TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROCESSOS GERENCIAIS

Casos: ATPS PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  1.333 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Este trabalho tem como objetivo de mostrar como funciona a área de planejamento de produção, controle de produção, programação da produção e controle de estoque dentro de uma empresa, e com a finalidade de visualizarmos a eficiência e eficácia de cada área citada acima.

Conceito de Planejamento da Produção

Segundo Chiavenato. “Nada é feito aleatoriamente ou na base do improviso. Tudo precisa ser planejado antecipadamente para evitar desperdícios, perdas de tempo, atrasos ou antecipações desnecessários. O processo produtivo deve funcionar como um relógio, desde que devidamente planejado.”

O planejamento de produção é o estabelecimento, a prioridade, daquilo que a empresa deverá produzir, tendo em vista, de um lado, a capacidade de produção e, de outro a previsão de vendas que deve ser atendida. Nesse sentido, o PP procura coordenar e integrar as máquinas, pessoas, matéria-prima, materiais em vias e processos produtivos em todo sistema e harmonioso.

Finalidade do Planejamento da Produção

Segundo Chiavenato. “Quanto melhor for a utilização racional e intensiva dos recursos produtivos, tanto maior será a eficiência, para obter eficiência, deve – se planejar melhor, o mesmo ocorre com a eficácia, ela representa o alcance ótimo dos objetivos pretendidos.”

Enquanto a eficiência está voltada para o interior do processo produtivo, a eficácia está voltada para os resultados do processo produtivo.

Capacidade de Produção

Segundo Chiavenato. “A capacidade de produção representa o volume ideal de produção de produtos / serviços que a empresa pode realizar. O volume ideal de produção representa um nível adequado de atividade que permite o máximo de lucratividade e o mínimo de custos de produção, de mão de obra, de manutenção etc.”.

A capacidade de produção da empresa depende de quatro subfatores:

• Capacidade instalada: quantidade de máquinas e equipamentos que a empresa possui, se todas as máquinas e equipamentos estiverem plenamente disponíveis e em funcionamento ininterruptos.

• Mão de obra disponível: é a quantidade de pessoas que a empresa pode contar para executar o plano de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com