TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestao De Qualidade

Artigo: Atps Gestao De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  2.254 Palavras (10 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

I - O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo 03

II- O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução? 04

III- Quais foram os principais “gurus” da Qualidade? 04

IV- Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade? Explicar. 05

V- Ciclo PDCA e TQM 06

VI – Conceito De TQM. 06

VII - O Ciclo PDCA Na Gestão Da TQM. 07

VIII- Ferramentas de Planejamento da Qualidade 07

VIII - Processo De Melhoria Contínua 08

VIII- Relatório Final 09

IX- Referências Bibliográficas 10

O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

Qualidade é hoje uma palavra chave muito difundida nas empresas: fácil de falar e difícil de fazer. Ao mesmo tempo, existe pouco entendimento do que vem a ser qualidade. A definição da qualidade possui uma extrema diversidade de interpretação, dada por diversos autores, que procuram dar uma definição simples para que seja assimilável a todos os níveis das organizações. Precisa, para não gerar interpretações duvidosas; e abrangente, para mostrar sua importância em todas as suas atividades produtivas

Com o passar do tempo, o constante aumento das quantidades e da complexidade dos elevava os custos para obtenção de níveis razoáveis de qualidade. De forma geral, embora tenha havido uma mudança contínua na forma pela qual se busca aumentar a

qualidade nas empresas, a definição implícita do termo “qualidade” para as empresas pouco se modificou ao longo do tempo.

Em seu processo evolutivo, contudo, a qualidade tornou-se um termo de uso comum, sendo por isso, difícil de ser precisamente definido. Isso a torna passível de equívocos conceituais e de erros em sua gestão. Desse modo, ela não pode ser definida aleatoriamente sob o risco de perca de desempenho da organização no mercado (PALADINI, 2008). A propósito, Garvin (2002) acrescenta que o problema de algumas empresas não é falto de interesse pela qualidade, mas a falta de um correto entendimento sobre ela. E, para ele, este correto entendimento é fundamental para que ela possa assumir uma função estratégica.

Mediante o exposto, o presente trabalho se propôs a desenvolver o entendimento da dimensão estratégica da qualidade a partir da combinação de um estudo exploratório e bibliográfico. A migração da qualidade para o ambiente estratégico das organizações é apresentada no texto a partir de uma breve exposição do seu panorama histórico, seus principais teóricos, o desenvolvimento do pensamento estratégico e suas principais vertentes teóricas e, por conseguinte, a qualidade é analisada sob o ponto de vista estratégico.

Em suma, a qualidade vem tornando-se um fator crucial para a sobrevivência das empresas, sobretudo em ambientes altamente competitivos. Sendo assim, desenvolver um correto entendimento de seus vários conceitos e de suas técnicas de gestão é extremamente relevante para que ela seja aplicada estrategicamente.

O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?

Trata-se de um conjunto de práticas que têm como objetivo estabelecer padrões de processo, para que eles sejam executados da maneira mais padronizada possível, sem imprevistos e improvisos. Essas práticas devem ser estabelecidas não só nos processos de produção, mas também em outros processos considerados críticos que fazem interface com a produção, como por exemplo, Vendas, Compras, Treinamento de Funcionários e outros que a organização mapear como de impacto para a Qualidade de seu produto ou serviço.

Voltando no tempo, especialmente a partir da Revolução Industrial, com o desenvolvimento das ferramentas de trabalho e dos sistemas de unidades de medidas, tanto na Inglaterra2 quanto nos Estados Unidos da América3, a Qualidade evoluiu até nossos dias essencialmente através de quatro Eras, dentro das quais a arte de obter Qualidade assumiu formas distintas:

• Era da Inspeção – Qualidade com foco no produto

• Era do Controle Estatístico da Qualidade – Qualidade com foco no processo

• Era da Garantia da Qualidade – Qualidade com foco no sistema

• Era da Gestão da Qualidade Total ("Total Quality Management - TQM") – Qualidade com Foco no negócio.

3. Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?

Walter Shewhart - Foi um físico, engenheiro e estatístico estadunidense, conhecido como o "pai do controle estatístico de qualidade".

Armand Feigenbaum - Em 1951, concluiu o doutorado em Ciências noInstituto Tecnológico de Massachusetts. Feigenbaum é considerado o “pai” da qualidade e afirma que esta é um trabalho de todos na organização.

William Edwards Deming - Foi um estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor estadunidense. Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo, porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão.

Joseph Moses Juran - Para Juran a gestão da Qualidade tem 3 pontos fundamentais, a famosa trilogia:

O planejamento da qualidade; A melhoria da qualidade; O controle da qualidade.

Philip B. Crosby - Como pensador e filósofo da gestão empresarial moderna, Philip Crosby se fundamentou em mais de 40 anos de experiências vividas. Como Gerente de Qualidade na Martin-Marietta , criou o conceito de "Zero Defeitos"

Kaoru Ishikawa - Ishikawa mostrou a importância das sete ferramentas da qualidade: Diagrama de Pareto; Diagrama de causa e efeito; Histograma; Folhas de verificação; Gráficos de dispersão; Fluxograma; Cartas de Controle. Genichi Taguchi - Taguchi iniciou seus estudos - essencialmente em engenharia têxtil - na cidade de Tokamachi, no intuito de entrar para o ramo de criação e desenvolvimento de quimonos da família.

Tom Peters - Tom Peters ficou conhecido como continuador do trabalho de Peter Drucker, considerado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com