TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Porcessos Gerenciais

Casos: Atps Porcessos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.671 Palavras (11 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 11

Curso: TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

Turma: FPJ_116_E11_A1 e A2 - 2ª série - 2013/2.

ATPS: PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA

Disciplina: Processos Gerenciais

Jundiaí/SP

2013

INTRODUÇÃO

Esta atividade visa planejar e desenvolver um projeto social voltado para crianças de comunidades carentes, com o objetivo de prevenir doenças bucais.

Dentro dessa atividade iremos descrever os principais objetivos, e metodologia organizacional utilizada para se desenvolver o projeto citado acima.

1 - DESENVOLVIMENTO

Definições de Planejamento:

Planejamento pode ser conceituado como um processo, desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. (OLIVEIRA, 2010)

Planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para integrar e coordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins do que será feito e também aos meios de como será feito. (ROBBINS, 2000)

Tipos de Planejamento

Planejamento Estratégico

É um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempos, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível constitucional. (CHIAVENATO, 2007).

Planejamento Tático

É a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Alem disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. (CHIAVENATO, 1007).

Planejamento Operacional

O planejamento no nível operacional é chamado planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem do sistema fechado. (CHIAVENATO, 2007).

Figura 1 – Representação dos Níveis de Planejamento

Fonte: http://www.administracaoegestao.com.br

Pesquisa comparativa

Conclui-se que Planejamento para Chiavenato (2007), Robbins (2000) e também com Oliveira (2010), é um processo pelo qual transformamos aquilo que ainda é teoria em prática, ou seja, através de estudos e trabalhos, colocamos em prática para que possamos atingir os objetivos, sejam eles profissionais pessoais e outros.

Para o Prof. Roberto Shinyashiki, o planejamento estratégico é uma forma muito direta de se enxergar uma solução, saída, ou uma idéia para a vida no geral, seja na parte profissional, pessoal etc. Conforme frases abaixo:

Segundo Prof. Paulo Barreto dos Santos, o administrador do século XXI é aquele que olha para frente, que se mantém sempre atualizado, dando o exemplo para seus seguidores, fazendo com que assim, todos que estão ao seu redor também possam sentir esta necessidade de ter um conhecimento amplo pra que também possa ser uma pessoa de sucesso em sua vida.

De acordo com Chiavenato (2007), o planejamento também traz incertezas consigo, fazendo com que algumas decisões devam ser adiadas para que outras decisões corretas possam ser tomadas futuramente. Por outro lado, a preocupação exagerada em tomar decisões imediatas pode contribuir para a tomada de decisões erradas. É importante que o administrador pondere a decisão precoce e a decisão tardia para que seja tomada no tempo certo.

Concluiu-se que, são várias as definições de Planejamento segundo os autores lidos, porém todos entendem que o planejamento é um processo definido, para que possamos atingir objetivos e metas visando lucro ou um outro objetivo de um bem em comum.

2 - ORGANIZAÇÃO

Começamos esta etapa com um breve resumo do conceito planejamento.

Planejamento é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado.

Podemos ainda acrescentar que é um processo intencional, pois depende da vontade dos articuladores em ter um processo de planejamento, senão, o acaso é quem determinará as diretrizes, entretanto, o planejamento como um processo administrativo, não significa burocracia, mas sim uma forma de, montando um cenário possível futuro, descrever os objetivos deste futuro, independente do tempo em que se olha a frente, antever as consequências das decisões tomadas hoje, e assim desenhar os caminhos a serem seguidos, adequando e reavaliando permanentemente os processos para alcançar os objetivos traçados.

A organização é o conjunto onde duas ou mais pessoas realizam tarefas, em grupo ou individualmente, de forma coordenada, organizando os recursos para atingir os objetivos.

A função organização vem a tratar a empresa por completo não só abrangendo alguns setores mas toda a empresa, sendo um sistema aberto e integrado, este procedimento chamamos de desenho organizacional.

Dentro do desenho organizacional possuímos 4 características principais que são:

Diferenciação:

Que se refere a divisão do trabalho organizacional em departamentos ou subsistemas e em camadas de níveis hierárquicos.

Formalização:

É o procedimento ao qual implementa regras para indicar quem deve fazer e quando executar as tarefas. Impondo um ritmo na empresa, tornando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com