TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Psicologia

Monografias: Atps De Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 8

ÍNDICE

1- Introdução...................................................... ...........pag.3

2- Concepção de leitura pag. 4

3- Estratégias de leitura pag. 4

4- Leitura e a produção dos sentidos pag. 4

5- Gêneros textuais e suas características pag. 4, 5 e 6

6- Elementos coesivos ou mecanismos de coesão pag 6 e 7

7- Tipos de textos pag 7

8- Reforma ortográfica pag 7 e 8

INTRODUÇÃO

Ler vai muito além da simples junção das letras, que grafadas num papel não devem ser vistas apenas como um emaranhado de palavras, por isso, a leitura é um habito que todos nos deveríamos ter para construção do conhecimento da sociedade, essa atividade é sempre orientada pelas experiências obtidas através do nosso passado e pelas informações presentes do dia a dia. Na leitura o autor consegue obter um trabalho ativo do leitor, reiterando a compreensão e interpretação do texto, porem não basta somente ler, temos que saber interpretar o que o autor está descrevendo através dos conhecimentos gerais sobre o assunto abordado. Para isso devemos levar em conta alguns temas como: Concepção de Leitura, Leitura e Produção de Texto, Estratégias e suas características, Elementos coesivos e coesão, Tipos de textos e não podemos nos esquecer da mais recente Reforma Ortográfica, entre outros que veremos a seguir.

No que diz respeito à concepção, a leitura nos deixa sempre informados sobre os acontecimentos do mundo, seja ela por revista, jornais, meios de comunicações variados e para os diversos tipos de leitores, e tudo tem seu sentido que será decodificado pelos nossos conhecimentos sociais. Na construção de um texto, o autor sempre cria um leitor-modelo, despojando seus sentidos, mostrando ideias e sinais no texto para uma melhor compreensão do leitor.

Para realizarmos uma boa leitura e produção de sentido devemos utilizar algumas estratégias, que obtemos pelos conhecimentos guardados em nossa memória, realizando várias interpretações de sentidos efetivos, entre outros extremamente rápidos. Nós leitores, precisamos ser críticos, antecipando os fatos a partir de um título, tendo uma argumentação perante as informações explícitas e interpretarmos a metáfora do texto, notando as expressões que possuem informações fora do mesmo e dessa maneira nos difundirmos também com a mente do autor, permitindo-nos expressar de maneira que for mais dinâmica, em relação aos trocadilhos do autor e a sua compreensão.

O sentido de um texto só tem existência se houver um sujeito que exercite sua capacidade de construir ideias, informações, opiniões e a capacidade para se organizar através dos contextos linguísticos modernos, atendendo as necessidades pragmáticas na interpretação linguística que o texto foi construído.

Já a leitura e a escrita é resultado de um processo cultural, onde o ato de ler produz no indivíduo varias emoções e sentidos para entendimento de um texto, tendo o conhecimento adquirido no ambiente sociocultural e suas relações existentes entre as palavras, frases e ideias, formando uma textualidade com significado coerente e nãos somente palavras e frases que não tem sentido na interpretação de uma escrita.

O dialogo entre os textos, de onde obtemos um universo de cultura amplo e complexo, tem como base a intertextualidade e seus diferentes propósitos como, recreação, reflexão, releitura, entre outros, variadas formas de expressar sua comunicação, obtendo vários temas e várias formas de interpretação, pois cada indivíduo tem seu conceito, cultura e forma de pensar. Este fenômeno está ligado ao conhecimento do mundo que deve ser compartilhado com o autor-texto-leitor.

Vale ressaltar que não adianta o leitor desenvolver técnicas de leitura e não saber diferenciar gênero textual de tipo textual. Salientando que gênero textual refere-se à finalidade que possui cada texto não sendo possível enfatizar quantos "modelos" de gêneros textuais existem e que são regidos de normas específicas no que diz respeito a sua composição, quando fazem parte da modalidade escrita da língua. Os gêneros são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Podemos citar alguns exemplos: telefonema, sermão, bilhete, receita, conto, notícia, reportagem, anúncio, poema, carta, crônica, etc. Já o que define os tipos textuais é a forma como um texto se apresenta. Suas tipologias existentes são: Narração, Descrição, Dissertação, Exposição, Informação e Injunção. Eles formam um conjunto de traços linguísticos que seguem uma sequência lógica e podemos dizer que estão basicamente inseridos dentro dos gêneros textuais.

Vejamos alguns exemplos de gêneros textuais:

Como aprendemos no que tange o mundo da leitura, um texto não deve ser visto como um aglomerado de frases. Devemos saber empregar as articulações de nossas ideias de maneira a tornarmos o texto coeso e coerente. Veja o exemplo a seguir:

"Os sem-terras fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária no país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém, o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma agrária pretende assentar milhares de sem-terra."

As palavras destacadas tem o papel de ligar as partes do texto, podemos dizer que elas são responsáveis pela coesão do texto.

Devermos utilizar os elementos coesivos de maneira que não sobrecarregue o texto com ideias repetitivas, pois quando se trata do ato comunicativo, a clareza da mensagem é um dos aspectos primordiais, seja no âmbito da oralidade ou da escrita. Assim, a coesão confere textualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com