TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Psicologia Da Educação

Casos: Atps De Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS DE PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

1 ETAPA

Qual a importância da Psicologia para a Educação ?

Vemos que o aluno recentemente é levado a aprender por experiências, sempre questionando e levando a buscar as respostas de uma forma dirigida. Ele consegue assimilar os conteúdos por sinapse, por isso é muito importante partir de um conhecimento pré-adquirido para que crie linhas de raciocínio próprio.

As formas de educar institucionalmente mudaram, conforme a evolução da tecnologia e suas disseminações nas camadas sociais, onde as informações são mais rápidas e amplas, com isso o aluno precisa ser direcionado e incentivado no que deseja pesquisar e aprofundar seus conhecimentos, de uma forma prática e usual o aluno consegue adaptar as informações com a realidade assimilando melhor o conteúdo.

Com as mídias disponíveis a todos o que Piaget defendia em 1974 faz cada vez mais sentido, pois temos como “princípio fundamental dos métodos ativos: compreender é inventar ou reconstruir por reinvenção”. Pois com as informações e com as experiências propostas o educando busca aprimorar seus conhecimentos, ficando curioso e pesquisa assimilando de forma natural e quase espontânea o assunto proposto.

Com isso verificamos que a psicologia precisa estar presente o tempo todo para incentivar os questionamentos e as formas de abordagem dos temas, pois quanto mais incentivado, o educando ficar por informações e experiências sobre um determinado assunto, mais ele irá buscar por recursos próprios e assimilações.

A psicologia na educação também é importante é fundamental para que sejam identificados síndromes e distúrbios. Para que o educador seja preparado para lidar com os tipos de síndromes e caso desconfie, encaminhe o educando para os profissionais competentes a este diagnostico. Exemplo: deficiência na visão, audição, motora e fonoaudilógica.

2 ETAPA

Pesquisar individualmente em diferentes recursos (livros, PLT’s - consultem o 207, revistas, periódicos) as teorias da Aprendizagem e faça suas anotações.

Em grupo, debater as pesquisas e produzir um quadro conceitual contendo os aspectos mais significativos de cada teoria, conforme o modelo:

TEORIAS Psicologia-

Aspectos conceituais

(Conceito da teoria) Contribuições da teoria para o âmbito educacional

TEORIAS PSICOLOGIA-ASPÉCTOS CONCEITUAIS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL

Teoria verbal significativa (Teoria de Ausubel) Estrutura consignava Aprendizagem com significado, novos conhecimentos (conceitos, ideias, modelos). Significado, interação e conhecimento. Muda o foco do ensino modelo-estimula para modelo aprendizagem significativa. Interação do novo conhecimento com o já existente, conhecimentos que o aluno já possui, ou seja, a aprendizagem significativa ocorre quando a informação é encarada no conceito preexistente cognitiva do aprendiz. O processo é dinâmico e vai sendo construído.Teoria genética da Durante a vida serão vários os Para que ocorra a construção

Teoria Genética da aprendizagem (Teoria de Piaget) Durante a vida serão vários os modos de organização dos significados. Conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio . O desenvolvimento humano passa por estágios de desenvolvimento. Para que ocorra a construção de um novo conhecimento, é preciso que o contato já assimilado passe por um processo de desorganização para que em contato com o novo conhecimento passe ser e organizar. Estágios o desenvolvimento: sensório-motor (do nascimento aos 02 anos) pré-operatório (02 a 06 anos) operatório concreto (07 a 11anos) e operatório formal (12a 16 anos).

Teoria sociocultural (Teoria de Vygotsky) Desenvolvida por Vygotesky As mudanças que ocorrem em cada um de nós em sua raiz na sociedade e na cultura. O processo de desenvolvimento seda de fora para dentro a relação professor

– aluno. ZDP (zona desenvolvimento proximal).

A educação é vista com o processo social sistemático de construção da humanidade. A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas, pois não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós, ele se atualiza conforme o tempo passa e recebemos influências externas, sempre visando à autonomia do aluno. A criança tem potencialidade para aprender e o que faz coma ajuda dos outros e autonomia que pode fazer sozinho.

Quadro 1 – Modelo

Fonte: Copelli

Apresentar na forma de texto discorrido, em até 3 páginas, as significações e empregabilidades das teorias estudadas nos diferentes contextos educativos ou seja, em que elas contribuem para a Educação?

Contribuem para a Educação

Teoria Verbal significativa: Segundo Ausubel pode obter o aprendizado de forma significativa por dois métodos: o da descoberta ou o da repetição. A aprendizagem precisa fazer algum sentido para o aluno, sem o qual o aluno perde o interesse e pode até decorar, mas não efetivamente aprender, assimilar um conteúdo. A informação precisa despertar interesse, curiosidade e corresponder com a realidade para que adquira significado e possa ser atrativo para o público alvo.

Teoria Genética da aprendizagem: Segundo Piaget busca o conhecimento da maturação do desenvolvimento cognitivo da criança, Piaget foi criador da teoria Epistemologia Genética, que ensina a aprender pela curiosidade inata, que ensina a aprender usando de assimilação e acomodação, a criança passa por quatro fases da primeira infância a adolescência.

Segundo Piaget, o individuo para aprender cria elos do meio em que vive com suas estruturas pré-existentes, encontrando o próprio significado das coisas e não as respostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com