TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Psicologia Da Educação

Ensaios: Atps Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 8

TRÊS ASPECTOS RELEVANTES PARA A TEORIA DE SIGMUND FREUD PARA SE PENSAR A APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO:

Sigmund Schlomo Freud nasceu em 06/05/1856, na cidade de Freiburg, Moravia, atualmente se chama Pribor,Republica Tcheca. Nascido de uma família judia que viveu em Viena boa parte da sua vida. Formou-se em medicina e especializou-se em Neurologia, tendo logo a seguir criado a Psicanálise. Sigmund Freud sempre se preocupou em estudar manifestações de desequilíbrios humanos. Procurando ajudar no desenvolvimento das crianças e entender situações de desequilíbrio, Freud desenvolveu suas teorias baseando-se em seus próprios pacientes, podemos citar três aspectos importantes para a psicologia na educação:

Teoria da personalidade: Freud acreditava que podia conhecer seus pacientes, através dos seus relatos, com sonhos, fantasias e lembranças. Assim desenvolveu a teoria sobre a estrutura da personalidade. Ele percebeu com sua teoria que a criança passa por varias fases no decorrer de seu crescimento. A fase do ID que é o principio do prazer. O id não se preocupa com a realidade, ele só quer satisfazer suas vontades. Com o desenvolvimento da criança a 2° parte da personalidade começa a desenvolver, ou seja, o ego começa a se desenvolver, o EGO é o principio da realidade, onde as questões morais, religiosas impostas pela sociedade começam a nos limitar. E por último o SUPEREGO onde já temos autocontrole, e conseguimos diferenciar o certo do errado.

Origem das neuroses: Todos nós temos desejos reprimidos no nosso inconsciente (id), interferindo em nosso inconsciente (ego) e isso ás vezes trazem sentimento de culpa, mas com a ajuda da psicanálise um professor pode entender melhor uma criança e o porquê de tais sofrimentos, traumas vindos da infância, contribuindo para seu melhor desenvolvimento.

Teoria do desenvolvimento psicossexual: Freud não acreditava que um educador pudesse mudar a personalidade do aluno, mas uma das tarefas da educação escolar é contribuir para formação da personalidade de uma pessoa. Cabe ao educador entender o que passa com seu aluno, orientando pelos conhecimentos psicanalíticos, procurando ajudar-los. A psicologia pode ajudar muito o educador em sala de aula, e a tarefa de educar não fica só em livros e nos cronograma escolares, tem que existir a relação aluno-professor. As teorias de Freud podem ser aplicadas ainda hoje na educação, certamente serão descobertos problemas emocionais do passado, desejos reprimidos, identificando esses problemas e junto com um auxilio psicológico poderemos ajudar na melhor formação de um cidadão. Freud fez importantes descobertas das experiências psicossexuais infantis e ele as dividiu em cinco fases: oral, anal, fálica, latência e genital. Freud também apontou que os primeiros anos da infância até os cinco anos, são decisivos na constituição do psiquismo do sujeito. Isso porque esses anos correspondem ao primeiro surgimento da sexualidade.

TRÊS ASPECTOS RELEVANTES PARA A TEORIA DE JEAN PIAGET PARA SE PENSAR A APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO:

Jean William Fritz Piaget nasceu em 09/081896, nascido Neuchatel na Suíça. Foi um epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, defendeu a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética. Criou a teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano, ou seja, ele queria entender como e por que o ser humano se comporta de determinada forma, em determinada situação e em determinado momento. Concluiu seu doutorado em Biologia e depois começou a se dedicar à área de psicologia, epistemologia e educação. Podemos citar três aspectos importantes para a psicologia na educação:

Teoria Interacionista: Piaget era um dos teóricos mais conhecidos, pois ele defendia a visão interacionista do desenvolvimento. Ele acreditava que o estudo cuidadoso e aprofundado da maneira pela qual as crianças constroem suas noções fundamentais de conhecimento lógico, espaço e causalidade poderiam facilitar o entendimento da gênese do conhecimento.

Teoria de equilibração: O conceito de equilibração torna-se especialmente marcante na teoria de Piaget, pois ele representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano. Trata-se de um fenômeno que tem, em sua essência, um caráter universal, já que é de igual ocorrência para todos os indivíduos da espécie humana, mas que pode sofrer variações em função de conteúdos culturais do meio em que o indivíduo está inserido. Nessa linha de raciocínio, o trabalho de Piaget leva em conta a atuação de dois elementos básicos ao desenvolvimento humano: os fatores invariantes e os fatores variantes.

Teoria Cognitiva: Os princípios que foram base para o trabalho de Piaget são conhecidos como o conceito da adaptação biológica, portanto não foram idéias originais. Piaget tomou esse conceito pré-existente e o aplicou sabiamente ao desenvolvimento da inteligência dos indivíduos à medida que amadurecem, da infância, até a vida adulta com base em sua própria conclusão de que a atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento total do organismo. A teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo classifica o desenvolvimento em quatro etapas, e comprova que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas. Ou seja, geralmente os indivíduos vivenciam estes estágios na mesma seqüência, porém o início e o término de cada estágio sofrem variações dadas às diferenças individuais de natureza biológica ou do meio ambiente em que o indivíduo está inserido. Elas são: Sensório motor, Pré-operações, Operações concretas, Operações formais.

TRÊS ASPECTOS RELEVANTES DA TEORIA DE WALLON PARA SE PENSAR A APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO:

Henri Wallon nasceu em 15/06/1879, em Paris na França. Formou-se em medicina, psicologia e filosofia. Wallon considerava que entre a psicologia e a pedagogia, deveria haver uma relação de contribuição recíproca. A pedagogia oferecia campo de observação à psicologia e a psicologia ao construir conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento infantil, oferecia um importante instrumento para o aprimoramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com