TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processos Gerenciais

Casos: Atps Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  1.025 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O objetivo do Trabalho é proporcionar o conhecimento das etapas dos Processos Gerenciais. Iniciando pelo Planejamento, o processo como as empresas determinam seus objetivos a serem traçados e propostos para a organização como um todo. Como o Planejamento é determinado, desenvolvido e implantado através dos tipos: tático, estratégico ou operacional.

Posteriormente um estudo sobre a Organização, que é a estrutura da ação empresarial e os meios para que seja viável e realizada com êxito.

Através da etapa 2 foi possível planejar e organizar uma ação social em beneficio para a sociedade, pois acreditamos que é desta maneira que podemos estimular a capacidade de analisar um texto ou um comentário, seja na mídia, em livros, em jornais, em revistas e até mesmo no círculo de relacionamento interpessoal, como família e amigos, que contribuirá para que futuros jovens e adultos desenvolvam uma importante forma de se posicionarem positivamente na vida, através do pensamento.

Planejamento da Ação Empresarial

A definição de Planejamento é o pensamento no futuro e o que a Empresa deverá fazer para atingir esses objetivos estabelecidos. Segundo Chiavenatto, o Planejamento é tão importante que é a primeira função administrativa. O planejamento é a orientação do administrador para os objetivos e o que será necessário para alcançá-los.

Já Peter Ducker, diz que a finalidade do processo de planejamento é enfrentar a incerteza do futuro. Em resumo, o planejamento serve de base para o futuro. As empresas precisam ter um bom planejamento estratégico para enfrentar os acontecimentos, o mercado, a concorrência e as ameaças econômicas e tecnológicas e quanto mais rápidas são a mudanças mais eficazes terá de ser o planejamento estratégico. A solução de problemas e o que deverá ser decidido em relação ao futuro.

Para isso devem ser definidos os objetivos, e a especificação do que se tende a atingir, após esse passo deve desenvolver os programas envolvendo a cúpula mais alta da Empresa ou envolvendo também todos os departamentos. Deve se avaliada a viabilidade e a aceitação dos gerentes e outros funcionários da Empresa.

O foco do planejamento pode ser voltado para a prevenção e antecipação de fatos que possam ocorrer futuramente ou voltado para a identificação e as ações necessárias para quando eventualmente acontecerem.

Em síntese o Planejamento estratégico é um processo Gerencial, que leva em conta as condições internas e externas das Empresas, com o objetivo de promover a organização, coerência e sustentação.

Comparando-se com os livros de Públio (2008) em seu livro “Como Planejar e executar uma campanha de propaganda” e Carvalho (2008) em “Estratégia Empresarial”, os dois autores defendem a tese de que para obter sucesso, seja ele pessoal e profissional, e necessário que as pessoas estabeleçam uma visão, uma missão, um objetivo e uma estratégia a ser seguida.

Confronto entre os dois textos dos autores Professor Roberto Shinyashiki e Professor Paulo Barreto.

Os dois textos dos autores Paulo Barreto e Roberto Shinyashiki, falam sobre a visão de futuro e o quanto isso é importante para o alcance do sucesso, esse é o grande diferencial do profissional atualizado e envolvido com o mundo globalizado. É o tipo de profissional que se preocupa com o que ocorre ao seu redor e com o aproveitamento das oportunidades, da idealização e realização sem medo do novo, sem medo de arriscar. Há pessoas que são apenas criativas, têm as que sabem implantar, o verdadeiro empreendedor é aquele que sabe unir as duas coisas, esses dois comportamentos.

Os dois autores falam sobre a dedicação incessante do profissional de sucesso, tem que haver comprometimento, muito estudo, muita dedicação mesmo que às vezes abdicando de algumas outras diversões e passatempos, certamente há um preço para atingir os objetivos. Para esse tipo de profissional não há acomodação. O mundo globalizado é uma verdadeira Guerra e quem vence a batalha são os melhores, os que trabalham fortemente e continuamente. E para vencer essa guerra de tecnologia e conhecimento, como diz o Professor Paulo Barreto tem que haver paixão pelo que faz estar totalmente envolvido. Desenvolver a própria maneira de administrar, baseando-se em casos de sucesso em teorias atuais em motivações internas e pessoais.

O Planejamento, como estamos estudando, é um dos processos mais importantes, é o início de tudo. Os planos devem ser traçados concretamente para atingir as metas e objetivos, que devem ser bem claros, seguidos e sempre revisados. É a sustentação, é a motivação para o profissional do futuro.

1) O que é Planejamento?

Planejamento é o processo adotado pelas Empresas, para estabelecer objetivos e medidas necessárias para as ações futuras, baseando se em algum método, plano ou lógica.

2) Quais os tipos de Planejamento?

Planejamento Estratégico: É um processo organizacional de fácil compreensão e adaptação. É realizado através de aprovações, tomada de decisões e avaliações. Esse planejamento é voltado para o futuro, com o prazo de 3 a 5 anos, sendo mais sujeito às incertezas dos eventos ambientais, externos.

As decisões baseiam-se em julgamentos e não em dados concretos, envolvendo todos os membros potenciais organização, portanto é consensual e não há diversidades em interesses e necessidades.

Planejamento Tático: É o tipo de planejamento onde envolve somente um determinado departamento ou divisão da Empresa. O tempo é de médio prazo, em média mais ou menos 1 ano. Os administradores utilizam esse tipo de planejamento para determinar o que várias partes da organização deve fazer para alcançar os objetivos propostos. Geralmente esse planejamento envolve áreas como a de Marketing, pessoal e finanças.

Planejamento Operacional: Esse tipo de Planejamento é feito para curto prazo, com tarefas individuais. Define-se o que fazer e como fazer, para as atividades rotineiras, portanto mais otimizado visando um resultado imediato. Os planos são subdivididos para garantir e assegurar que todos executem as tarefas conforme os procedimentos desenvolvidos.

Organização da Ação Empresarial

A extensão universitária é uma ação desenvolvida junto à comunidade, disponibilizando ao público

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com