TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Recursos Humanos

Dissertações: Atps De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1

O filme Tempos Modernos de Charles Chaplin é uma crítica a mecanização do trabalho e a desvalorização do indivídu mostra Carlitos um operário, num processo quase que mecanizado em que se perde um segundo atrapalha o serviço do segundo individuo responsável pela fixação da peça seguinte, a obrigação dos colaboradores em fazer seu trabalho sem parar era o essencial independente se os mesmo sentiam fome, dores, cansaço ou qualquer outro tipo de reação que o trabalho incessante causa, é possível também notar a limitação do trabalhador frente às atividades que desenvolviam. Por serem treinados e obrigatoriamente forçados a desenvolver as mesmas funções tornavam-se profissionais incompletos limitados a atuar na mesma função sempre. Independente de qualquer coisa, o que mais importava para empresa era ganhar dinheiro.

A relação entre os assuntos demonstra como era o tratamento em relação a mão-de-obra no início do século XX e como isso é visto nos dias de hoje.

O filme “Tempos Modernos” evidencia a teoria de Taylor e demonstra claramente a importância na produção em escala. Foca a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, já que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital.

Com o passar dos anos as organizações perceberam a importância de enxergar a empresa como um todo e principalmente à valorização e investimento em seu elemento interno.

O Mundo vem sofrendo uma mudança muito rápida, onde a informação se tornou essencial devido a globalização. Este movimento representa uma superação do modelo Taylorita-fordista com a adoção de princípios de flexibilidade e adaptabilidade. Inclui também a descoberta dos aspectos simbólicos e culturais das organizações. Na prática, a mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano, a relação entre empresas e mercados foram responsáveis pelo maior fluxo de mudanças, que são elas: do comando para a orientação; da era industrial para a era da informação; da rigidez para a flexibilidade; da atividade solitária para a atividade solidária; do tempo integral para o tempo parcial; do trabalho manual para o cerebral; da especialização para a multifuncionalidade; do foco no produto para o foco no cliente; de gerentes para líderes ou gestores; de Recursos humanos para parceiros de negócios, do capital financeiro para o capital intelectual entre outras.

As mudanças começaram desde a época do filme onde a máquina a vapor executa um serviço que antes era realizado por muitas pessoas. Hoje não é diferente a máquina ainda é muito importante, porem passou por adaptações, novas tecnologias. Os equipamentos têm mais capacidade, velocidade, designer moderno.

A empresa deixa clara sua missão, metas e objetivos e dispõe de treinamento, benefícios e recompensas, a fim de proporcionar motivação e fazer com que o colaborador seja parceiro da organização, procurando trabalhar sempre buscando o melhor.

O que fica claro é que independente da época ou situação estamos em constante mudança.Diante desse cenário, a área mais atingido com a mudança foi o RH. Isso porque as organizações enxergaram que cada vez mais existe o envolvimento das pessoas no crescimento da empresa. Passaram a perceber que os funcionários são seres humanos e não máquinas que produzem com rapidez, e que todos eles tem direitos e deveres dentro de uma empresa.

Hoje o processo de Gestão moderno de Pessoas se compõe em várias atividades: Descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc. Neste novo processo de gestão o conhecimento e o potencial humano são a grande vantagem para a organização se manter no mercado. As organizações que estão praticando ou se adequando a Gestão de Pessoas, onde todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionários) são tratados como parceiros têm mais chances de se manter no mercado e alcançar seus objetivos.

Na moderna Gestão de Pessoas, os colaboradores constituem o mais importante recurso das organizações. O desenvolver dessa nova gestão é representado pela íntima interdependência das empresas e dos colaboradores. O relacionamento entre eles, antes considerado competitivo.

Em termos gerais, acredita-se que a organização do futuro estará mais voltada para os clientes, colocando no plano central a questão da qualidade de seus produtos e serviços. As pessoas, com todas essas mudanças, passam a necessitarem cada vez mais de informação e tecnologia se torna uma ferramenta essencial para o processo, devido as tendências do mercado atual. Um dos impactos percebido foi o desemprego, pois muitas pessoas não conseguiram acompanhar com tanta agilidade essas mudanças. Contudo, terá uma relação mais próxima com a comunidade, assumindo uma postura de maior responsabilidade, as organizações e as pessoas percebem por questões estratégicas que devem preservar e cuidar do meio ambiente e da comunidade, ser responsavelmente social e renovando esses valores tornam-se mais competitivas.

ETAPA 2

Relatório

Recrutamento e Seleção

O processo de recrutamento e seleção visa, buscar no mercado de trabalho, os profissionais que mais se adéquam ao perfil exigido pela empresa, e que possam contribuir para o ambiente corporativo e exigente das mesmas. O processo seletivo se fundamenta em duas alternativas: a do cargo a ser preenchido o as competências a serem preenchidas, as exigências dessas informações servem para que a seleção determinar se será necessário apenas preencher o cargo ou agregar novas competências. A seleção de pessoal, tem papel fundamental na formação do quadro de profissionais de uma empresa, pois utiliza métodos de avaliação do comportamento humano para identificar as características ideais determinadas pela organização.

O processo de seleção de pessoas é peça importante para identificar as necessidades da empresa, o profissional responsável pela seleção deve seguir as exigências de valores e princípios da empresa, e estar atento aos critérios a serem utilizados na seleção de candidatos.

Análise de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com