TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps técnica De Administração De Pessoa

Casos: Atps técnica De Administração De Pessoa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  5.351 Palavras (22 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 22

INTRODUÇÃO

O setor de RH está evoluindo de tal forma que agregou muitas outras atividades, inclusive às inerentes ao Departamento de Pessoal.

Segundo Chiavenato (1999:15) as organizações são constituídas por pessoas e representam para elas um meio pelo qual podem alcançar muitos e variados objetivos pessoais com um mínimo de custo, de tempo, de esforço e de conflito. Diz, ainda, que as organizações bem-sucedidas tendem a crescer, aumentando nelas o número de pessoas a serem administradas e, conseqüentemente, a estrutura deve adequar-se a um maior volume de níveis hierárquicos, responsáveis pelo gradativo distanciamento entre pessoas, com os seus objetivos pessoais, até a cúpula da organização - com seus objetivos organizacionais.

E fundamental que os profissionais dessa área tenha conhecimento da legislação trabalhista. Independente do porte da empresa e do papel de RH na organização, onde o profissional de DP está inserido, os processos para obter um departamento pessoal competitivo, com a pretensão de não ser apenas um "centro de custo" da organização, e sim, um "centro de resultados". Para isso, é fundamental que os profissionais do DP se preparem para exercer suas funções, visando assim orientar as demais áreas da empresa quanto ao correto cumprimento da legislação trabalhista e da previdenciária, bem como a participação do DP no processo demissional, onde cabe o esclarecimento de modo harmônico, das verbas rescisórias e sua homologação.

Na década de 80 que começou a se ouvir falar em Administração de Recursos Humanos de maneira mais estratégica, como uma forma mais humana de tratar as relações de trabalho, tornando se a área da Administração de Recursos Humanos responsável pelas atividades que antes eram do departamento de pessoal e também aderindo outras atividades inerentes às relações dos profissionais com a empresa desde seu primeiro contato até o último. As empresas começaram a perceber que seus funcionários poderiam fazer toda a diferença para o sucesso da empresa, então, começaram a investir nesta área, que antes era apenas burocrática, para que ela se tornasse mais estratégica, oferecendo-lhe responsabilidades sobre vários aspectos organizacionais.

DESENVOLVIMENTO

O profissional de Departamento Pessoal existe antes mesmo da própria área de Recursos Humanos, onde posteriormente, foi "absorvido", por esta. Na verdade sua existência confunde-se com a origem da área de Recursos Humanos. A administração de RH evoluiu de tal forma que agregou muitas outras atividades, inclusive As inerentes ao Departamento Pessoal, de modo que hoje, esse departamento é citado por muitos autores como simplesmente uma área de "pagadoria", longe da complexidade estratégica do RH, que conhecemos atualmente. Mas com o passar dos anos o Departamento pessoal vem evoluindo e algumas empresas já adotam novas estratégias para a área de RH:

Gestão de Pessoas como Departamento Pessoal: As atividades de pessoal eram executadas por um contador (isto ainda ocorre em micros e pequenas empresas) e se resumiam à admissão, ao pagamento e à demissão. As leis não existiam e predominava o poder do empregador. Com o tempo, passou-se a exigir dos empregados algumas referências de trabalhos anteriores, alguma documentação, alguma habilitação.

Gestão de Pessoas como Gestão do Comportamento Humano: No Brasil, ela data de 1930, quando surgiram as primeiras leis trabalhistas. A partir desta fase, passa a existir a figura do "Chefe de Pessoal". Dele esperava-se o conhecimento da legislação trabalhista, pois mantinha atualizados os registros, os quadros e as relações exigidas por lei, visando evitar problemas para o empregador. Nesta época, achava-se que o homem ideal para a área de RH era o bacharel em Direito. Nos anos de 60 e 70, predominou a escola de relações humanas, onde reconheceu a importância de levar o gerente de linha a exercer adequadamente seu papel constituindo a principal preocupação, da então, área de Recursos Humanos.

Modelo Estratégico de Gestão de Pessoas: Nas décadas de 70 e 80, o foco do RH passou a ser o caráter estratégico. Os planos estratégicos dos vários processos de gestão de Recursos Humanos seriam derivados das estratégias corporativas da empresa. A principal responsabilidade da Gestão de Recursos Humanos era integrar suas áreas entre si e com a estratégia corporativa da empresa.

Gestão de Pessoas como Vantagem Competitiva: A partir de então, a área de RH passa a fazer referência à questão da competitividade e da agregação de valor para o negócio e os clientes. Segundo Porter (1989), "a gerência de Recursos Humanos afeta a vantagem competitiva em qualquer empresa", chegando "em algumas indústrias a ser a chave para a vantagem competitiva".

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

É a atividade de recrutamento e seleção, seja ela interna ou externa, que possibilita identificar e disponibilizar o profissional para a área certa. A estratégia de avaliar as competências individuais necessárias é essencial para garantir a competitividade e continuidade do negócio.

Sendo parte de um dos subsistemas de RH, é de responsabilidade da área, planejar e implantar meios que garantam um processo de reter ou atrair talentos, bem como definir e implantar ferramentas que garantam a escolha dos profissionais adequados.

CONTRATAÇÃO

Finalizada as etapas de recrutamento e seleção, segue-se a fase de contratação, que contempla todas as formalidades exigidas por Lei. Os documentos exigidos são:

Carteira de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), título de eleitor, foto 3X4, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), cadastro do PIS, comprovante de endereço, comprovante de estado civil, comprovante de escolaridade exigido para o cargo, comprovante de registro profissional expedido pelos órgãos de classe – OAB, CREA, CRM, dentre outros, atestado de reservista (para candidatos do sexo masculino), registro de nascimento dos filhos, carteira de vacinação atualizada dos dependentes, exame médico admissional, outros documentos conforme periculosidade da empresa ou do cargo para o qual está sendo contratado.

Após recebimento dos documentos necessários, efetua-se o registro do empregado na CTPS, em sistema, no livro de registro, elaboram-se os contratos e procedem-se as assinaturas.

EXAMES MÉDICOS

De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) n° 07, aprovada pela Portaria MTE nº 3.214, de 08.06.1978, as empresas deverão manter o Programa de Controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com