TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Psicologia Da Educação

Casos: Atps Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 5

TEORIAS – CORRENTES/CONCEPÇÕES BEHAVIORISMO PSICOGÊNESE SOCIOINTERACIONISMO

A Nome da Teoria Behaviorismo/teoria comportamental, análise experimental do comportamento, análise do comportamento. Língua escrita Sociointeracionismo/teoria da interação, teoria sujeito-objeto.

B Autor principal John Broadus Watson, fundador do Behaviorismo.

Jean Piaget Lev Semenovich Vygotsky/ fundador da teoria sociointeracionista.

C Foco principal do estudo Postulando o comportamento como objeto da Psicologia, dava a esta ciência a consistência que psicólogos da época vinham buscando um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. Essas características foram importantes para que a Psicologia alcançasse o status de ciência rompendo definitivamente com sua tradição filosófica. Construção de significados na leitura e expressar significado em escrever, enfatizando as interpretações e a leitura de alta qualidade. Os estudos de Vygotsky protelam uma dialética das interações com o outro e com o meio, como desencadeados do desenvolvimento sócio cognitivo. Para Vygotsky e seus colaboradores, o desenvolvimento é impulsionado pela linguagem. Para ele é o próprio processo de aprendizagem que gera e promovem o desenvolvimento das estruturas mentais superiores.

D Concepção quanto ao(s) elemento(s) que mais influencia(m) o desenvolvimento humano Cosmocêntrica, a teocêntrica e a antropocêntrica.

Hereditariedade: a carga genética estabelece o potencial do individuo, que pode ou não desenvolver-se.

Crescimento orgânico: refere-se ao aspecto físico. O aumento de altura e a estabilização do esqueleto do individuo permitem comportamentos e um domínio do mundo que antes não existiam.

Maturação Neurofisiológica: é o que torna possível determinado padrão de comportamento.

Meio: o conjunto de influencias e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do individuo. Para Piaget são quatro períodos básicos de desenvolvimento humano, para ele o processo evolutivo é caracterizado “por aquilo que o individuo sabe fazer melhor”.

Estes períodos são: sensório-motor (0 a 2 anos), Pré-operatório (2 a 7 anos), Estagio das operações concretas (7 a 11 ou 12 anos), Estagio das operações formais (11 ou 12 anos em diante). A principal concepção na teoria de Vygotsky é a interação. Para ele historia da sociedade e o desenvolvimento caminha junto. A interação entre a criança e o adulto faz com que ela a fazer gestos para mostrar aquilo que ela quer consequentemente e logo ela aprende a fala, na qual ela pode se expressar, e esse desenvolvimento se dão pela interação com o meio e as outras pessoas.

E Fonte de conhecimento para o homem Para o Behaviorismo clássico, um comportamento é sempre uma resposta a um estimulo especifico. O homem adquire conhecimento através de quatro aspectos básicos: o físico-motor, o intelectual, o afetivo-emocional e o social. É um conhecimento que se busca produzir para ser divulgado, distribuído, discutido. O homem encontra um mundo de objetos e significados já construídos, nas relações sociais ele se apropria desse mundo cultural e desenvolve o “sentido pessoal”, produz assim, uma compreensão sobre o mundo, sobre si mesmo e sobre os outros. Para o Sociointeracionismo, o conhecimento esta na interação entre sujeito-objeto, ou seja, o homem adquire conhecimento através da sua interação com o meio onde ele vive.

F Visão de homem A visão do homem a este comportamento está associada ao meio. É este, e só este, que causa as mudanças no comportamento.

A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos. Quando o homem modifica o ambiente através de seu próprio comportamento, essa mesma modificação vai influenciar seu comportamento futuro. É uma visão construtivista, uma nova visão de mundo e da natureza humana, sistema de conhecimento que fundamenta a construção da mente e do conhecimento sobre bases anteriores, num processo extremamente dinâmico e reversível de equilíbrio. Para o homem este comportamento esta associado ao desenvolvimento da linguagem. É através dela que ocorrem as maiores mudanças, e é por ela que nos desenvolvemos e interagimos, aprendendo uns com os outros.

G Influências/efeitos/aplicação da teoria na educação Controle e organização das situações de aprendizagem.

Definir a fase de desenvolvimento oferecendo possibilidade de crescimento no desenvolvimento. O nível de desenvolvimento mental de um aluno não pode ser determinado apenas pelo que consegue produzir de forma independente, é necessário conhecer o que consegue realizar, muito embora ainda necessite do auxilio de outras pessoas para fazê-lo. É através da educação que podemos direcionar a pratica da psicogênese para formar um individuo adaptada a realidade para que ocorra sua inserção no mundo do trabalho ou na preparação dele.

A educação é vista como meio privilegiado para o desenvolvimento, pois é onde se concentra o maior espaço de diferenças entre culturas, e este encontro é sempre feito de forma sistemática, intencional e planejada. Os professores juntamente com os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com