TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BENEFÍCIOS DA MASSAGEM NA MENOPAUSA

Por:   •  18/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.785 Palavras (16 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 16

1.INTRODUÇÃO

A menopausa, período da vida da mulher em que a menstruação cessa e o ciclo reprodutivo se encerra, é uma fase desafiadora. Ela é marcada por drásticas alterações hormonais e vem acompanhada de sintomas como as ondas de calor, dores nas articulações, irritabilidade, cansaço, diminuição da libido, depressão, instabilidade emocional etc. Existem várias maneiras de amenizar esses sintomas, como por exemplo, adotar uma alimentação saudável, se exercitar regularmente, investir em suplementação natural e recorrer às massagens terapêuticas na menopausa. Isso mesmo! A massoterapia pode ser uma eficiente aliada no combate aos sintomas da menopausa, apesar de ser um tratamento alternativo e menos popular do que os demais. (OLIVEIRA; JESUS; MERIGHI, 2008)

Na Perimenopausa (período que antecede a menopausa) e na menopausa em si, a mulher costuma a ficar desanimada, depressiva, estressada, cansada, tensa, infeliz com a própria imagem e insegura sexualmente. São tantas mudanças, que a parte emocional fica visivelmente abalado. Nesse período de fragilidade, as massagens terapêuticas agem justamente oferecendo o equilíbrio e bem-estar que as mulheres tanto precisam. (ETIENNE; WAITMAN,2006)

Não é fácil lidar com a menopausa. Mesmo sendo uma fase natural e comum a todas as mulheres, com efeitos mais ou menos intensos, encarar o envelhecimento do corpo não é tarefa das mais simples e tranquilas. Pelo contrário! (SICK, 2011). O surgimento da menopausa gera tensão, estresse e ansiedade. As massagens terapêuticas entram em cena promovendo o relaxamento e combatendo o estresse, afinal, o toque terapêutico tem efeito sedativo e revigorante. Só para se ter ideia, essa massagem alivia os sintomas indesejados da menopausa, relaxa o corpo, melhora a qualidade, diminui as dores nas costas, melhora a qualidade do sono e desestressar a mulher. (ETIENNE; WAITMAN, 2006).Psicologicamente para a mulher é a hora de encarar o envelhecimento do corpo. Algumas ficam tão deprimidas que precisam de acompanhamento psicológico para enfrentar esse momento. A massoterapeuta afirma que elas precisam sentir-se relaxadas, automaticamente vai afastar o mau humor e a baixa autoestima.

A massagem ayurvédica, por exemplo, é uma técnica de massagem que alivia os efeitos cruéis da menopausa. Essa terapia corporal relaxa o corpo como um todo e permite que a mulher se reconecte com ela própria. Outra vantagem dela é melhorar as tensões nas costas e na qualidade do sono. A técnica indiana conhecida como ayurvédica surgiu há cerca de sete mil anos, e consiste numa prática adaptável a cada indivíduo, já que é pensada para fortalecer o corpo e a alma. A massagem atua diretamente nos sistemas circulatórios, linfáticos e energéticos, e é extremamente relaxante. De uma forma geral, a mulher precisa aderir ao tratamento que melhor auxiliar neste período. Uma boa massagem é capaz de aliviar a tensão que o estresse causa no corpo. A respiração também influencia no relaxamento, por isso é importante aprender técnicas novas, e a massoterapia oferece mais essa alternativa para a mulher (MONTEIRO, GISELLE, 2013).

A menopausa é considerada um quadro desarmônico energético do chi do rim. Nossos rins são a base do Yin e Yang que são responsáveis pelas fases do desenvolvimento e do decaimento do corpo humano. O shiatsu deve ser trabalhado para fortalecer os rins e deixá-los harmonizados com o coração. A redução dos sintomas através da massagem de Shiatsu já é comprovada. (RIBEIRO, ALDAIR, 2010)

2.OBJETIVO

2.1 Objetivo Geral

Demonstrar através de referências bibliográficas e artigos a importância da massoterapia na vida das mulheres que estão passando pelos sintomas da menopausa.

2.2 Objetivos Específicos

Descrever a massagem relaxante.

Demonstrar os benefícios da massagem relaxante na menopausa.

Explicar as manobras da massagem relaxante.

Relacionar os benefícios da massagem relaxante, frente a menopausa e seus sintomas.

3.METODOLOGIA

Esse trabalho trata-se de uma revisão de literatura exploratória.

Para a realização deste trabalho, foram submetidas à consulta, em maio de 2019, as bases de dados das bibliotecas virtuais do Google Acadêmico e SciELO, usando os descritores: “Climatério”, “Menopausa” e “Saúde da Mulher”. Além de artigos, foram utilizados livros e monografias, publicados entre 2002 e 2014. Como critérios de inclusão, utilizaram-se apenas temas relativos à proposta do estudo que foram “Climatério”, “Menopausa” e “Saúde da Mulher” em língua portuguesa e que apresentavam o artigo disponível na íntegra. Em contrapartida, excluíram-se trabalhos que continham elementos discordantes com o estudo ou traziam dados e informações de origem duvidosa.

4.DESENVOLVIMENTO

4.1 Menopausa

A realidade feminina modifica-se bastante com a chegada da menopausa e com os aspectos relacionados à saúde. Biologicamente, o que ocorre nesse período do ciclo de vida da mulher, é a parada de produção do estrogênio, principal hormônio feminino, pelos ovários. Com isso, há uma modificação de funcionamento de uma série de sistemas do corpo, gerando vários sintomas, como sensações repentinas de calor que passam pelo corpo devido à expansão dos vasos sanguíneos, fenômeno que ocorre em 85% das mulheres, mas com severidade em 30%. (LEMES, NATALIA 2015)

Há outros sintomas que afetam a minoria das mulheres: queimação e prurido vaginal; infecções urinárias e vaginais; disfunção urinária causada por estreitamento dos tecidos; lentidão na excitação sexual; dor durante a relação sexual devido ao adelgaçamento dos tecidos vaginais e lubrificação inadequada; dores articulares ou musculares; dores de cabeça; insônia e fadiga. (VEGETTA, SONIA 2016)

Outra mudança importante subsequente à menopausa, é a osteoporose – uma a cada quatro mulheres com mais de 60 anos adquire a doença. O declínio da produção de estrógeno contribui para tal quadro. Vale lembrar que quatro de cada cinco casos de osteoporose ocorrem em mulheres. Durante esse período, como já explicitado, muitas mudanças convergem para a direção do envelhecimento.(LEMES,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com