TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Psicologia Da Aprendizagem

Exames: Atps De Psicologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 11

1

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

WENDY STEFFANNY RODRIGUES DAMASIO RA:429615

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, sob orientação da Tutora presencial Tatiany de Castro Tavares.

.

APARECIDA DE GOIÂNIA,

2014

SUMÁRIO

2

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

INTRODUÇÃO............................................................................................................3

1 PSICOLOGIA É FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO.........................................4

2 TEORIAS DA APRENDIZAGEM...........................................................................5

3 COMO ESTIMULAR A MENTE............................................................................7

4 A UTILIZAÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS NA EDUCAÇÃO.......................8

5 CONCLUSÃO.............................................................................................................9

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................10

3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

INTRODUÇÃO

Neste relatório vamos entender quais os benefícios da psicologia inseridos na educação, qual a importância dela para a pedagogia e se usada corretamente em ambiente escolar é considerada como benefício para a educação.

Vamos aprofundar nas teorias da aprendizagem (teoria verbal significativa- teoria genética da aprendizagem e teoria sociocultural), vamos entender o que significa e quais as potencialidades de cada uma, ou seja suas contribuições.

Como estimular a mente? uma pergunta simples, mas será que é tão simples assim? Um estudo minucioso nos mostra que é bem mais complicado do que se apresenta pois muitos meios são utilizados para esclarecer esta pergunta. Acreditamos que se seguidos os passos descritos neste relatório o profissional da educação terá êxito em suas atividades.

E por fim iremos concluir nossa pesquisa falando sobre jogos interativos inseridos como um material didático em salas de aula, esperamos que ao final deste relatório possam ser respondidos todos estes questionamentos e que o mesmo possa servir como suporte aos profissionais desta área.

4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

1- A PSICOLOGIA É FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO.

Qual a importância da psicologia para a pedagogia?

Podemos dizer que a psicologia é a base de todos os processos educativos. Pois é através dela que o professor vai identificar e lidar com os diversos perfis psicológico de sua classe.

Com base na psicologia, Jean Piaget e Vygotsky souberam identificar os comportamentos infantis e com isso contribuir com nossos estudos e formação profissional enquanto pedagogos.

Lev Semenovitch Vygotsky acreditava que o desenvolvimento do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos, isto quer dizer trocar experiências e ideias.

E isto não cabe somente ao aluno, mas ao professor que trabalha como fonte de conhecimento. Como vivemos em uma diversidade de culturas, o pedagogo tem que utilizar da psicologia para identificar, qual a melhor forma de transmitir o conhecimento para cada aluno, sabendo compreender a deficiência de cada um, os seus pontos positivos e negativos, para que assim o seu objetivo possa ser alcançado.

fonte:www.slidesshare.net

Acesso: 14/04/2014 as 14:27hs.

A psicologia é entendida como a ciência do comportamento, e o seu papel na educação é compreender o comportamento dos alunos em ambiente escolar, verificar por exemplo os fatores que levam aquele indivíduo a se portar de uma determinada maneira e elaborar o planejamento curricular da escola nas várias modalidades de ensino e assim poder realizar com êxito o seu trabalho.

2 -TEORIAS DA APRENDIZAGEM

5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

 Teoria Verbal Significativa

 Psicologia-Aspectos conceituais: Propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando assim, um aprendizagem prazerosa e eficaz.

 Contribuições para o âmbito educacional: A teoria contribuirá de maneira significativa na construção da sociedade do conhecimento.

 Teoria Genética da Aprendizagem

 Psicologia-Aspectos conceituais: É a lógica dos conhecimentos científicos, mas especificamente como essa lógica se origina e se desenvolve na criança.

 Contribuições para âmbito educacional: A criança passa desde o nascimento por estágios, e assim sem extrapolar os seus limites se desenvolve com êxito, tendo um resultado escolar surpreendente.

 Teoria sociocultural

 Psicologia-Aspectos conceituais: Concentra-se na relação casual entre interação social do indivíduo e o seu desenvolvimento cognitivo.

 Contribuições para âmbito educacional: O conhecimento é construído nas interações dos sujeitos com o meio e com outros indivíduos, e são estas interações as principais promotoras da aprendizagem.

6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

A teoria é um discurso que extrapola uma mera descrição da realidade, mas a própria construção do conhecimento e da realidade em um determinado espaço/tempo/histórico. Cada teoria apresenta os conceitos e questões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com