TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestao Da Qualidade

Artigo: Atps Gestao Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  1.022 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 2 (Equipe)

Preencher a tabela comparativa entre os Modelos de Normalização se Sistemas de Gestão – ISO 9000 e 14001, incluindo objetivos, aplicação, princípios e estrutura, conforme modelo abaixo.

Tabela 3 – Comparativo entre ISO 9000 e 14001

Características ISO 9000 ISO 14001

Objetivos Qualidade total em excelência e melhoria continua em materiais, produtos processos e serviços. Tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização.

Aplicação As normas ISO 9000 podem ser utilizadas por qualquer tipo de empresa, seja grande ou pequena, prestadora de serviços ou uma empresa governamental, aplica – se na analise de contrato de documentos, no controle de um produto, e no registro de qualidade e treinamento. A norma ISO 14001 conhecida por aplicar um ciclo de melhoria contínua denominado Plan-Do-Check-Act (PDCA) que significa Planejar-Executar-Verificar-Agir.

Princípios Os princípios básicos das normas de ISO 9000 são uma organização com documentação acessível, ágil, que tenha equipamentos limpos e em bom estado. Mas um dos aspectos mais importantes é o da auditoria interna. A ISO 14001 dispõe de diretrizes básicas de um sistema de gestão ambiental para as empresas, ter o ISO 14001 é o suficiente para demonstrar o comprometimento com a pratica sustentável como um todo.

Estrutura Introdução, Objetivo, Termos e definições, sistema de gestão da qualidade, responsabilidade da administração, Gestão de Recursos, Realização do produto, analise e melhoria. Melhoria continua, politica ambiental, planejamento, implementação e operação, verificação e ação corretiva, e analise de administração.

Passo 3 (Individual)

Ler o capítulo sete, do Livro-Texto (PLT), que trata a respeito de Gerenciamento por

Processo, elencando os principais pontos para a Gestão da Qualidade e Mapeamento dos Processos.

A equipe deverá elaborar um fluxograma do processo de fabricação da empresa

apresentada no desafio, a fim de ilustrar a aplicação prática do Gerenciamento por Processo.

Passo 4 (Equipe)

Elaborar um relatório, de no mínimo duas e no máximo três laudas, com as seguintes informações:

1. Possíveis variáveis críticas do processo.

Uma possível variável no processo seria a queda na produção, ocorreu porque a empresa teve aumento no numero de clientes porem não tinha mao de obra suficiente para dar conta do recado. A empresa contratou novos funcionários para conseguir atender as demandas de clientes.

Outra possível variável é a queda da qualidade, porque mesmo com novos funcionários, a produção aumento porem a qualidade caiu. Também teve o aumento na economia com a queda da qualidade a concorrência conquistou mais espaço no mercado.

2. Análise das principais causa de melhoria.

Com o problema na mao de obra, a melhor solução foi contratar para aumentar o fluxo produtivo, e assim conseguir atender os clientes no prazo. Com a queda da qualidade automaticamente aumentou a concorrência, a solução foi investir em treinamento, com tudo isso a empresa teve um melhor retorno de seus funcionários, além de motiva –los ficaram informados da gestão de qualidade da empresa.

3. Resultado da análise das variáveis.

O custo total de toda a empresa, duração com treinamentos, satisfação do cliente, provocou um impacto, visando melhoras no nível da qualidade. A qualidade se baseia em fabricar o produto da mesma forma. Por conta do corte de madeira referente ao desgaste da serra, houve uma grande perda de matéria prima.

4. Propostas para ações de melhoria no processo.

Fazer manutenção nas maquinas, afiar a serra antes dela se desgastar. Para uma boa qualidade a empresa e seus funcionários tenham consciência de melhoria continua, todos tem que trabalhar em equipe tanto empregados como a empresa e ambos terem uma visão de mudança e inovação, assim terá um retorno garantido de todos no processo envolvido.

As informações produzidas nesta etapa deverão compor a cartilha eletrônica. O link,

contendo a cartilha, deverá ser encaminhado ao professor da disciplina para avaliação do material produzido.

Bibliografia

http://www.pgpconsultoria.com.br/servicos_iso9000.php

http://www.coladaweb.com/administracao/iso-9000

http://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_9000

http://www.usp.br/mudarfuturo/cms/?p=212

http://www.cedro.ind.br/br/downloads/institucional/cartilhamira.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_14001

http://www.lrqa.com.br/certificacao/meio_ambiente/iso14001.asp

http://200.132.139.11/aulas/Agronegocio/A7%20-%20Setimo%20Semestre/Gest%C3%A3o%20Ambiental/NORMA%20ISO%2014001.pdf

http://www.usp.br/mudarfuturo/cms/?p=212

...

Baixar como  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »