéria de difícil aceitação e compreensão na Escola, recurso habitual é substituir a filosofia, pela historia da filosofia, pelo seu valor literário ou pela sua visão psicológica ou sociológica e está sendo feito de forma equivocada uma vez que na filosofia o estudante tem de compreender os problemas, teorias e argumentos da mesma e saber discutir por si os problemas, ou seja tem que saber filosofar

A filosofia estimula e ajuda os estudantes a pensar por si e argumentar, perguntando-lhe o que pensa sobre os problemas do livre-arbítrio, ética e sendo ajudado com instrumentos filosóficos, sem esses o estudante fica reduzido à opinião do senso comum.

Como a filosofia traz diferentes tipos de interpretações possíveis da realidade, e com isso tornado seres críticos e questionadores, seres pensantes, o que não torna interessante para os governantes a implantação dessa matéria no currículo escolar e aplicá-la de forma correta, e nem aos professores é interessante uma vez que para produzir seres pensantes ele terá que se tornar um, dará muito trabalho e será inconveniente aos governadores ter tantos seres pensantes na sociedade.

COMO UMA SOCIEDADE PODE COMPORTAR DUAS REALIDADES TÃO DIFERENCIADAS

Atualmente a nossa sociedade está em constante exploração e desigualdade entre as classes sociais. Assim o processo educativo desenvolvido dentro das escolas também possui características que o tornam reprodutor das desigualdades sociais.

Percebe-se na realidade que a educação destinada a uma "minoria privilegiada" se diferecia daquela oferecida à "maioria excluída”, principalmente no que se refere à qualidade. Dentro de uma ideologia dominante, a educação é igual para todos, proporcionando as mesmas oportunidades, porém, a realidade mostra que é apenas ideologia. Como foi visto na reportagem o no artigo proposto há uma diferença gritante na forma como a educação é tratada, apenas uma minoria tem acesso a uma educação tecnológica com um novo conceito pedagógico, enquanto a maioria é vitima de escolas sem estruturas mínimas e quando a tecnologia chega não se tem estrutura para comportá-la.

Como a educação reflete a sociedade em que vivemos as diferenças econômicas também vai aparecer na educação. Estando claro que as diferenças econômicas e as divisões desiguais entre as classes sociais existentes irão sempre refletir na educação, e como boa educação gera seres pensantes não é interessante para os governantes propiciar uma educação de qualidade e com boa estrutura.

INDÚSTRIA CULTURAL E SUA INTERFERÊNCIA NA REALIDADE DA EDUCAÇÃO CONTEPORÂNEA

A Indústria Cultura ficou conhecida em 1947, através de Adorno & Horkheimer. Em todos os ramos da indústria cultural existem produtos adaptados ao consumo das massas, sendo que as indústrias se orientam, tendo no consumidor não um sujeito, mas um objeto. A indústria cultural idealiza produtos adaptados ao consumo das massas, assim como também pode determinar esse consumo trabalhando sobre o estado de consciência e inconsciência das pessoas.

A sociedade atual vive sob o impacto da indústria cultural, que provoca inúmeras mudanças nos diversos tipos de relações pessoais existente e, principalmente na educação. O que mais se vê são as crianças dentro de casa na frente da televisão, do computador, internet ou videogame, sendo expostas a diversas informações, possuindo na maioria das vezes mais conhecimento que os adultos, mesmo que estas informações sejam fragmentadas e desorganizadas. O que torna imprescindível que a sociedade esteja ciente dos novos espaços de aprendizagem, das novas formas de acesso ao conhecimento, das novas formas de relacionar, características da sociedade

contemporânea. É a partir desta perspectiva, que é feita esta abordagem teórica, a relação entre indústria cultural e educação, esta não pode estar desvinculada da realidade atual, onde a indústria cultural exerce um poder dominante e para entender essa relação, questiona-se sobre quais seriam os impactos da indústria cultural na sociedade contemporânea. Tentando desvendar se realmente à indústria cultural contribui para o processo de alienação em que a sociedade se encontra, analisando assim a indiferença da sociedade em relação aos impactos da indústria cultural na mesma. Portanto, esta pesquisa visa compreender as influências das tecnologias de comunicação e informação na sociedade de um modo geral, já que estas mudam constantemente a vida das pessoas. A formação cultural, que conforme Adorno (1996), deveria possibilitar condições aos indivíduos para se realizarem com autonomia e liberdade de espírito, sobre as ideias neoliberal, resume a uma semiformação que aniquila a possibilidade do ser humano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com