TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Psicologia Da Apendizagem

Ensaios: Atps Psicologia Da Apendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.656 Palavras (7 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

As formas tradicionais de alfabetização inicial consistem em um método no qual o professor transmite seus conhecimentos aos seus alunos. Porém, muitos desses não estão capacitados para compreender algumas dificuldades que a criança enfrenta antes de entender o verdadeiro sentido da leitura e escrita.

As primeiras escritas feitas pelas crianças no início da aprendizagem devem ser consideradas como produções de grande valor, porque de alguma forma seus esforços foram colocados no papel representando algo.

Na aprendizagem inicial as práticas utilizadas são muitas vezes, baseadas na junção de sílabas simples memorização de sons e copias. Fazendo com que a criança se torne um espectador passivo ou receptor mecânico. Não participando do processo de construção do conhecimento.

A aprendizagem é o processo através do qual a criança se aproxima ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que seu grupo social conhece. Para que a criança aprenda, ela precisa se interagir com adultos e outras crianças mais experientes.

A Psicologia da aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança. Para se entender esse processo é necessário reconhecer a natureza social da aprendizagem.

O desenvolvimento de uma criança se mede pelo conhecimento, por esse motivo, é muito importante que o professor prepare aula que prenda a atenção dos alunos, afim de que eles venham ter interesse pelas aulas, fazendo perguntas e participando, a criança tem curiosidade em aprender, sendo assim, se o professor preparar aulas dinâmicas, aulas que prendam a atenção deles, isso irá aumentar a curiosidade e o interesse em conhecer coisas diferentes, de participar das aulas, interagindo com outros alunos.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA?

A importância da psicologia para a pedagogia no ensino aprendizagem reconhece que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas do pensamento educacional. Podemos nos remeter em primeiro ligar, à tradição centrada na criança dos movimentos pedagógica renovadores dos séculos, que funda suas raízes no pensamento de Rousseau e à qual pertencem autores tão destacados como Claparéde, Dewey, Ferriére, Montessori, Decroly, Cousinet, Freinet e muitos outros que, além das diferenças entre suas respectivas colocações compartilham o princípio de auto estruturação do conhecimento, isto é, vêem o aluno como o responsável último do seu próprio processo de aprendizagem, como o “artesão da sua própria construção”. Em segundo lugar, cabe mencionar a tradição, mais recente, da hipótese da aprendizagem por descobrimento, desenvolvida nos anos sessenta, e das propostas pedagógicas que defendem o princípio de que o aluno adquira o conhecimento com próprios meios ou, como afirma Bruner em seu conhecido trabalho sobre o alto do descobrimento, “mediante o uso de sua própria mente”. Em terceiro lugar, podemos citar as propostas pedagógicas inspiradas nas teses que podem ser sintetizadas na seguinte afirmação: o “princípio fundamental dos métodos ativos: compreender é inventar ou reconstruir por reinvenção”. Um educador com diferentes conhecimentos sente-se mais preparados e seguro na sua tarefa de educar os alunos.

A psicologia é solicitada a intervir na solução de problemas bastantes variados. Mesmo que esteja sempre encontrado resistência e oposições, ela tem contribuído em diferentes domínios, sendo o da educação um deles. Voltamos a destacar a importância da escola. É preciso entendê-la como um meio transformador e questionador da sociedade e reconhecer sua dimensão progressista. E também é fundamental vê-la como sendo um meio constituído para o aluno onde todo o seu cotidiano gira em função dela.

A psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo vivo, como: andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar. O papel do psicológico é compreender o comportamento do ser humano, verificar os fatores que levam a pessoa a se comportar desta ou daquela maneira. Quando ele consegue compreender e explicar tal comportamento, ele pode agir e ajudar a pessoa a se conhecer melhor. Este profissional pode atuar no campo da medicina, na área da indústria e na área da educação. Aqui, dois aspectos merecem a sua atenção: área de atuação.

1º aspecto: o estudo das diversas fases do desenvolvimento do ser humano;

2º aspecto: o estudo da aprendizagem e das condições que a tornam mais eficiente e mais fácil para o aluno.

CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA PARA EDUCAÇÃO

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que sustenta o que finaliza, e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção aprendizagem, inteligência.

A Psicologia encontra-se, como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimentos e habilidades, além de competência, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como pratica social, lhes coloca no cotidiano.

Ao transmitir os conhecimentos para os alunos, o professor desempenhará também a função de formador da personalidade de seus alunos no processo ensino aprendizagem, pois o aluno por sua vez é um sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, o professor tem o papel de mediador do processo de formação do aluno.

A perspectiva socioconstrutivista concebe o ensino como uma intervenção intencional nos processos intelectuais, sociais e afetivos do aluno, buscando sua relação consciente e ativa com os objetos de conhecimento.

A Psicologia também fornece subsídios para o desenvolvimento e elaboração do planejamento curricular da escola, nas varias modalidades de ensino. Sendo assim, devemos destacar a responsabilidade da escola para com o aluno ressaltando a necessidade do interesse que o educador deve ter pela vida do aluno como um todo, fazendo com que a escola passe ater sentido na vida dele.

As relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com