TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Recursos Humanos

Casos: Atps Recursos Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  3.317 Palavras (14 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 14

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................05

2. CONCEITO GESTÃO DE PESSOAS......................................................06

3. CONCEITO DE MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS...............................07

4. TEMPOS MODERNOS X A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS...........08

4.1 Os objetivos da Moderna Gestão de Pessoas ........................................09

5. AGREGANDO PESSOAS. APLICANDO PESSOAS..................................11

5.1 Questionário Diretivo............................................................................11

6. PLANO DE AÇÃO......................................................................................14

7. O FUTURO DA GESTÃO DE PESSOAS...................................................16

7.1 Estratégias de melhoria do Plano de Ação............................................16

8. APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO................................................18

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................20

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................................................21

1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é elaborar um plano de ação para um Gestor de uma empresa específica. Nesse conceito devera ser levada em consideração a atividade de recrutamento e seleção, assim como também a avaliação de desempenho de um grupo de funcionários, a fim de gerar mudanças organizacionais positivas em todo o processo de gestão de pessoas.

ETAPA 01

2. CONCEITO GESTÃO DE PESSOAS

Segundo Chiavenato ( 2004, p. 6 ) Gestão de pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização.

Chiavenato ( 2004) ainda comenta que a gestão de pessoas depende de vários fatores, como por exemplo a estrutura que cada organização adotada, as características do contexto ambiental, do negocio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

Para o autor o conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoa é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém, RH são as técnicas e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais, o setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais que a instituição deseja, com o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição como e do próprio profissional.

3. CONCEITO DE MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

De acordo com Chiavenato ( 2004, p. 368) A mudança é um aspecto essencial da criatividade e inovação nas organizações de hoje. A mudança está em toda parte: nas organizações, nas pessoas, nos clientes, nos produtos e serviços, nas tecnologias, no tempo e no clima. A mudança representa a principal característica dos tempos modernos.

Mudança organizacional nada mais é do que qualquer alteração, planejada ou não, na relação entre a organização e o meio ambiente, que possam trazer conseqüências na eficiência ou eficácia organizacional, ou seja, uma necessidade organizacional para conseguir se adequar as variações do mercado, a fim de satisfazer o seu cliente externo e por conseqüência vencer a briga com o seu concorrente. Tecnológica - Seu concorrente adquirir uma tecnologia que venha a facilitar no processo de produção e por conseqüência diminui seus custos operacionais e preço de venda. Procurando criar mudanças a fim de motivar e gera expectativas em cima de seus funcionários, clientes e fornecedores. Mesmo sendo totalmente benéfico para a organização qualquer mudança que venha a acontecer em seu meio causa uma grande barreira perante seus funcionários por diversos fatores, dentre eles podemos destacar: “Medo” O funcionário sente medo de não se adaptar ao novo processo.

Quando o funcionário sempre executa a tarefa da mesma forma durante anos e não quer se adequar com a nova realidade. O funcionário tem medo de perder o seu emprego e ser substituído por uma pessoa, mas nova que esta mais apta com o novo processo Aliás, conforme o estudo em várias pesquisas realizadas em ambiente organizacional, além do funcionário não aceitar a mudança, em muitos casos ele se manifesta contra ela, podendo sabotar o novo processo fazendo a tarefa de forma errada ou alimentando-a de informação imprecisa só para causar falha no processo. Portanto, podemos considerar que um dos maiores desafios para os administradores será a administração das mudanças organizacionais, já que a mudança organizacional é uma obrigação necessária para qualquer empresa conseguir sobreviver no mercado.

4. TEMPOS MODERNOS X A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

O filme tempos modernos focaliza a vida urbana nos Estados Unidos na década 30, logo após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. O filme fala sobre a história de um operário que desempenhava o trabalho repetitivo de apertar parafusos que depois de uma monotonia frenética é levado à loucura. Esse método de trabalho repetitivo e sem perspectiva de mudanças, mostra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com